Dr. Diógenes Machado – Artrose no quadril (ou osteoartrose) é o desgaste da articulação dessa parte do corpo, que é a maior articulação do sistema musculoesquelético. A doença causa degeneração da cartilagem geralmente em pessoas com mais de 45 anos geneticamente predispostas, mas também pode acometer os mais jovens, principalmente em decorrência de alterações mecânicas (do desenvolvimento) ou metabólicas, como necrose da cabeça do fêmur, e inflamatórias, como artrite reumatoide, entre outras.
Os sintomas mais comuns incluem:
– Dor que piora ao andar ou ficar sentado por muito tempo
– Dificuldade para calçar meias e cortar as unhas dos dedos dos pés
– Andar mancando
– Dor que irradia do quadril até o joelho
– Dificuldade para movimentar a perna pela manhã
– Sensação de areia ao mexer a articulação
Nas fases mais avançadas da doença pode haver diminuição da amplitude de movimento, com dificuldade para cruzar a perna, colocar sapatos ou entrar e sair do carro. Em casos ainda mais graves pode haver encurtamento de uma das pernas.
Tratamento da artrose de quadril
O tratamento para alívio dos sintomas deve ser prescrito pelo ortopedista e pode ser conservador ou cirúrgico em último caso, quando não há melhora com o tratamento clínico. Para alívio da dor deve-se diminuir a frequência ou intensidade da atividade física, reduzir o peso e usar uma bengala para diminuir a sobrecarga no quadril. Além disso, são indicados:
Medicamentos
Analgésicos são usados para aliviar os sintomas, mas algumas vezes pode ser necessário usar analgésicos mais potentes, além de injeção de corticoides no quadril. Os anti-inflamatórios ou corticoides são indicados somente em períodos de piora dos sintomas. Em alguns casos a indicação da viscossuplementação pode ser uma boa alternativa. Também pode-se utilizar suplementos como colágeno hidrolisado, glicosamina ou condroitina que ajudam a renovar a cartilagem.
Fisioterapia
Pode ser realizada utilizando aparelhos que aliviam a dor, bolsas térmicas, massagens, tração manual e exercícios para melhorar ganho de força muscular, amplitude de movimento, lubrificação e função da articulação.
Exercícios
Exercícios como hidroginástica, Pilates, bicicleta são importantes para fortalecer a musculatura e proteger as articulações do corpo. Recomenda-se fortalecer os músculos da coxa, fazer alongamentos e exercícios funcionais.
Prótese de quadril
Quando o tratamento conservador não traz bons resultados é indicada cirurgia para colocação de prótese de quadril (artroplastia), que consiste na retirada de cartilagem e ossos lesionados para substituí-los pelos componentes da prótese.
O paciente é estimulado a andar com apoio de andador ou muleta já no dia seguinte da cirurgia. A fisioterapia deve ser iniciada ainda na fase de internação, prosseguindo por um período de três a seis meses. De duas semanas a dois meses após o procedimento o paciente já poderá andar sem a necessidade de apoio e em seis meses retomar plenamente suas atividades de rotina.
Dr. Diógenes Machado é ortopedista especialista em Cirurgia do Quadril da equipe do Instituto Wilson Mello.