Dr. Gustavo Constantino – O tratamento conservador da artrose tem como objetivo diminuir a progressão da doença e seus sintomas por meio de uma variedade de estratégias, considerando controle da dor, reabilitação e mudanças no estilo de vida. Pacientes com quadros de osteoartrite leve e moderada têm maior resultado com o tratamento conservador do que aqueles com quadros avançados da doença.
A dor é um dos sintomas mais incômodos da artrose do joelho e para controlá-la na abordagem conservadora são incluídas medidas analgésicas, mudanças no estilo de vida, atividade física, fisioterapia, além do uso de órteses e viscossuplementação.
O ortopedista especialista em joelho pode prescrever uso de gelo, acupuntura, analgésicos, anti-inflamatórios não esteroidais e outros medicamentos com efeito analgésico, como antidepressivos e anticonvulsivantes. Condroprotetores e similares também podem ser utilizados – condroitina e glucosamina e colágeno tipo 2.
Viscossuplementação no tratamento da artrose
A viscossuplementação é um tratamento bastante utilizado na Ortopedia para casos leves e moderados de artrose. No procedimento injeta-se ácido hialurônico no joelho afetado, buscando restaurar as propriedades do líquido sinovial, melhorar a função motora e tratar a cartilagem remanescente. É indicada para pessoas com dor persistente no joelho mesmo fazendo o tratamento conservador, pessoas que não podem tomar anti-inflamatórios e aquelas em que a cirurgia não é uma opção ou que gostariam de adiá-la.
O procedimento é feito no consultório com anestesia local. A aplicação dura apenas alguns minutos, o paciente sai andando e não é necessário usar muletas ou permanecer em repouso. A depender do produto, aplica-se uma vez por semana durante três a cinco semanas, ou em aplicação única.
O efeito mecânico e anti-inflamatório do ácido hialurônico pode ser percebido logo após a aplicação, mas o efeito condroprotetor aparece em cerca de um mês. Os resultados duram de seis meses a um ano, mas é possível sentir um alívio por até três anos.
Estilo de vida e artrose
O estilo de vida do paciente também desempenha importante papel no tratamento da artrose e inclui alterações na rotina e no estilo de vida:
– Controle de peso corporal, visto que o excesso de peso coloca uma carga adicional sobre as articulações, piorando os sintomas;
– Nutrição adequada: é importante uma dieta rica em nutrientes essenciais (vitamina D, cálcio, ácidos graxos) para melhorar a saúde das articulações e reduzir os processos inflamatórios;
– Atividade física regular para fortalecimento dos músculos ao redor do joelho, com exercícios
de baixo impacto (natação, ciclismo e caminhada).
– Alongamento e mobilização articular para melhorar a flexibilidade e mobilidade, reduzindo o desconforto e a rigidez articular.
É fundamental contar com ajuda de um ortopedista para que esse processo seja feito de maneira individualizada, como ocorre no Instituto Wilson Mello.
Dr. Gustavo Constantino é ortopedista e cirurgião de joelho da equipe do Instituto Wilson Mello.



