Somos um centro multidisciplinar especializado no aparelho locomotor.
Composta por uma equipe médica altamente especializada com grande experiência prática e vivência acadêmica, a Clínica de Ortopedia, Traumatologia e Medicina do Esporte do Instituto Wilson Mello trata das afecções que envolvem articulações, ossos e músculos de todo o aparelho locomotor.
Sob a coordenação do especialista em joelho Wilson Mello A. Jr., a Clínica tem mais de 30 anos de trajetória e um histórico de 52 mil pacientes cadastrados. Com reputação e competência reconhecidas nacionalmente, a Clínica do IWMello reúne 12 profissionais éticos e socialmente responsáveis alinhados com o objetivo de oferecer serviços de alta qualidade.
Espaço planejado para que o cliente sinta-se acolhido e cuidado
Consultórios amplos e confortáveis
CRM 24.693
Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Centro Médico de Campinas; fellowship em Medicina Esportiva e Cirurgia do Joelho pela Hughston Orthopedic Clinic, na Georgia, EUA. É Presidente do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas e chefe da Especialidade Joelho da Ortopedia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).
CRM 78.226
Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Caxias do Sul; residência em Ortopedia pelo IJOT (Instituto Jundiaiense de Ortopedia e Traumatologia); fellowship em Cirurgia do Ombro e Cotovelo pelo Hospital for Special Surgery e pelo Columbia Presbyterian Hospital, ambos em Nova Iorque, EUA; mestre em Ortopedia pela Universidade de São Paulo (USP).
CRM 118.001
TEOT: 10.880
RQE Ortopedia e Traumatologia: 125633
Graduação em Fundação Técnico Educacional Souza Marques (RJ). Residência em Ortopedia pela Santa Casa de Misericórdia de Santos. Especialização em Ortopedia Pediátrica pela Santa Casa de Misericórdia de Santos. Mestre em deformidades congênitas em membro inferior pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamsp). Membro aspirante da Sociedade Brasileira de Reconstrução e Alongamento Ósseo (ASAMI).
CRM 130.026
TEOT: 12.205
RQE Ortopedia: 48.292
RQE Med. Esportiva: 69.776
Graduação em Medicina pela Universidade de Marília. Residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Mário Gatti. R4 em Artroscopia e Trauma Esportivo pelo Instituto Afonso Ferreira. Pós-Graduação em Medicina Esportiva pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Membro da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma Esportivo (SBRATE) e Membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e Esporte (SBMEE).
CRM 150.652
TEOT: 14.963
RQE Ortopedia: 84.175
Graduação em Medicina pelo Centro Universitário Barão de Mauá, de Ribeiro Preto, residência médica em Ortopedia e Traumatologia pela PUC-Campinas, especialização em Cirurgia do Quadril pela PUC-Campinas. Médico assistente do Grupo de Cirurgia do Quadril da PUC-Campinas, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Quadril.
CRM 125.864
TEOT: 11.896
TEME: 160.160
RQE Med. Esportiva: 74.436
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (SBME), da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Membro Titular da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE) e membro da British Association of Sport and Exercise Medicine (BASEM), possui especialização em Joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e graduação em Medicina pela Universidade de Alfenas/MG. Atua como Médico do Esporte e Fisiologista do Velo Futebol Clube, além de ser professor na Faculdade de Medicina Claretiano e coordenador da Liga de Medicina do Esporte e Fisiologia.
Escritor do livro “Viver é Arte, o Equilíbrio Faz Parte”, também desempenha a função de Médico do Esporte e Fisiologista no Basquete NBB, Campeonato Brasileiro e Paulista – 1ª divisão. Foi Médico do Esporte da Seleção Brasileira de Basquete das Categorias de Base em 2011 e do Rio Claro Futebol Clube entre 2012 e 2022. Professor da Faculdade de Medicina Alfenas “Unifenas” – MG (2010-2012), estágio em Medicina Esportiva na Clínica VITA – São Paulo – SP e coordenador do Programa “Mentoria no Esporte com Atletas de Alto Rendimento e Emagrecimento”.
CRM 128.924
TEOT: 12.800
RQE Ortopedia: 46.829
Graduação, residência médica e especialização em Joelho pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/Hospital São Paulo). Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ) e membro da International Cartilage Repair Society (ICRS). Pós-graduado (Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Translacional – UNIFESP/EPM) nível doutorado. Bolsista CAPES no programa de doutorado “sanduíche” da CAPES junto à Universidade da Califórnia San Diego (UCSD). Autor da colaboração Cochrane pelo grupo “The Cochrane Bone, Joint and Muscle Trauma Group”. MBA Executivo em Gestão de Saúde pela Faculdade Israelita Albert Einstein.
CRM 139.970
RQE Ortopedia: 74.301
RQE Cirurgia da Mão: 74.300
Graduação pela Faculdade de Medicina da USP (2004-2009), Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia da USP (2011-2013), Pós-graduação Research Fellow na AO Foundation, Davos, Suíça (2014) e Especialização em Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva na FMUSP (2015-2017). É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão.
CRM 112.058
TEOT: 10.607
RQE Ortopedia: 116.379
Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); residência em Ortopedia e Traumatologia e especialização em Artroscopia e Cirurgia do Joelho pela Universidade de São Paulo (USP); complementação especializada em Doenças Osteometabólicas com Ênfase em Tratamento da Artrose pela USP; Doutorado em Ortopedia pela Universidade de São Paulo (USP).
© Instituto Wilson Mello - Todos os diretos reservados
O joelho é a articulação de carga que mais sofre no dia a dia ao absorver impactos provocados pelo contato dos pés com o chão. Formado basicamente por três ossos: o fêmur, a tíbia e a patela, é responsável por estabilizar o corpo durante nossa locomoção.
A dor no joelho tem várias causas, podendo ser traumática, quando há uma lesão por acidente esportivo, doméstico ou automobilístico; degenerativa, devido a alterações na cartilagem e nos meniscos; além de dor provocada por desequilíbrios musculares.
Cerca de 80% das lesões traumáticas do joelho estão relacionadas ao Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e são mais frequentes em atletas, principalmente naqueles praticantes de modalidades como futebol, basquete, handebol, vôlei, corrida e lutas.
Dr. Wilson Mello, Dr. Gustavo Constantino, Dr. Guilherme Gracitelli e Dr. Marcelo Cavalheiro são especialistas nas patologias de Joelho da Clínica de Ortopedia do Instituto Wilson Mello.
A cirurgia da mão é a especialidade responsável pelo tratamento das patologias cirúrgicas do membro superior (ossos, ligamentos, nervos, tendões, vasos e pele).
As lesões da mão podem ser decorrentes de traumas, como luxações, fraturas e cortes; não traumáticas, como as tendinites (dedo em gatilho), síndromes compressivas (Síndrome do túnel do carpo); e artrose (rizartrose).
Os tratamentos podem ser conservadores ou cirúrgicos a depender do tipo de patologia e do estado funcional do paciente.
A microcirurgia é responsável por procedimentos feitos em nervos ou vasos menores que dois milímetros.
Dr. Marcos Marcatto é especialista nas patologias de Mão e Microcirurgia da Clínica de Ortopedia do Instituto Wilson Mello.
A Nutrologia é uma especialidade médica voltada a prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias do comportamento alimentar. O nutrólogo costuma tratar de doenças como obesidade, hipertensão arterial e colesterol alto. Ele identifica os erros alimentares e os problemas nutricionais e orienta o paciente para a correção do peso e a melhora da qualidade de vida.
O nutrólogo trabalha com a reeducação alimentar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, visando à adesão de hábitos alimentares mais corretos e saudáveis. O especialista nessa área também atua na Nutrologia Esportiva, com foco na melhora do desempenho do atleta e na recuperação pós-treinamento.
