A conquista da ginasta Bárbara Domingos trazendo um ouro inédito para a o Brasil na ginástica rítmica, neste fim de semana, provocou uma satisfação pessoal no ortopedista da equipe do Instituto Wilson Mello, o Dr. Marcelo Cavalheiro, que operou o quadril da atleta há menos de um ano e meio.
Bárbara conquistou a medalha de ouro na fita e tornou-se a primeira brasileira a subir ao pódio de um Grand Prix de Ginástica Rítmica, etapa que aconteceu em Thiais, na França. Na semana passada, ela havia ganho bronze na etapa da Copa do Mundo em Sofia, na Bulgária.
“Estou muito feliz hoje em ver esse resultado da Babi, pois fizemos a artroscopia de quadril há 15 meses e veja como está competindo bem e sem dor no quadril, fazendo aquilo que gosta e brilhando com as cores do Brasil”, disse Dr. Marcelo, que é especialista em Cirurgia do Quadril e do Joelho e Medicina Esportiva.
Como é a artroscopia de quadril
A artroscopia de Bárbara foi indicada devido a um problema chamado Impacto femoroacetabular (IFA), uma queixa comum de atletas. Trata-se de uma dor provocada por alterações anatômicas da cabeça do fêmur e do acetábulo, que podem causar impacto e danificar as estruturas da articulação do quadril, causando muita dor.
“Na artroscopia, esculpimos o acetábulo (osso da bacia) e o fêmur para que estes não impactem durante a movimentação do quadril, tratamos as estruturas lesadas e, assim, eliminamos a dor da paciente”, explica Dr. Marcelo.
Parabéns à Barbara, à sua treinadora Márcia Naves e à Confederação Brasileira de Ginástica pela grande conquista!
Fotos da atleta cedidas pela Confederação Brasileira de Ginástica