Dr. Gustavo Constantino de Campos
O melhor exercício para a artrose é a bicicleta, e hoje falo sobre os exercícios que os pacientes devem evitar para não aumentar a artrose devido à sobrecarga do joelho:
High Intensity Interval Training ou o famoso “tiro”: é um treinamento com alta sobrecarga por um curto período e depois descanso. O tiro é uma sobrecarga. Esse tipo de treino é bom para quem precisa ganhar desempenho, mas quem tem artrose de joelho não pode fazer, devido à alta intensidade que machuca o joelho e gera dor.
Exercícios funcionais como o avanço: a carga colocada no joelho é muito alta nesse tipo de exercício e merece atenção. Além disso, os exercícios funcionais livres exigem maior controle motor e equilíbrio, o que os tornam mais difíceis e perigosos para quem possui artrose.
Quem tem artrose tem mais segurança em aparelhos como leg press e cadeira extensora.
Isometria com o joelho dobrado: consiste em ficar parado no mesmo lugar fazendo força. Um exemplo é a famosa “cadeirinha” que gera pressão entre a patela e o fêmur, causando sobrecarga muscular.
Importante: os exercícios de isometria com o joelho esticado são indicados e não apresentam riscos para a artrose de joelho.
Dr. Gustavo Constantino de Campos é ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho e Tratamento da Artrose da equipe do Instituto Wilson Mello.