No Instituto Wilson Mello, essa especialidade, juntamente com a Medicina Esportiva, contribui para o desempenho de atletas e para a melhora da qualidade de vida dos pacientes.
Dra. Roberta Guimarães Barros é especialista em Nutrologia da Clínica de Ortopedia do Instituto Wilson Mello.
O ombro é uma articulação complexa e a que apresenta maior eixo de movimento no corpo humano, permitindo executar movimentos simples ou conjugados. As lesões do ombro são causadas, frequentemente, por atividades esportivas que envolvem movimentos excessivos e repetitivos do braço acima da cabeça, como natação, tênis, vôlei, lutas e levantamento de peso, entre outras. Algumas atividades laborais, como de empregadas domésticas, pintores, jardineiros etc, também podem levar ao surgimento de lesões.
A prevenção destas lesões passa por um trabalho específico de fortalecimento e alongamento da musculatura intrínseca do ombro, assim como dos grupos musculares secundários nos movimentos desta articulação. O tratamento depende do tipo e da gravidade da lesão, podendo ser desde um tratamento de reabilitação, baseado em fisioterapia para melhora da dor e reequilíbrio muscular, até uma intervenção cirúrgica.
Já as lesões do cotovelo são muito comuns em tenistas, o conhecido “cotovelo de tenista”, que é epicondilite lateral. É uma condição dolorosa que ocorre quando os tendões desta parte do corpo estão sobrecarregados, geralmente por movimentos repetitivos do punho e do braço. Além dos tenistas, profissionais que fazem movimentos com esforço repetitivo, como encanadores, digitadores, pintores, carpinteiros e açougueiros também podem desenvolver a doença.
Dr. Adriano Marchetto é especialista nas patologias de Ombro e Cotovelo da Clínica de Ortopedia do Instituto Wilson Mello.
A ortopedia pediátrica é uma especialidade exclusivamente dedicada à criança e ao adolescente, que trata e acompanha as doenças mais comuns que aparecem nessa fase da vida relacionadas a ossos, músculos e articulações.
Pequenas correções, ajustes de desvios ou imobilizações de qualidade podem fazer muita diferença para um crescimento e desenvolvimento normais. Além disso, a assistência na prevenção de deformidades ósseas, musculares ou articulares com tratamento conservador precoce pode evitar um posterior tratamento cirúrgico.
Existem várias particularidades no tratamento das crianças, pois os ossos são diferentes e ainda estão em pleno desenvolvimento e crescimento.
A ortopedia pediátrica é uma especialidade abrangente que estuda desde as malformações congênitas, distúrbios do desenvolvimento, problemas posturais, doenças neuromusculares, como paralisia cerebral, até os problemas traumáticos, como fraturas, entorses e outras lesões envolvendo crianças e adolescentes.
Dra. Ana Gabriela Cuoghi é especialista em Ortopedia Pediátrica da Clínica de Ortopedia do Instituto Wilson Mello.
O tornozelo é uma articulação que une as pernas aos pés, formado por três ossos: a tíbia, a fíbula e o tálus, e está cercado por ligamentos e tendões que ajudam a dar estabilidade. O pé é constituído por 26 ossos, 33 articulações e tendões. Por adaptarem o corpo ao solo e distribuírem a carga, é comum que o pé e tornozelo acumulem estresses, gerando lesões e dores.
As patologias dessa região envolvem doenças crônicas, como a artrite, anormalidades biomecânicas congênitas, entorses, traumas e fraturas, até o uso de calçados inadequados que interferem na forma de pisar corretamente, e o excesso de peso que afeta a sobrecarga. A perda de massa muscular e a osteoporose, frequentes na terceira idade, também aumentam os riscos de lesões no pé e no tornozelo.
