Somos um centro multidisciplinar especializado no aparelho locomotor.
Certificação Internacional Avançada em Reabilitação da Coluna baseada no Sistema de Subgrupos com endosso da Universidade de Pittsburgh.
A “Certificação Internacional Avançada em Reabilitação da Coluna Baseada no Sistema Subgrupos” nasceu da empolgação de uma equipe de profissionais de fisioterapia do Instituto Wilson Mello, em Campinas, SP, em vista dos resultados clínicos obtidos com o uso da abordagem de “subgrupos”. Ao acreditar que o sistema emprega o perfeito conceito da prática baseada em evidência, o Núcleo de Estudos e Pesquisa do Instituto Wilson Mello resolveu disseminar este conhecimento, oferecendo curso de educação continuada para se ensinar o Sistema de Classificação de Subgrupos. A experiência de realizar 3 cursos de 2 dias de conteúdo sobre o assunto revelou que talvez um treinamento específico no sistema seja necessário para que haja uma adequada absorção do conteúdo e aplicabilidade prática.
Mas para ensinar o raciocínio clínico perfeito, além do conteúdo científico, era necessário ter o apoio dos criadores do sistema, a equipe de professores associados do departamento de fisioterapia da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos. A primeira reunião com Michael Timko, professor da Universidade de Pittsburgh, foi o primeiro passo para expor a ideia e a vontade de realizar esse sonho. Logo de início, por ser um defensor do sistema, Dr. Timko apoiou a ideia e orquestrou todo o processo para que tudo fosse possível. O segundo passo foi a reunião realizada nos EUA com o criador do Sistema de Subgrupos e chefe do Departamento de Fisioterapia da Universidade de Pittsburgh, Dr. Anthony Delitto. Após questionamentos e discussões, Dr. Delitto garantiu que o departamento por ele comandado daria todo o suporte para nosso ideal.
Após 2 anos de viagens internacionais, inúmeras reuniões de longa duração de preparação e desenvolvimento do programa, nasce no ano de 2016 a “Certificação Internacional Avançada em Reabilitação da Coluna Baseada no Sistema Subgrupos”. Uma Certificação oferecida pelo Instituto Wilson Mello, com endosso da Universidade de Pittsburgh.
O programa de certificação internacional está empenhado em revelar e desenvolver a prática baseada em evidências na reabilitação da coluna parafisioterapeutas, clínicos ou pesquisadores, em todo o mundo. Buscamos desenvolver profissionais autônomos altamente qualificados que usem o raciocínio clínico crítico, sejam reflexivos, empáticos e eternos aprendizes. Os graduados desse programa de certificação serão praticantes fundamentados nos princípios da fisioterapia baseada em evidências, hábeis em integrar de forma rápida o conhecimento científico à sua prática clínica, usando uma abordagem única chamada “Sistema de Classificação em Subgrupos”. O curso se baseia em 4 módulos de educação, distribuídos em 18 meses de duração. Em outras palavras, 4 cursos que se completam para construir a certificação. Os módulos 1 e 2podem ser realizados de forma independente, onde cada módulo não depende ou é pré requisito para o outro. Porém, para realizar omódulo3, é necessário que o participante tenha feito os módulos 1 e 2; e para realizar o módulo 4, é necessário ter completado os módulos 1, 2 e 3. Serão 3 módulos de conteúdo teórico e prático e 1 módulo de revisão e avaliação. A Certificação Internacional será recebida após os 4 modúlos concluídos.Todos os módulos contarão com professores da Universidade de Pittsburgh, apontados pela Universidade como os mais adequados para o ensino do método. O módulo de avaliação será baseado em avaliação teórica e prática, com demonstração de raciocínio clínico ao vivo e sob avaliação dos professores internacionais. Para que a certificação seja expedida com sucesso, o participante precisa ter 80% dos pontos avaliados no último módulo. Se não for feito, o participante poderá tentar refazer o módulo sob agendamento.
A certificação é dividida em 4 módulos, conforme apresentado a seguir. Para conhecer o conteúdo programático de cada um deles, basta clicar no respectivo item.
