Dr. Gustavo Constantino
O sobrepeso é o principal problema relacionado à artrose, pois a presença de células de gordura no corpo produz diversas enzimas inflamatórias (citocinas, adipocinas etc). E tudo o que envolve inflamação piora a artrose, considerando que há um “maior ataque” à cartilagem e a pessoa possui maior gordura sistêmica, que pode causar ainda pressão alta, diabetes, colesterol alto, AVC, infarto, dentre outras doenças.
A prevenção da artrose está ligada ao controle dos fatores de risco que a causam, com destaque para o sobrepeso (e principalmente a obesidade) e o sedentarismo. Perder alguns quilos, portanto, diminui a pressão sobre os joelhos, reduzindo a dor e melhorando a capacidade funcional.
Uma dieta equilibrada e rica em nutrientes pode ajudar a manter um peso saudável e fornecer os nutrientes necessários para manter as articulações em bom estado. Além disso, é importante movimentar-se.
Dicas para emagrecimento saudável:
– Beber muita água.
– Não exagerar no consumo de nenhum tipo de alimento (o prato deve ser equilibrado e colorido).
– Evitar dietas malucas e o efeito sanfona.
– Incluir alimentos in natura, fibras, alimentos integrais, verduras, frutas e legumes.
– Alimentar-se mais pela manhã e fazer refeições leves à noite, evitando carboidratos.
– Tomar cuidado com o excesso de frutas no suco, preferir a fruta in natura.
– Comer apenas quando tiver fome, não por impulso.
– Evitar ter em casa alimentos pouco saudáveis, como doces e processados.
– Não beber refrigerantes, cerca de 1/3 de um copo é puro açúcar.
Muita gente tem dificuldade em emagrecer, não é um processo fácil, requer esforço e atitude. É uma mudança de hábito para a vida toda, e para o tratamento da artrose é fundamental unir exercício e dieta.
Dr. Gustavo Constantino é ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho e Tratamento da Artrose da equipe do Instituto Wilson Mello, de Campinas.