Somos um centro multidisciplinar especializado no aparelho locomotor.

News

Paralisia cerebral: a importância do acompanhamento com o ortopedista pediátrico

Dra. Ana Gabriela Cuoghi – A paralisia cerebral é definida, segundo “A Cerebral Palsy Alliance”, como um grupo de desordens permanentes do sistema motor que causam limitação de atividade e que são resultado de uma lesão no cérebro imaturo ou em desenvolvimento.

A má formação do cérebro durante a gestação ou algum acontecimento durante e logo após o parto, como falta de oxigênio por exemplo, são razões para a paralisia cerebral.

As possíveis características de um bebê com paralisia cerebral são: redução da força muscular, espasticidade (enrijecimento muscular), anormalidades posturais e no equilíbrio, limitação nos movimentos de determinadas articulações, movimentos involuntários e deficiências na capacidade funcional.

Tratamento

Além disso, pode vir acompanhada de distúrbios da comunicação e comportamento, problemas cognitivos e epilepsia. No entanto, dificilmente o paciente apresenta todas essas características em conjunto, já que existem tipos diferentes de paralisia e graus diferentes de sintomas.

O diagnóstico da paralisia cerebral é feito a partir de análise de sintomas e imagem do cérebro, além de exames de função nervosa e muscular. Já o tratamento é multidisciplinar e depende do tipo de paralisia, mas, normalmente, consiste em fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia, entre outros. Em alguns casos, são recomendadas cirurgias para auxiliar no desenvolvimento da criança.

Devido ao comprometimento motor causado pela paralisia cerebral, o acompanhamento com um ortopedista pediátrico é essencial.

Dra. Ana Gabriela Cuoghi é médica especialista em Ortopedia Pediátrica do Instituto Wilson Mello.

Ebook

• E-book Gratuito •

Saiba como escolher um ortopedista em Campinas/SP.

Instituto Wilson Mello
LOCALIZAÇÃO
Rua José Rocha Bonfim, 214
Ed. Chicago, Jd. Santa Genebra |
Campinas | SP – CEP: 13080-658
ATENDIMENTO
(19) 3708-9999
contato@iwmello.com.br

© Instituto Wilson Mello - Todos os diretos reservados

Alteração no acesso ao Instituto Wilson Mello.

Foi fechada a passagem inferior do Km 140 da Rodovia D. Pedro.
Confira o novo acesso:
mapa acesso