Este módulo é projetado para melhorar a compreensão e utilização do participante para com a a abordagem de “subgrupos” voltada para as dores lombares. Ênfase será dada aos primeiros níves de decisão clínica usados na abordagem de “subgrupos”, exame clínico detalhado e os subgrupos específicos de classificação para tratamento da dor lombar. Gestão básica de pacientes e modelos de tratamento baseado em terapia manual serão discutidos e ensinados neste módulo. Ele irá combinar a interpretação de conhecimentos científicos básicos com uma abordagem baseada na apresentação de sinais e sintomas, e incorporá-los em um modelo de PBE para desenvolver habilidades de pensamento críticos dinâmicos necessários para completar uma avaliação diferencial de alta qualidade e oferecer o tratamento mais eficaz possível para dores lombares. Este módulo irá também focar em uma comunicação eficaz com o paciente, a entrevista e exame objetivo para identificar sinais e gerar hipóteses clínicas, e os princípios de tratamento (teste / reteste abordagem) usado no modelo de terapia manual.
OBJETIVOS DO MÓDULO 1
No final do módulo 1, o aluno será capaz de:
• Entender o impacto da condição de “lombalgia” no mundo, assim como seu dilema a respeito da heterogeneidade de tratamentos oferecidos.
• Compreender os níveis de decisão clínica que existem na abordagem de “subgrupos” para dor lombar.
• Compreender e executar um exame físico completo e eficiente para que se possa determinar a classificação do paciente dentro do sistema de “subgrupos” para dor lombar.
• Comprender os “subgrupos” específicos existentes na dor lombar.
• Entender e realizar as adequadas técnicas de tratamento para cada subgrupo específico de dor lombar.
TEMAS ABORDADOS
Introduction to TBC
LBP (low Back Pain) overview (US vs. Brazil) – Costs and variance of care
Overview of Biopsychosocial component and how it can modify treatment approach
Introduction of the TBC concept and First Contact Practioneer – 1st decision making component
Rehab provider Decision making component
Symptom modulating exam – Standing, Sitting and Supine
Symptom modulating component – Prone – Interpretation, Patterns and Decision Making
PROGRAMAÇÃO – 2º DIA
TBC Examination
Examination Review (Highlight Movement Testing Rules and Definitions Here)
“Active rest” treatment (Bracing and Taping Considerations)
Traction Treatment (“Self-Exercise” Treatment Here)
“Mobilization” Treatment (Pelvic, Sacral and Lumbar component)
“Self-Exercises” Treatment (Traction Treatment Here)
PROGRAMAÇÃO – 3º DIA
Movement Control Component
Examination / Neuromuscular and Muscle skeleton Impairments (Introduce the components of the Movement Control Examination)
Adverse Neural Tension (Slump Testing,–Manipulation of the Thoracic Spine; SLR/Posterior Chain Sensitization—Associated Mobilization; FNS/Ely’s Test/Anterior Chain Sensitization)
Flexibility / Mobility (Ober’s, Thomas, Popliteal Angle—Associated Stretches; Total Body Squat, Seated Hip IR, FABER, Laslett’s Distraction and Thigh Thrust, AROM H/I (hypo) Seated Thoracic Rotation—Associated Mobilizations)
Sensory Motor (Seated/Erect Flex and Ext; All 4’s Flex and Ext; Breathing Pattern, Pelvic Clock, Sit to Stand Considerations, Trendelenburg, Step-up/Step-Down)
Stabilization – (AROM H/I (Hyper), Prone instability test, Active SLR with/without Stabilization; Hick’s Criteria, Alon’s Article Test Elements, Trunk MM Activation—Abdominal Hollowing; Prone Unilateral Leg Lift; Pelvic Floor; Hip ABD, IR, ER)
PROGRAMAÇÃO – 4º DIA
Functional Optimization and Review
Functional optimization component (Leg Length Considerations, Trunk MM Performance—Strength and Endurance; Flexion Synergies, Extension Synergies, Rotational Synergies; Activity, Occupational, Sport Specific Considerations)
“Live” patients / Case Examples
Techniques Workshop (Manual Therapy, exam procedures, etc.)
