Somos um centro multidisciplinar especializado no aparelho locomotor.

ORTOPEDIA, TRAUMATOLOGIA E MEDICINA DO ESPORTE

Composta por uma equipe médica altamente especializada com grande experiência prática e vivência acadêmica, a Clínica de Ortopedia, Traumatologia e Medicina do Esporte do Instituto Wilson Mello trata das afecções que envolvem articulações, ossos e músculos de todo o aparelho locomotor.

Sob a coordenação do especialista em joelho Wilson Mello A. Jr., a Clínica tem mais de 30 anos de trajetória e um histórico de 52 mil pacientes cadastrados. Com reputação e competência reconhecidas nacionalmente, a Clínica do IWMello reúne 12 profissionais éticos e socialmente responsáveis alinhados com o objetivo de oferecer serviços de alta qualidade.

nossa Infraestrutura

Consultório Wilson Mello

Espaço planejado para que o cliente sinta-se acolhido e cuidado

Consultório Wilson Mello

Consultórios amplos e confortáveis

Conheça nossas especialidades médicas

Equipe Médica

Dr Wilson Mello

DR. WILSON MELLO A. JR. (LÍDER DA EQUIPE)

CRM 24.693


Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Centro Médico de Campinas; fellowship em Medicina Esportiva e Cirurgia do Joelho pela Hughston Orthopedic Clinic, na Georgia, EUA. É Presidente do Grupo de Estudos do Joelho de Campinas e chefe da Especialidade Joelho da Ortopedia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

DR. ADRIANO MARCHETTO

CRM 78.226


Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Caxias do Sul; residência em Ortopedia pelo IJOT (Instituto Jundiaiense de Ortopedia e Traumatologia); fellowship em Cirurgia do Ombro e Cotovelo pelo Hospital for Special Surgery e pelo Columbia Presbyterian Hospital, ambos em Nova Iorque, EUA; mestre em Ortopedia pela Universidade de São Paulo (USP).

DR. ALEJANDRO ENZO CASSONE

CRM 66.989


Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas Dr. José Antônio Garcia Coutinho (FACIMPA); residência em Ortopedia e Traumatologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e pelo Centro Médico de Campinas; fellowship em Ortopedia Oncológica pelo Instituto Ortopédico Rizzoli e Universita di Bologna, na Itália; mestrado e doutorado em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); ex-presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Ortopédica.

DRA. ANA GABRIELA SANTANA CUOGHI

CRM 118.001


Graduação em Fundação Técnico educacional Souza Marques (RJ). Residência em Ortopedia pela Santa Casa de Misericórdia de Santos. Especialização em Ortopedia Pediátrica pela Santa Casa de Misericórdia de Santos. Mestranda em deformidades congênitas em membro inferior pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamsp).

DRA. CÍNTIA BITTAR

CRM 90.357

Graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas); residência em Ortopedia pela PUC-Campinas e em Cirurgia do Pé e do Tornozelo pela Santa Casa de São Paulo; mestrado e doutorado em Ciências da Cirurgia pela Universidade Estadual de Campinas pela (Unicamp).

DR. DANIEL NOVAIS GUEDES

CRM 130.026

Graduação em Medicina pela Universidade de Marília. Residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Hospital Mário Gatti. R4 em Artroscopia e Trauma Esportivo pelo Instituto Afonso Ferreira.. Pós-Graduação em Medicina Esportiva pela Universidade de São Paulo (UNIFESP). Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Membro da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma Esportivo (SBRATE) e Membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e Esporte (SBMEE).

Dr Guilherme Gracitelli

Dr. Guilherme Gracitelli

Graduação, residência médica e especialização em Joelho pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)/Hospital São Paulo. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ) e membro da International Cartilage Repair Society (ICRS). Pós-graduado (Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Translacional – UNIFESP/EPM) nível doutorado. Bolsista CAPES no programa de doutorado “sanduíche” da CAPES junto à Universidade da Califórnia San Diego (UCSD). Autor da colaboração Cochrane pelo grupo “The Cochrane Bone, Joint and Muscle Trauma Group”. MBA em Curso de Executivo em Gestão de Saúde pela Faculdade Israelita Albert Einstein.

