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Overtraining: O que é, sintomas e cuidados

OVERTRAINING

Dr. Daniel Guedes

Sabemos que muitos atletas tendem a forçar seus limites quando querem melhorar a performance, mas o treinamento repetitivo e extenuante sem recuperação adequada pode causar um impacto negativo: a síndrome do overtraining, que pode incluir fadiga, dor, declínio no desempenho e possíveis lesões.

O overtraining ocorre quando o atleta ignora os sinais de esgotamento que acontece após vários dias consecutivos de treinamento intenso e continua treinando, pois acredita que a fraqueza ou o baixo desempenho indicam a necessidade de um treinamento ainda mais forte.

A recuperação total do overtraining é difícil e pode exigir semanas ou meses de descanso, o que é muito ruim para um atleta. Por isso é importante tomar alguns cuidados para evitar o overtraining:

  • Equilibrar o treinamento com o tempo de recuperação. O descanso adequado não é sinal de fraqueza. Um atleta precisa de pelo menos um dia completo de descanso durante a semana.
  • Se o treino é para uma competição/prova específica, alternar dias difíceis e fáceis.
  • Aumentar a quantidade e a intensidade do treinamento gradualmente.
  • Reconhecer quando o treino está exagerado: ficar obcecado por treinar, se exercitar apesar das lesões ou da dor, ou se sentir culpado por passar um dia sem exercícios vigorosos, é um sinal de alerta.
  • Certificar-se de que está consumindo calorias e nutrientes suficientes. A ingestão de calorias deve cobrir o que o corpo precisa para treinamento e reparação muscular, por isso é essencial ter o acompanhamento de um nutricionista.
  • Beber muita água, pois a desidratação contribui para a fadiga muscular.
  • Dormir bem para recuperar as energias.

Praticar esporte é saudável, mas quando o exagero coloca em risco a saúde é preciso atenção!

Dr. Daniel Guedes é ortopedista especialista em Medicina Esportiva da equipe do Instituto Wilson Mello.

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