Este módulo é projetado para melhorar a compreensão e utilização do participante para com a abordagem de “subgrupos” voltada para as dores da coluna cervical. Ênfase será dada aos primeiros níves de decisão clínica usados na abordagem de “subgrupos” para dor cervical, exame clínico detalhado e os subgrupos específicos de classificação para tratamento da dor cervical. Semelhante ao módulo 1, a gestão básica de pacientes e modelos de tratamento baseado em terapia manual serão discutidos e ensinados neste módulo. O módulo 2 também objetiva combinar a interpretação de conhecimentos científicos básicos com uma abordagem baseada na apresentação de sinais e sintomas, e incorporá-los em um modelo de PBE para desenvolver habilidades de pensamento críticos dinâmicos necessários para completar uma avaliação diferencial de alta qualidade e oferecer o tratamento mais eficaz possível para dores cervicais.
Em vista da importância deste aspecto, o módulo 2 irá também focar em uma comunicação eficaz com o paciente, a entrevista e exame objetivo para identificar sinais e gerar hipóteses clínicas, e os princípios de tratamento (teste / reteste abordagem) usado no modelo de terapia manual, assim como feito no módulo 1.
OBJETIVOS DO MÓDULO 2
No final do módulo 2, o aluno será capaz de:
• Entender o impacto da condição de “cervicalgia” no mundo assim como seu dilema a respeito da hetereogenidade de tratamentos oferecidos.
• Compreender os níveis de decisão clínica que existem na abordagem de “subgrupos” para dor cervical.
• Compreender e executar um exame físico completo e eficiente para que se possa determinar a classificação do paciente dentro do sistema de “subgrupos” para dor cervical.
• Comprender os “subgrupos” específicos existentes na dor cervical.
• Entender e realizar as adequadas técnicas de tratamento para cada subgrupo específico de dor cervical.
PROGRAMAÇÃO 1º DIA
Introduction to TBC for the neck pain
Incidence/ prevalence and Overview of the Neck Pain (US vs. Brazil) – Costs and variance of care
“Risk” Mechanical Treatment and Adverse Reactions
Overview of the clinical model
Cervical Trauma / IFOMPT Recommendations (Medical Screening with Lab. associated)
“At Risk” signs and symptoms evaluation Principles (Screening for Myelopathy, VBI/Provocative Positional Testing
Upper Cervical (structural/Ligaments/ Stress Radiographs)
Upper Quarter Screen
Differential diagnosis
Patterns (Shoulder, TOS, Cervical, Neural, Thoracic)
PROGRAMAÇÃO 2º DIA
Neck TBC Examination
Specific Cervical Spine Patterns (Overview)
Observation; AROM; Segmental Mobility Assessment; Palpation; Special Tests; Neural Tension
T-Spine Influences
Pain Control Subgroup
Centralization Subgroup
Self -Correction
Traction
Mobility Subgroup
Capsular vs Non-Capsular (Flexion and Extension)
PROGRAMAÇÃO 3º DIA
Headache Subgroup
Types: Migraine, Tension Type, Cluster, Mechanical Cervicogenic
“At risk Headache” – Cervicogenic and Non-Cervicogenic
Upper C-Spine Part 1: Mechanical Exam – RX
Upper C-Spine Part 2: Mechanical Exam – RX
Technique Review session
Posture- Motor Control Evaluation
Posture – Motor Control Treatment
PROGRAMAÇÃO 4º DIA
Functional Optimization and Review
Technique Review
Case Study – Live Patient
Thoracic Spine: Selected Evaluation and Treatment Techniques.
Este módulo foi desenvolvido para expor ao fisioterapeuta a abordagem multidimensional dor crônica relacionada às afecções da coluna, assim como treiná-lo para ser capaz de introduzir uma abordagem multidimensional dor crônica no paciente complexo com dor.
