Dr. Gustavo Constantino – A obesidade traz inúmeros problemas, e a artrose é um deles, embora poucas pessoas associem ao excesso de peso doenças da articulação. A artrose no joelho, ou osteoartrite, é uma doença multifatorial que causa o desgaste da cartilagem da articulação, gerando uma inflamação pelo atrito de um osso com o outro.
A gordura em excesso no organismo do obeso pode agredir e destruir a cartilagem das juntas, por isso a pessoa tem maior tendência para desenvolver artrose.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem alertado que os casos de obesidade triplicaram no mundo. Reconhecida pela OMS como uma doença crônica que pode desencadear outras enfermidades secundárias, os casos de excesso de peso crescem no Brasil: segundo o Atlas Mundial da Obesidade 2022, até 2030 cerca de 30% da população adulta brasileira estará obesa, impactando na saúde dos joelhos e nos casos de artrose.
Uma das principais causas da artrose nos joelhos é estar acima do peso. Pesquisa publicada na revista Arthritis & Rheumatology mostrou que alterações no Índice de Massa Corporal (IMC) estão associadas a uma piora nos quadros de artrose. Nesse estudo em mais de 6.000 joelhos, cada redução de 1 unidade no IMC foi associada a uma redução de 4,76% nas chances de incidência e progressão dos defeitos estruturais da osteoartrite do joelho.
A realidade é que com o processo de envelhecimento é comum começar a sentir algum tipo de dor nos joelhos, mas o problema é agravado nas pessoas com sobrepeso e sedentárias.
Ao sentir dor no joelho, procure um ortopedista especialista em joelho para diagnóstico correto e o programa de tratamento indicado, que deve ser individualizado a cada paciente.
Referência
Salis Z, Gallego B, Nguyen TV, Sainsbury A. Association of Decrease in Body Mass Index With Reduced Incidence and Progression of the Structural Defects of Knee Osteoarthritis: A Prospective Multi-Cohort Study. Arthritis Rheumatol. 2023 Apr;75(4):533-543.
Dr. Gustavo Constantino é ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho da equipe do Instituto Wilson Mello