O Dr. Alejandro Cassone, especialista em Oncologia Ortopédica da equipe do Instituto Wilson Mello, participou de duas publicações recentemente que merecem destaque. Juntamente com Felipe Luz Torres Silva e outros colaboradores, participou do estudo “Classification of Pediatric Soft and Bone Sarcomas Using DNA Methylation-Based Profiling”, publicado na revista BMC Cancer (2024), que explora o uso do perfil de metilação do DNA na classificação de sarcomas pediátricos.
Os classificadores relataram 88,5% de concordância entre a classificação histopatológica e molecular, confirmando o diagnóstico inicial de todos os osteossarcomas e sarcomas de Ewing. Os sarcomas semelhantes ao de Ewing foram reclassificados como sarcomas com alterações em BCOR ou CIC, posteriormente confirmadas por técnicas diagnósticas ortogonais.
A classificação molecular, juntamente com a avaliação clínica e histopatológica, pode melhorar o diagnóstico dos sarcomas pediátricos, embora existam limitações para lidar com classes mais raras. Este estudo amplia o número de sarcomas avaliados com base no perfil de metilação do DNA na população pediátrica. Já a outra publicação trata-se de um capítulo do livro Oncologia Ortopédica-Tumores Ósseos – 1.000 questões comentadas, uma publicação Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica e Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.