A visão de ortopedistas, intervencionistas em dor e radiologistas serão expostas e discutidas no que diz respeito a intervenções cirúrgicas e minimamente invasivas. A leitura adequada de exames de imagem relacionados à coluna será abordada neste curso também. Em relação ao treinamento da abordagem multidimensional dor crônica, evidências apontam a necessidade de se promover uma mudança de foco na Fisioterapia, a fim de incluir os aspectos psicossociais de forma mais efetiva no tratamento de diversos tipos de dor. Porém, a formação tradicional do fisioterapeuta não costuma abordar com profundidade estes aspectos. Com isso, muitos fisioterapeutas não se consideram aptos a identificar os elementos psicossociais relacionados às condições de dor e não acreditam contar com as habilidades e as técnicas necessárias para intervir nestes aspectos. Este curso busca suprir essa lacuna na formação dos fisioterapeutas, oferecendo aos participantes recursos teóricos e práticos de intervenção baseados na abordagem STarT Back, um modelo estratificado de tratamento, sustentado por evidências em ensaios clínicos reconhecidos mundialmente. A proposta do treinamento é, através de aulas expositivas e exercícios dinâmicos e interativos, auxiliar os participantes a identificar os pacientes que necessitam de uma abordagem direcionada a aspectos psicossociais, bem como capacitar os fisioterapeutas com as técnicas necessárias para promover intervenções eficazes nesses casos. Haverá também um componente deste módulo que irá focar em técnicas de terapia miofascial para afecções na coluna.
OBJETIVOS DO MÓDULO 3
• Compreender a leitura de exames de imagem da coluna vertebral.
• Compreender a visão médica e as mais comuns afecções da coluna, assim como entender indicações, procedimentos e considerações cirúrgicas das mesmas.
• Compreender aspectos fundamentais da neurofisiologia da dor e oferecer um modelo de educação em dor para os pacientes, levando em conta aspectos neurofisiológicos e a influência psicossocial na experiência dolorosa.
• Utilizar a ferramenta STarT Back, para identificar pacientes de risco, entender os diferentes subgrupos (baixo-risco, médio-risco e alto-risco) e definir estratégias de tratamento para cada subgrupo.
• Discutir aspectos fundamentais sobre a abordagem psicossocial da dor.
• Compreender a relação entre comportamento, cognição, emoção e processos fisiológicos.
• Praticar habilidades de comunicação fundamentais na relação entre fisioterapeuta e pacientes.
• Aplicar técnicas cognitivo-comportamentais para intervir nos casos que demandam uma abordagem psicossocial melhor fundamentada.
• Compreender e aplicar o conceito de terapia miofascial para afecções da coluna.
PROGRAMAÇÃO 1º DIA
Medical Management
Medical Pathology of the Lumbar Spine: Imaging, gold standards of diagnosis and Indications for surgery. (Dr. Ricardo Delay, Radiologista – Diagmed Campinas)
Surgical Interventions of Common Medical Pathologies in the Lumbar Spine: Spinal Fusion, Laminectomy, Discectomy etc.(Dr. Rafel Barreto, Cirurgião Especialista em Coluna – Instituto Wilson Mello)
Interventional Pain Treatment (Dr. André Mansano, Médico Intervencionista em Dor – Clínica Singular, Campinas)
Technique Review
Medical Pathology of the Cervical Spine: Imaging, gold standards of diagnosis and Indications for surgery. (Dr. Ricardo Delay, Radiologista – Diagmed Campinas)
Surgical Interventions of Common Medical Pathologies in the Cervical Spine: Spinal Fusion, Laminectomy, Discectomy etc.(Dr. Rafel Barreto, Cirurgião Especialista em Coluna – Instituto Wilson Mello)
Interventional Pain Treatment for Cervical Spine (Dr. André Mansano, Médico Intervencionista em Dor – Clínica Singular, Campinas)
PROGRAMAÇÃO 2º DIA
Live patients and Review
((Dr. Rodrigo Vasconcelos and Dr. Michael Timko)
Live Patient #1
(Dr. Rodrigo Vasconcelos and Dr. Michael Timko)
Live Patient #2
((Dr. Rodrigo Vasconcelos and Dr. Michael Timko)
Live Patient #3
(Dr. Rodrigo Vasconcelos and Dr. Michael Timko)
Live Patient #4
PROGRAMAÇÃO 3º DIA
Biopsychosocial Approach
Understanding the fundamental aspects of pain Neurophysiology
An educational model for Patient Pain Education: Neurophysiological aspects and the psychosocial influence in pain experience
LAB1: Examples of pain explanation: Metaphors and group discussion
How to utilize the StartBack Tool to identify patients at risk for poor prognostic
LAB 2: StartBack Tool application simulation: Difficulties, scoring, classification, identification of psychosocial aspects within the questionnaire.