Dra. Juliana Doering Xavier da Silveira é a especialista nas patologias de Pé e Tornozelo da Clínica de Ortopedia do Instituto Wilson Mello.
Articulação que une o fêmur à bacia, o quadril sustenta todo o peso do corpo e ainda tem uma grande amplitude de movimento. Dessa forma, a maioria das pessoas está sujeita a sofrer lesões no quadril.
A dor no quadril pode ser a principal manifestação de uma inflamação local, decorrente de traumas como contusão, entorse, esforço excessivo ou má posição. Podem ocorrer tendinites, bursites, mialgia ou outros tipos de inflamações. Nessa região também são comuns lesões do labrum, da cartilagem, do ligamento redondo e o impacto femoroacetabular.
Os esportes de risco são aqueles que exigem maior amplitude de movimento e rotações ou movimentos explosivos. Futebol, tênis, golfe, artes marciais, ginástica artística e atletismo, além de dança e balé, são alguns exemplos.
Dr. Mustafa Zoghbi, Dr. Marcelo Cavalheiro e Dr. Diógenes Machado são especialistas nas patologias de Quadril da Clínica de Ortopedia do Instituto Wilson Mello.
A artrose ou osteoartrose é uma doença que afeta principalmente quadris, joelhos, mãos e pés. Trata-se não apenas de um desgaste, uma consequência inevitável do envelhecimento, mas da falência de um órgão, a articulação.
Com o objetivo de oferecer uma completa abordagem da doença, o Instituto Wilson Mello desenvolveu um programa inovador denominado TiiA (Tratamento Integral e Individualizado da Artrose), que envolve profissionais de todas as áreas do Instituto: médicos, fisioterapeutas, educadores físicos e nutrólogo.
Por meio de avaliações clínica e funcional e exames de imagem, a equipe define o perfil do paciente e o melhor tratamento disponível, de forma individualizada e integral, sempre baseada em literatura médica atual e com alto nível de evidência científica.
Dr. Gustavo Campos é especialista do Tratamento Não Cirúrgico da Artrose da Clínica de Ortopedia do Instituto Wilson Mello.
Manter o corpo em movimento e praticar atividade física são imprescindíveis para melhorar a saúde e prevenir futuras doenças. A Medicina do Esporte trata, reabilita e previne problemas relacionados à atividade física e do esporte. O atendimento não está voltado somente aos atletas, mas também às pessoas que desejam praticar exercícios como forma de conquistar mais qualidade de vida.
Para iniciar qualquer tipo de treinamento ou atividade física e para melhorar a performance, é necessário que o médico avalie o desempenho e a capacidade do corpo do paciente para que a prática esportiva seja segura.
No Instituto Wilson Mello, o atendimento na área da Medicina do Esporte é completo, envolvendo desde a avaliação e a orientação para a prática de atividade física e esportiva até o tratamento das lesões mais complexas.
Dr. Daniel Guedes é o especialista em Medicina Esportiva da Clínica de Ortopedia do Instituto Wilson Mello.
Células que se dividem incontrolavelmente podem formar uma massa ou nódulo de tecido chamado de tumor, que quando cresce pode comprometer o tecido saudável e a rigidez do osso. O tumor que começa diretamente no osso é chamado de tumor ósseo primário. Já o que se desenvolve em outra parte do corpo, em qualquer outro órgão, e se dissemina para os ossos é chamado de tumor secundário. Os tumores podem ser benignos ou malignos, sendo o principal tipo o sarcoma.
Os exames para diagnosticar esses tipos de tumores dependem da avaliação do médico, do quadro clínico do paciente e da evolução da doença. O Instituto Wilson Mello conta com o médico Alejandro Cassone, especialista na área de oncologia ortopédica, e apto a diagnosticar a doença e definir o melhor tratamento.
Dr. Alejandro Cassone é especialista em Oncologia Ortopédica da Clínica de Ortopedia do Instituto Wilson Mello.