Dr Gustavo Constantino

DR. GUSTAVO CONSTANTINO DE CAMPOS

CRM 112.058

Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); residência em Ortopedia e Traumatologia  e especialização em Artroscopia e Cirurgia do Joelho pela Universidade de São Paulo (USP); complementação especializada em Doenças Osteometabólicas com Ênfase em Tratamento da Artrose pela USP; e doutorado em Ortopedia pela Universidade de São Paulo (USP).

Dr Marcelo Cavalheiro

DR. MARCELO GODOI CAVALHEIRO

CRM 87.147

Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP); residência em Ortopedia e Traumatologia pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); especialização em Cirurgia do Joelho, Cirurgia do Quadril e Artroscopia pelo IOT da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); especialização em Medicina Esportiva pela University of Pittsburgh Medical Center, EUA; especialização em Artroplastias pelo Rush Hospital Chicago, EUA.

Dr Marcos Marcatto

DR. MARCOS FELIPE MARCATTO DE ABREU

CRM 115.547

Graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); residência em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade de São Paulo (USP); especialização em Cirurgia da Mão e Microcirurgia pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Ciências da Cirurgia  pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Médico assistente do Grupo de Mão do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e cirurgião de Mão do Hospital SOBRAPAR, em Campinas.

Dr Mustafa

DR. MUSTAFA AHMAD ZOGHBI

CRM 86.094

Graduação em Medicina pela  Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA); residência em Ortopedia pelo Hospital Dr. Mário Gatti e Hospital Vera Cruz, em Campinas; pós-graduação em Cirurgia do Quadril pela Santa Casa de São Paulo; especialização em Cirurgia de Reconstrução do Quadril pelo Hospital Sunnybrook, em Toronto, Canadá.

DRA. ROBERTA GUIMARÃES BARROS

CRM  136.062

Graduação em Medicina pela Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas); residência em Clínica Médica pelo Centro Médico de Campinas; pós-graduação em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Agende sua Consulta e Saiba como o instituto wilson mello pode te ajudar!

© Instituto Wilson Mello - Todos os diretos reservados

PATOLOGIAS DO JOELHO

O joelho é a articulação de carga que mais sofre no dia a dia ao absorver impactos provocados pelo contato dos pés com o chão. Formado basicamente por três ossos: o fêmur, a tíbia e a patela, é responsável por estabilizar o corpo para nos locomovermos.

A dor no joelho tem várias causas, podendo ser traumática, quando há uma lesão por acidente esportivo, doméstico ou automobilístico; degenerativa, devido a alterações na cartilagem e nos meniscos; além de dor provocada por desequilíbrios musculares.

Cerca de 80% das lesões traumáticas do joelho estão relacionadas ao Ligamento Cruzado Anterior (LCA) e são mais frequentes em atletas, principalmente que praticam modalidades como futebol, basquete, handebol, vôlei, corrida e lutas.

Dr. Wilson Mello, Dr. Gustavo Constantino, Dr. Guilherme Gracitelli e Dr. Marcelo Cavalheiro, são especialistas nas patologias de Joelho da Clínica de Ortopedia do Instituto Wilson Mello.

PATOLOGIAS DA MÃO E MICROCIRURGIA

A cirurgia da mão é a especialidade responsável pelo tratamento das patologias cirúrgicas do membro superior (ossos, ligamentos, nervos, tendões, vasos e pele).

As lesões da mão podem ser decorrentes de traumas, como luxações, fraturas e cortes; não traumáticas, como as tendinites (dedo em gatilho), síndromes compressivas (Síndrome do túnel do carpo); e artrose (rizartrose).

Os tratamentos podem ser conservadores ou cirúrgicos a depender do tipo de patologia e do estado funcional do paciente.

A microcirurgia é responsável por procedimentos feitos em nervos ou vasos menores que dois milímetros. 

 Dr. Marcos Marcatto é especialista nas patologias de Mão e Microcirurgia da Clínica de Ortopedia do Instituto Wilson Mello.

nutrologia

Nutrologia

A Nutrologia é uma especialidade médica voltada a prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias do comportamento alimentar. O nutrólogo costuma tratar de doenças como obesidade, hipertensão arterial e colesterol alto. Ele identifica os erros alimentares e os problemas nutricionais e orienta o paciente para a correção do peso e a melhora da qualidade de vida.

