Dr. Gustavo Constantino
Hoje em dia não é possível utilizarmos a mesma abordagem para tratamento de todos os pacientes com artrose (osteoartrite). Não existe uma receita de bolo que funcione para todo mundo. Isso porque a artrose é uma patologia extremamente complicada.
Artrose, na verdade, é o nome que damos quando nossa articulação está danificada. Então não é uma doença em si, mas na verdade são danos que ocorrem por uma série de fatores e situações, que pouco a pouco a comunidade médica começa a entender melhor.
Na artrose temos degeneração e também muita inflamação principalmente da cartilagem, dos meniscos, do osso e da membrana sinovial. Por isso alguns médicos preferem o termo osteoartrite.
Atualmente, somos capazes de identificar as condições causadoras desses danos. A essas condições dou o nome de ALVOS.
O que causa artrose
Então sabemos hoje que envelhecimento causa artrose (devido aos processos oxidativos e inflamatórios que ocorrem com o envelhecimento). Sabemos que obesidade causa artrose, que falta de movimento/exercícios causa artrose, que membros desalinhados causam artrose.
Sabemos que quem tem artrose pode ter distúrbios da transmissão da dor. Sabemos que doenças metabólicas como colesterol alto causam artrose. Poderia aqui citar dezenas de alvos, coisas que podemos procurar, identificar e tratar.
Hoje foram descobertos diversos processos oxidativos/degenerativos relacionados ao envelhecimento que podem ser tratados! Emagrecimento trata a obesidade. Existem exercícios recomendados para que quem tem artrose possa se movimentar com segurança. Existem palmilhas e órteses para alinhar os membros. Existem terapias para distúrbios de condução de dor.
É identificando e tratando cada um dos fatores que estão causando dor e destruição de nossas juntas que conseguimos o que todo paciente quer: viver sem lembrar que elas existem!
Dr. Gustavo Constantino é ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho e Artrose da equipe do Instituto Wilson Mello.