Dr. Gustavo Constantino – A artrose do joelho é uma condição caracterizada pelo desgaste na articulação do joelho que afeta atualmente cerca de 15% da população acima dos 30 anos, com projeção de um aumento significativo nos casos de artrose em nível mundial, até 2050.
Diversos fatores importantes podem estar correlacionados ao aumento do risco de desenvolvimento da doença, entre eles a obesidade, o envelhecimento da população e atividades físicas intensas com alto impacto.
Sintomas progressivos
Por ser uma doença degenerativa, a artrose do joelho não possui sintomas agudos ou que surgem de uma hora para outra. Na maioria dos casos, os sintomas são progressivos e podem ocasionar dor, limitações na mobilidade e impactos na qualidade de vida, variando de acordo com o paciente e a gravidade da condição.
Sintomas clássicos da artrose incluem:
Dor articular: é o primeiro e mais comum sintoma, apesar de não ser o único. A dor tende a piorar com o esforço físico e melhorar com o repouso, tornando-se constante com o passar do tempo. Costuma ser mais intensa ao final do dia ou após longos períodos de imobilização.
Inchaço na articulação: é outro sintoma muito comum na artrose de joelho e é geralmente causado por um derrame articular e resultado de um processo de inflamação.
Crepitação (rangido): a crepitação articular também pode ser um indicativo de artrose.
Redução da flexibilidade e mobilidade da articulação: é muito comum que portadores da doença sintam dificuldades em esticar completamente a articulação ou tenha perdas significativas de mobilidade.
Dor recorrente após atividades rotineiras: dores ao subir e descer escadas, por exemplo, são resultado de um desequilíbrio e uma agressão à articulação.
Atualmente a prevenção desempenha um papel fundamental no tratamento da artrose e inclui algumas medidas importantes, como manter um peso corporal adequado e um estilo de vida ativo, incluindo a prática de atividades físicas.
Mas no caso de algum desses sintomas surgir, é preciso procurar um médico especialista em joelho, que poderá fazer o diagnóstico precoce da artrose e instaurar o melhor tratamento, segundo a individualidade de cada pessoa.
Dr. Gustavo Constantino é ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho da equipe do Instituto Wilson Mello.