Dr. Mustafa Zoghbi – O piriforme é um músculo pequeno da região glútea que se estende do osso sacro até o fêmur e tem um papel importante na movimentação e no nivelamento dos quadris.
A síndrome do Piriforme causa dor na região glútea, podendo irradiar para a região posterior da coxa e para a lateral dos pés e pernas. Outros sintomas podem ser dor ao descer e subir escadas, sensação de formigamento ou dormência nas nádegas, espasmos e tensão na região do músculo piriforme e aumento do desconforto ao caminhar ou sentar-se.
Alguns fatores de risco incluem: sexo feminino, lesões no quadril ou quedas, longos períodos sentado, anormalidade anatômica, trauma na região glútea e atividades repetitivas com as pernas ou com o quadril (ciclismo e corrida).
Tratamento da Síndrome do Piriforme
O tratamento conservador é o mais indicado, com resultados positivos em boa parte dos casos, com gelo e anti-inflamatório nas fases agudas. Se a dor não passar, é preciso consultar um especialista em quadril para o tratamento, incluindo:
• Métodos analgésicos (fisioterapia, acupuntura e ondas de choque) para alívio da dor, seguidos de fortalecimento para prevenir futuras lesões.
• Avaliação biomecânica da corrida e de possíveis desequilíbrios na força muscular.
• Órtese para correção da pronação excessiva (pé rotacional para dentro ao tocar o solo).
• Infiltração para casos refratários, podendo ser seguida de procedimentos mais invasivos.
Em casos raros e graves pode ser necessária cirurgia de descompressão do músculo, para reduzir a tensão sob o músculo piriforme e descomprimir o nervo ciático.
Prevenção da Síndrome do Piriforme
É possível prevenir a Síndrome do Piriforme com bons hábitos, como exercícios de alongamentos, evitar permanecer sentado por longos períodos, além de fortalecimento muscular para atletas que realizam atividades intensas e de alto impacto. Os atletas devem evitar treinos de corrida em superfícies inclinadas e alternar a direção na pista ocasionalmente, fazendo aquecimento antes do treino, com exercícios que ajudam a despertar os glúteos.