O nutrólogo trabalha com a reeducação alimentar de acordo com o metabolismo de cada pessoa, visando à adesão de hábitos alimentares mais corretos e saudáveis. O especialista nessa área também atua na Nutrologia Esportiva, com foco na melhora do desempenho do atleta e na recuperação pós-treinamento.

No Instituto Wilson Mello, essa especialidade, juntamente com a Medicina Esportiva, contribui para o desempenho de atletas e para a melhora da qualidade de vida dos pacientes.

Dra. Roberta Guimarães Barros é especialista em Nutrologia da Clínica de Ortopedia do Instituto Wilson Mello.

ombro e cotovelo

PATOLOGIAS DO OMBRO E COTOVELO

O ombro é uma articulação complexa e a que apresenta maior eixo de movimento no corpo humano, podendo executar movimentos simples ou conjugados. As lesões do ombro são causadas, frequentemente, por atividades esportivas que envolvem movimentos excessivos e repetitivos do braço acima da cabeça, como natação, tênis, vôlei, lutas e levantamento de peso, entre outras. Algumas atividades laborais, como de empregadas domésticas, pintores, jardineiros etc, também podem levar ao surgimento de lesões.

A prevenção destas lesões passa por um trabalho específico de fortalecimento e alongamento da musculatura intrínseca do ombro, assim como dos grupos musculares secundários nos movimentos desta articulação. O tratamento depende do tipo e da gravidade da lesão, podendo ser desde um tratamento de reabilitação, baseado em fisioterapia para melhora da dor e reequilíbrio muscular, até uma intervenção cirúrgica.

Já as lesões do cotovelo são muito comuns em tenistas, o conhecido “cotovelo de tenista”, que é epicontilite lateral. É uma condição dolorosa que ocorre quando os tendões desta parte do corpo estão sobrecarregados, geralmente por movimentos repetitivos do punho e do braço. Além dos tenistas, profissionais que fazem movimentos com esforço repetitivo, como encanadores, digitadores, pintores, carpinteiros e açougueiros também podem desenvolver a doença.

Dr. Adriano Marchetto é especialista nas patologias de Ombro e Cotovelo da Clínica de Ortopedia do Instituto Wilson Mello.

ortopedia pediatrica

ORTOPEDIA PEDIÁTRICA

A ortopedia pediátrica é uma especialidade exclusivamente dedicada à criança e ao adolescente, que trata e acompanha as doenças mais comuns que aparecem nessa fase da vida relacionadas a ossos, músculos e articulações. 

Pequenas correções, ajustes de desvios ou imobilizações de qualidade podem fazer muita diferença para um crescimento e desenvolvimento normais. Além disso, a assistência na prevenção de deformidades ósseas, musculares ou articulares com tratamento conservador precoce pode evitar um posterior tratamento cirúrgico.

Existem várias particularidades no tratamento das crianças, pois os ossos são diferentes e ainda estão em pleno desenvolvimento e crescimento.

A ortopedia pediátrica é uma especialidade abrangente que estuda desde as malformações congênitas, distúrbios do desenvolvimento, problemas posturais, doenças neuromusculares, como paralisia cerebral, até os problemas traumáticos, como fraturas, entorses e outras lesões envolvendo crianças e adolescentes.

Dra. Ana Gabriela Cuoghi é especialista em Ortopedia Pediátrica da Clínica de Ortopedia do Instituto Wilson Mello.

tornozelo e pé

PATOLOGIAS DO TORNOZELO E PÉ

O tornozelo é uma articulação que une as pernas aos pés, é formado por três ossos: a tíbia, a fíbula e o tálus, e está cercado por ligamentos e tendões que ajudam a dar estabilidade.  O pé é constituído por 26 ossos, 33 articulações e tendões. Por adaptarem o corpo ao solo e distribuírem a carga, é comum que o pé e tornozelo acumulem estresses, gerando lesões e dores.

As patologias dessa região envolvem doenças crônicas, como a artrite, anormalidades biomecânicas congênitas, entorses, traumas e fraturas, até o uso de calçados inadequados que interferem na forma de pisar corretamente, e o excesso de peso que afeta na sobrecarga. A perda de massa muscular e a osteoporose, frequentes na terceira idade, também aumentam os riscos de lesões no pé e no tornozelo.