Understanding the different StartBack Subgroups (Low, Medium and High Risk) and treatment strategies for each one.
Fundamental aspects on the psychosocial approach to treat pain.
Understanding the relationship between behavior, Cognition, Emotion and Physiological reactions
LAB 3: Interactive Case Study on the Relationship between Behavior, Cognition, Emotion and Physiological Reactions. – Patient interview Video.
The theory behind the concept of “Yellow flags”
Understanding the concept of “Orange Flags
Theory on How to Identify “Yellow Flags” in Clinical Practice
LAB 4: Practice Exercise on Identification of “Yellow Flags”: “Role-play” Case study and Discussion.
LAB 5 – Group Discussion on “Truths and myths” on treating someone with chronic pain.
PROGRAMAÇÃO 4º DIA
Cognitive Behavioral Therapy
“Cognitive-Behavior Techniques: Gradual Exposure, Cognitive Re-structuring, Pacing, Mindfulness, Acceptance and Values.
What are we going to treat?
Case Study – Exemplifying cognitive-behavioral techniques – Success Case
Case Study – Exemplifying cognitive-behavioral techniques – No Change Case
Comunication Skills in the relationship between patient/ therapist
LAB 6: Communication Skills practice: “role-play” Interaction and group discussion.
Mindfullness: Theory and Practice
“Bringing all together!” Revision, case examples and questions.
O quarto e último módulo da certificação internacional resume-se no módulo de exame de avaliação para a obtenção da certificação. Neste módulo, revisão de técnicas e exercício de raciocínio clínico com pacientes ao vivo acontecerão dando a oportunidade dos participantes de revisar o conteúdo dos módulos 1, 2 e 3, praticar técnicas e exercitar o raciocínio clínico. Os dois primeiros dias terão a revisão como principal foco. No terceiro dia, haverá a prova teórica, a qual irá avaliar o conteúdo dos módulos 1, 2 e 3, seguido da prova prática. A prova prática será realizada por um membro do corpo de professores da Universidade de Pittsburgh, onde o mesmo irá avaliar o raciocínio clínico, além das habilidades técnicas do participante.
Para que a certificação seja expedida com sucesso, o participante precisa ter 80% dos pontos avaliados no último módulo. Se não for feito, o participante poderá tentar a remediação no último dia ou refazer o módulo de avaliação sob agendamento.
OBJETIVOS DO MÓDULO 4
• Revisar o conteúdo teórico dos módulos 1, 2 e 3.
• Exercitar o raciocínio clínico através dos casos clínicos interativos ao-vivo.
• Avaliar o aprendizado teórico e prático adquirido durante o processo da certificação.
PROGRAMAÇÃO 1º DIA
Lumbar Spine Review, Case Studies, Live Patient’s
Case Studies and Panel Discussions
15:45h – 16:00h
Coffee Break
16:00h – 18:00h
Technique Review
PROGRAMAÇÃO 2º DIA
Cervical Spine Review, Case Studies and Live Patients
Case Studies and Panel Discussions
Technique Review
PROGRAMAÇÃO 3º DIA
Group – A Testing Module
(Written and Practical Exams)
Module
(Written and Practical Exams)
PROGRAMAÇÃO 4º DIA
Remediation
CARGA HORÁRIA
Aproximadamente 31 horas
PÚBLICO ALVO
Fisioterapeutas
• Todos os candidatos devem possuir uma licença atual e válida (COFFITO) para a prática de fisioterapia em um dos 27 estados brasileiros. Esta licença não deve estar sob suspensão, anulação, estado probatório, ou sujeito a um processo disciplinar ou inquérito.
• Todos os candidatos devem ter concluído o grau de bacharelado em fisioterapia em uma instituição legalmente apta a fornecer o mesmo. Candidatos que se formaram em uma universidade fora do Brasil devem fornecer uma cópia de sua avaliação de equivalência grau fisioterapia para a admissão.
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