Liderado pela Dra. Ana Gabriela Santana Cuoghi, especialista em Ortopedia Pediátrica da equipe do Instituto Wilson Mello, um estudo publicado no Journal of Pediatric Orthopaedics B na edição de novembro de 2024 analisou o tratamento de joelho valgo recidivante em pacientes com hemimelia fibular, uma condição congênita caracterizada pela ausência parcial ou total da fíbula.
A publicação é resultado da tese de Mestrado da Dra. Ana, que teve orientação da Dra. Monica Paschoal Nogueira e mostrou que o tratamento realizado com hemiepifisiodese utilizando placas de banda de tensão mostrou eficácia na correção da deformidade em 16 pacientes avaliados.
Os resultados indicaram maior magnitude e velocidade de correção em crianças com 4 anos ou menos, além de diferenças na velocidade de correção entre a fise distal femoral e a proximal tibial. No entanto, recidivas ocorreram em 86% dos casos, especialmente em crianças mais velhas, dois anos após o procedimento inicial.
Os autores concluem que a hemiepifisiodese com placas de banda de tensão é uma opção terapêutica eficaz e gradual para tratar deformidades recorrentes em joelho valgo em pacientes com hemimelia fibular, especialmente em crianças com crescimento esquelético ainda imaturo.
Para ler o artigo acesse aqui: