O Dr. Wilson Mello recebeu uma linda homenagem por sua contribuição ao desenvolvimento da Cirurgia do Joelho no Brasil, durante o evento que marcou o aniversário de 40 anos da SBCJ (Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho), ocorrido nos dias 2 e 3 de junho, em São Paulo/SP.
Dr. Mello foi o quarto presidente da SBCJ no período de 1994 a 1996 e fez uma apresentação sobre o que viveu na Cirurgia do Joelho nestes 40 anos, como a fundação da Sociedade e o legado na divulgação da cirurgia artroscópica no país através do treinamento de ortopedistas. “Nas décadas de 1980 e 1990, recebi 271 ortopedistas em Campinas para treinamento em artroscopia do joelho”, relembrou.
Ele ressaltou ainda o programa de R4 da PUC-Campinas criado em 2005, onde se formaram 27 cirurgiões do joelho num serviço combinado que inclui o Hospital PUC-Campinas, o Instituto Wilson Mello e a Clínica Nunes de Ortopedia e Traumatologia, liderada pelo Dr. José Francisco Nunes.
Sociedade forte
Sobre a pujança da SBCJ, falou que desde o início a ideia era de uma sociedade forte que estimulasse a formação de líderes, a independência de cada diretoria e a participação do conselho consultivo, do qual ele e todos os ex-presidentes fazem parte.
Além disso, agradeceu a amizade construída desde o início com os também ex-presidentes Gilberto Luis Camanho e Neylor Lasmar, os colegas que treinaram em Campinas com os quais pôde aprender e compartilhar sua experiência e os residentes pelo estímulo ao estudo e à pesquisa.
Grupo do Joelho de Campinas
Destacou ainda a importância do Grupo de Estudo do Joelho de Campinas, que ao longo de mais de quatro décadas se mantém atuante, reunindo mensalmente colegas de Campinas e região para discutir e aprender sobre a Cirurgia do Joelho, além do tradicional Curso de Cirurgia do Joelho de Campinas, o Joca, que é referência no Brasil.