Dr. Guilherme Gracitelli – Quando se pensa em doação de órgãos, as pessoas logo imaginam coração, rim, fígado, córnea… No entanto, na área da Ortopedia, a doação de tecidos é extremamente importante para o tratamento de lesões de cartilagem, cirurgias de coluna, ressecção de tumores, trauma com extensa perda óssea, revisão de artroplastia de quadril e joelho, pseudoartrose de ossos longos, em pacientes acidentados que sofreram perdas na estrutura óssea, entre outras situações.
Minha atuação mais forte é em transplante osteocondral homólogo a fresco – ou transplante de cartilagem – que é uma técnica cirúrgica para tratar lesões da cartilagem que envolve a retirada de um fragmento contendo osso e cartilagem proveniente de cadáver para substituir uma área com lesão.
A cartilagem articular é um tecido sem vascularização e sem inervação, por isso o transplante deve ser feito a fresco, permitindo que as células da cartilagem do doador continuem vivas e viáveis. Um dos principais fatores para o sucesso da cirurgia é a conservação do tecido após ser retirado do doador.
O transplante homólogo é a única técnica de reparo biológico possível em pacientes com grandes lesões osteocondrais, nas quais outras técnicas não são possíveis ou não apresentam resultado satisfatório.
Doador com joelho de tamanho parecido
O transplante requer um doador com joelho de tamanho parecido com o do paciente que receberá o enxerto. O enxerto deve ser retirado do joelho do doador no mesmo ponto onde está localizada a lesão osteocondral, e a adaptação entre o formato do osso doador e o osso receptor é a mais próxima possível do ideal.
Essa técnica de transplante tem como objetivo ampliar as opções de tratamento das lesões de cartilagem grandes (maiores que 3-4 cm), geralmente causadas por fraturas, degenerações, torções ou doenças, e tem mostrado bons resultados.
Importância de doação de órgãos
O uso de tecidos provenientes de bancos de tecidos musculoesqueléticos em Ortopedia aumentou significativamente nos últimos anos com o avanço das técnicas de preservação e das técnicas cirúrgicas, por isso a grande importância da doação de órgãos!
Dr. Guilherme Gracitelli (https://www.guilhermegracitelli.com/) é ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho que atende no Instituto Wilson Mello em Campinas e em São Paulo.