A avaliação vascular pré-operatória é muito importante para a segurança de uma cirurgia ortopédica, por isso o Instituto Wilson Mello conta com um médico especialista vascular para fazer essa avaliação nos pacientes que serão operados.
O médico Dr. Daniel Hachul Moreno é o responsável por esse atendimento e explica que durante a consulta é feito um rastreamento de fatores de risco para Trombose Venosa Profunda (TVP) e Tromboembolismo Pulmonar (TEP) através da história clínica do paciente, além do doppler arterial e venoso, um tipo de ultrassonografia que avalia possíveis problemas circulatórios nos membros inferiores e superiores do corpo.
“Com a ultrassonografia conseguimos identificar se há alguma alteração anatômica nas artérias e veias e somada à história clínica estratificamos o risco de trombose, orientando os cirurgiões também na prevenção, como a dosagem e a periodicidade do uso de anticoagulante e a prescrição de meias elásticas, por exemplo.”
O mais importante, segundo ele, é a individualização da profilaxia preventiva, pois a avaliação possibilita saber com mais exatidão os riscos que cada paciente apresenta. “TVP e TEP são potenciais complicações graves relacionadas às cirurgias ortopédicas que podem ser evitadas”, enfatiza.
Vale destacar que estudos mostram que o risco de uma trombose em prótese de joelho, por exemplo, é menor que 1%. Todo esse cuidado demonstra a preocupação do Instituto Wilson Mello em garantir o melhor atendimento aos seus pacientes.