Alimentação x Suplementação

Publicado em 12/08/2016

Por Erico Delgado de Rolvare

Quando inicia um programa de atividade física, a maioria das pessoas pensa logo no que fazer para atingir seus objetivos. Além de uma alimentação saudável, os suplementos são logo associados à pratica de atividade física. E seu uso, normalmente, é sugerido por profissionais da área esportiva ou através da mídia.

O que as pessoas inicialmente têm que ter em mente é que o suplemento, como o próprio nome diz, serve para complementar o que está faltando na alimentação. Ou seja, o gasto calórico da pessoa com a atividade física é tão grande que a suplementação se torna necessária ou, por algum motivo, ela não está ingerindo tal nutriente na alimentação.

Se usar o suplemento simplesmente no lugar do alimento, a pessoa estará ingerindo um tipo de alimento muito caro para o pouco aproveitamento que o organismo irá ter. Não adianta pensar em suplementar sem antes pensar na alimentação, que deve ser a base para tudo. Vitaminas, minerais, proteínas, ácidos graxos inicialmente devem vir do alimento e, se for detectada por um profissional competente a necessidade de suplementação, essa deve ser indicada.

Muitas vezes, a pessoa está usando um suplemento com alto teor de proteína para ganho de massa muscular, mas o aporte de proteína na alimentação está incorreto e dessa maneira não adianta apenas suplementar, pois a quantidade da proteína estará sendo administrada em um único momento e no restante inexiste. Grandes quantidades de determinados nutrientes em um único período têm menor absorção pelo organismo e sobrecarregam órgãos, como rins, intestinos e fígado, podendo ocasionar problemas imediatos ou a longo prazo.

Outro suplemento muito utilizado são os hipercalóricos, principalmente pelos indivíduos que querem ganhar peso, só que esses suplementos são à base de carboidrato, fazendo com que a pessoa ganhe apenas gordura e não massa muscular. Um outro problema desses suplementos é que eles sobrecarregam o funcionamento do pâncreas, promovendo a liberação de grandes quantidades de insulina, o que, no futuro, pode levar o paciente ao diabetes.

Já os termogênicos são os suplementos da moda, usados para aumentar a temperatura corporal e acelerar a perda de gordura ou dar mais energia para o indivíduo treinar. O maior problema dos suplementos é a grande quantidade de cafeína, estimulante que eles apresentam que podem causar desde arritmias até infartos agudos do miocárdio, pela ação estimulante e vasodilatadora.

Uma alimentação saudável e completa envolve todos os tipos de nutrientes, como frutas, verduras, legumes, grãos, ovos, óleos e carnes. O consumo em conjunto desses alimentos fornece vitaminas, sais minerais, ácidos graxos e aminoácidos que o nosso organismo necessita diariamente. É claro que às vezes a suplementação de minerais e vitaminas acaba sendo necessária, pois nossos alimentos hoje em dia apresentam carência nutricional, mas a suplementação de ácidos graxos e aminoácidos irá depender das reais necessidades do indivíduo. Fique atento!

Erico Delgado de Rolvare é médico especialista em Medicina do Esporte, Nutrologia, Antienvelhecimento e Ortomolecular da Clínica de Ortopedia do Instituto Wilson Mello.

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