Dr. Adriano Marchetto
Menos frequente do que no joelho e no quadril, a artrose de ombro também é um problema importante de saúde, principalmente na população acima dos 60 anos. Caracterizada pelo desgaste da cartilagem que recobre os ossos da cabeça do úmero e da glenoide (escápula), a doença provoca dor e limitação dos movimentos.
Na maioria dos casos a artrose não tem uma causa específica. Mas em alguns pacientes as causas são conhecidas, podendo ser decorrentes de fraturas, doenças reumatológicas, da osteonecrose, que é a destruição de parte da cabeça umeral devido a não vascularização, ou de processos infecciosos e inflamatórios que acometem essa região. Há ainda pacientes que desenvolvem a artrose após lesão dos tendões do ombro não tratadas ou tratadas inadequadamente, o que chamamos de artropatia do manguito rotador.
A primeira forma de tratamento da artrose é com medicação, fisioterapia e mudança do estilo de vida. Mas nos casos mais graves, em que o tratamento conservador não traz o resultado esperado, podemos indicar a cirurgia da prótese de ombro, também chamada de artroplastia de ombro.
Nesta cirurgia, substituímos a articulação por uma peça artificial que fará a função da articulação, eliminando a dor e melhorando os movimentos já comprometidos pelo desgaste articular. Existem diferentes tipos de prótese e cada uma tem suas indicações.
Quando a cirurgia é para substituir apenas o úmero, sem a escápula, realizamos a artroplastia parcial. Normalmente é indicada para pacientes mais jovens e com desgaste apenas do úmero. Na artroplastia total, indicada na maioria dos casos, substituímos a cabeça do úmero e a glenoide. Já a artroplastia reversa é realizada nas artroses associadas a lesões do manguito rotador que não foram ou não podem ser reparadas.
É importante destacar que o paciente com artrose de ombro deve sempre procurar um ortopedista especialista em Cirurgia do Ombro para fazer o diagnóstico correto e a indicação para o seu tratamento, que deve ser individualizada.
Dr. Adriano Marchetto é ortopedista especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo do Instituto Wilson Mello, de Campinas.