Dr. Gustavo Constantino – A osteoartrite do joelho ou artrose é uma doença que pode causar rigidez nas articulações, dores, inflamação, inchaço e perda de mobilidade.
Nas pessoas que sofrem com a doença, além desses sintomas existe também o medo de praticar exercícios e piorar a condição. O que não é verdade, pois a atividade física pode ajudar a aliviar os sintomas da artrose que, embora não tenha cura, dispõe de tratamentos para aliviar seus sintomas e melhorar a qualidade de vida.
Uma pesquisa da Universidade do Sul da Austrália (https://journals.lww.com/pain/abstract/2024/09000/people_with_painful_knee_osteoarthritis_hold.16.aspx) mostrou que 69% das pessoas entrevistadas acreditavam que o exercício físico era perigoso para quem tem dor no joelho.
O estudo procurou entender o porquê deste medo inconsciente de realizar exercícios e achar que isso pode piorar as dores. O estudo australiano vai na contramão do pensamento dos que acreditam que quem tem dor no joelho não deve se exercitar, mostrando que a prática rotineira de atividade física com acompanhamento e sem sobrecarga excessiva ameniza os sintomas da artrose ao estimular os músculos da coxa que ajudam a proteger a articulação do joelho.
Exercícios e artrose
Homens e mulheres com artrose no joelho se beneficiam com um programa de exercícios supervisionado, adquirindo melhor status funcional, diminuindo dores e o uso de medicações.
A atividade física ajuda a fortalecer o joelho com cartilagem desgastada, além de combater a depressão e a ansiedade, melhorando também a qualidade do sono, o humor e a autoestima.
Na hora de praticar uma atividade física, as intervenções mais importantes para melhora das articulações incluem fortalecimento muscular, treino de equilíbrio e exercícios aeróbicos de baixo impacto. Outras medidas que podem ajudar incluem modificações na vida diária, como perder peso e usar tênis ou sapato confortável.
Como começar atividade física?
Consultar o ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho é o primeiro passo para a prática segura de exercícios. Ao iniciar a prática de atividade física é preciso também alguns cuidados, como fazer aquecimento e alongamento e aumentar gradativamente as atividades, em vez de acelerar subitamente a intensidade dos exercícios.
Dentre as atividades indicadas para quem sofre com a artrose estão:
Pilates: a prática é acessível a todas as pessoas, desde atleta de alto rendimento até idosos com mobilidade reduzida, crianças, gestantes e deficientes.
Caminhada: a atividade pode melhorar as dores de pacientes com artrose de joelho e quadril.
Ciclismo: andar de bicicleta melhora as funções gerais do corpo, além de ser uma atividade relaxante e auxiliar no condicionamento cardiovascular.
Hidroginástica: a água reduz a pressão sobre as articulações e seus benefícios incluem a melhora do arco de movimento e da flexibilidade, fortalecimento muscular e melhora das funções cardiovasculares.
Natação: é um dos exercícios mais apropriados para quem tem artrose, por ser uma atividade que não oferece impacto, auxiliando o equilíbrio muscular, melhora a postura e a flexibilidade da coluna.
Dança: dançar ajuda na flexibilidade do corpo, aliviando também a rigidez e a dor.
Dr. Gustavo Constantino é cirurgião especialista em joelho e no tratamento da artrose do Instituto Wilson Mello. CRM 112.058 – TEOT: 10.607 – RQE Ortopedia: 116.379