Dr. Gustavo Constantino – Por que muitas pessoas carregam as marcas da idade nos cabelos brancos e nas rugas, mas envelhecem de maneira saudável, ativa e com qualidade de vida? E por que outras envelhecem sem saúde e com inúmeras doenças que atrapalham seu bem-estar? Algumas atitudes cotidianas podem ajudar as pessoas a chegarem à velhice com mais saúde e qualidade de vida, como explico abaixo e que pode ser melhor entendido no vídeo que postei no Youtube, é só clicar AQUI para assistir:
1 – Movimente-se – pratique atividade física, todo dia de preferência, não devem ser atividades extenuantes, mas leves e moderadas, como caminhada e bicicleta, por exemplo. É importante também exercitar-se em academias como essas existentes em praças porque elas possuem aparelhos que movimentam todas as articulações. Aproveite ainda a atividade ao ar livre para adquirir a vitamina D com a exposição solar.
2 – Cuide de seu peso. Emagreça-se se for necessário ou mantenha-se com o peso adequado. Está provado cientificamente que as células de gordura são maléficas para nosso organismo, pois produzem inflamações que levam a doenças, como diabetes, pressão alta, artrose, colesterol alto, problemas de imunidade e cicatrização.
A combinação de exercício e dieta é a melhor dica para emagrecer!
3 – Coma bem. Evite alimentos muito processados, quanto mais produtos in natura e integrais melhor. Corte o açúcar refinado e consuma o menos possível doces e farinhas brancas.
Coma mais no período da manhã e na hora do almoço e menos à noite quando o gasto de calorias é menor.
Diminua também glúten (pães e massas) e lactose (leite e derivados).
4 – Durma bem. Tem que ser um sono reparador, ou seja, a sensação ao acordar é de estar bem, estar disposto.
Para isso, é preciso evitar luz (tela) à noite e ir mais cedo para a cama. Dormir cedo e acordar cedo é a melhor dica!
5 – Beba muita água. 8 copos por dia. A água é tudo no nosso organismo e, quando falta, sobrecarregamos os órgãos.
Dr. Gustavo Constantino é ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho da equipe do Instituto Wilson Mello.