Dra. Cintia Bittar é a especialista nas patologias do Pé e Tornozelo da Clínica de Ortopedia do Instituto Wilson Mello.

quadril

PATOLOGIAS DO QUADRIL

Articulação que une o fêmur à bacia, o quadril sustenta todo o peso do corpo e ainda tem uma grande amplitude de movimento. Dessa forma, a maioria das pessoas está sujeita a sofrer lesões no quadril.

A dor no quadril pode ser a principal manifestação de uma inflamação local, decorrente de traumas como contusão, entorse, esforço excessivo ou má posição. Podem ocorrer tendinites, bursites, mialgia ou outros tipos de inflamações. Nessa região também são comuns lesões do labrum, da cartilagem, do ligamento redondo e o impacto femoroacetabular.

Os esportes de risco são aqueles que exigem maior amplitude de movimento e rotações ou movimentos explosivos. Futebol, tênis, golfe, artes marciais, ginástica artística e atletismo, além de dança e balé, são alguns exemplos.

Dr. Mustafa Zoghbi e Dr. Marcelo Cavalheiro são especialistas nas patologias de Quadril da Clínica de Ortopedia do Instituto Wilson Mello.

Artrose

TRATAMENTO DA ARTROSE

A artrose ou osteoartrose é uma doença que afeta principalmente quadris, joelhos, mãos e pés. Trata-se não apenas de um desgaste, uma consequência inevitável do envelhecimento, mas da falência de um órgão, a articulação.

Com o objetivo de oferecer uma completa abordagem da doença, o Instituto Wilson Mello desenvolveu um programa inovador denominado TiiA (Tratamento Integral e Individualizado da Artrose), que envolve profissionais de todas as áreas do Instituto: médicos, fisioterapeutas, educadores físicos e nutrólogo.

Por meio de avaliações clínica e funcional e exames de imagem, a equipe define o perfil do paciente e o melhor tratamento disponível, de forma individualizada e integral, sempre baseada em literatura médica atual e com alto nível de evidência científica.

Dr. Gustavo Campos é especialista do Tratamento Não Cirúrgico da Artrose da Clínica de Ortopedia do Instituto Wilson Mello.

Trauma esportivo

Trauma Esportivo

Manter o corpo em movimento e praticar atividade física são imprescindíveis para melhorar a saúde e prevenir futuras doenças. A Medicina do Esporte trata, reabilita e previne problemas relacionados à atividade física e esportiva. O atendimento não está voltado somente aos atletas, mas também às pessoas que desejam praticar exercícios como forma de conquistar mais qualidade de vida.

Para iniciar qualquer tipo de treinamento ou atividade física e para melhorar a performance, é necessário  que o médico avalie o desempenho e a capacidade do corpo do paciente para que a prática esportiva seja segura.

No Instituto Wilson Mello, o atendimento na área da Medicina Esportiva é completo, envolvendo desde a avaliação e a orientação para a prática de atividade até o tratamento das lesões mais complexas.

 Dr. Daniel Guedes é o especialista em Medicina Esportiva da Clínica de Ortopedia do Instituto Wilson Mello.

tumor osseo

Tumor Ósseo

Células que se dividem incontrolavelmente podem formar uma massa ou nódulo de tecido chamado de tumor, que quando cresce pode comprometer o tecido saudável e a rigidez do osso. O tumor que começa diretamente no osso é chamado de tumor ósseo primário.  Já o que se desenvolve em outra parte do corpo, em qualquer outro órgão, e se dissemina para os ossos é chamado de tumor secundário. Os tumores podem ser benignos ou malignos, sendo o principal tipo o sarcoma.

Os exames para diagnosticar esses tipos de tumores dependem da avaliação do médico, do quadro clínico do paciente e da evolução da doença. O Instituto Wilson Mello conta com o médico Alejandro Cassone, especialista na área de oncologia ortopédica, e apto a diagnosticar a doença e definir o melhor tratamento.

Dr. Alejandro Cassone é especialista em Oncologia Ortopédica da Clínica de Ortopedia do Instituto Wilson Mello.

Alteração no acesso ao Instituto Wilson Mello.

Foi fechada a passagem inferior do Km 140 da Rodovia D. Pedro.
Confira o novo acesso:
mapa acesso