Dr. Daniel Guedes
O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é o ligamento responsável pela estabilidade do joelho, principalmente nos mecanismos de rotação da articulação. Por isso, é comum ocorrer lesões do LCA em atletas, sendo as mulheres mais suscetíveis.
Isso ocorre porque as mulheres possuem características anatômicas que colaboram para o aumento do risco desse tipo de lesão. As diferenças na mecânica dos movimentos (corrida e marcha) e no controle neuromuscular (as mulheres demoram mais tempo para estabilizar o joelho), além de fatores hormonais, fazem parte das causas para o maior número de mulheres com lesões no Ligamento Cruzado Anterior.
Fatores anatômicos
Os fatores anatômicos são o espaço intercondilar (onde o LCA está) das mulheres é mais estreito do que o dos homens, limitando a mobilidade do ligamento e favorecendo o impacto. Além disso, a mulher tem a bacia mais larga, o que atrapalha o alinhamento dos joelhos e do quadril.
Alguns estudos científicos sugerem que os fatores hormonais relacionados ao ciclo menstrual influem nas lesões, pois o LCA teria maior risco de lesão durante a primeira metade do ciclo (fase pré-ovulatória).
Portanto, a mulher precisa ter sempre um treinamento adequado para praticar esportes e, assim, evitar lesões.
Dr. Daniel Guedes é ortopedista especialista em Medicina Esportiva.