Dra. Ana Gabriela S. Cuoghi – A postura adequada na infância ou a correção precoce de desvios posturais das crianças possibilitam padrões posturais corretos na vida adulta, pois esse período é o de maior importância para o alinhamento da coluna, com maior probabilidade de prevenção e tratamento de alterações posturais.
Por se tratarem de distúrbios no crescimento, os desvios da coluna surgem na infância ou adolescência.
A suspeita é feita pelos próprios pais, pelo pediatra ou, às vezes, pelo professor de educação física, que notam um desnivelamento dos ombros, ou que a postura é ruim quando a criança fica em pé ou mesmo sentada.
Desvios às vezes não doem
É muito importante, portanto, os pais ficarem atentos e observarem a criança sem camisa/blusa, pois qualquer destes sinais acima pode ser indicativo de desvio na coluna.
Um detalhe é que os desvios da coluna vertebral na criança, em geral, não causam dor. É fundamental o médico diferenciar os reais desvios da coluna daqueles desvios que chamamos de “posturais”, nos quais a postura da criança ou adolescente é ruim, porém a coluna é normal.
Através do exame radiográfico é possível medirmos esses desvios, o que é muito importante para separarmos os casos leves dos casos mais graves e para o acompanhamento da criança após a instituição do tratamento.