Somos um centro multidisciplinar especializado no aparelho locomotor.

News

O que é a tríade da mulher atleta

Triade da Mulher atleta blog

Dr. Daniel Guedes – Atendo no consultório muitas pacientes com a tríade da mulher atleta, síndrome causada essencialmente pela questão bioenergética. Isso significa que a paciente ingere uma quantidade insuficiente de alimentos para sua demanda física, tendo como consequência alterações na produção de hormônios envolvidos na função menstrual e no metabolismo ósseo.
Se o diagnóstico da tríade da mulher atleta já era uma constante na clínica, piorou com as dietas da moda, como lowcarb e jejum intermitente. A restrição alimentar exigida por essas dietas, aliada a uma rotina de atividade física, potencializa o problema.
E as consequências para a saúde feminina são várias: perda de densidade óssea, fraturas por estresse, osteopenia, osteoporose e maior vulnerabilidade em relação a lesões musculares. Além disso, ocorrem irregularidades na menstruação (amenorreia), alteração de humor, sensação de cansaço e fraqueza.
A melhor forma de prevenir a tríade é manter uma alimentação saudável e equilibrada com o objetivo de evitar disfunções. Nas consultas, recomendo sempre o acompanhamento de nutricionista/nutrólogo para realizar processos de emagrecimento e reeducação alimentar de forma segura.
Por ser uma síndrome, o tratamento da tríade da mulher atleta envolve vários profissionais especialistas, como ortopedista, fisioterapeuta, nutricionista, ginecologista, psiquiatra e psicólogo.
O recado principal às mulheres é para não radicalizar nas dietas e nem nas atividades físicas!
Dr. Daniel Guedes é ortopedista especialista em Medicina Esportiva da equipe do Instituto Wilson Mello.

Ebook

• E-book Gratuito •

Saiba como escolher um ortopedista em Campinas/SP.

Instituto Wilson Mello
LOCALIZAÇÃO
Rua José Rocha Bonfim, 214
Ed. Chicago, Jd. Santa Genebra |
Campinas | SP – CEP: 13080-658
ATENDIMENTO
(19) 3708-9999
contato@iwmello.com.br

© Instituto Wilson Mello - Todos os diretos reservados

Alteração no acesso ao Instituto Wilson Mello.

Foi fechada a passagem inferior do Km 140 da Rodovia D. Pedro.
Confira o novo acesso:
mapa acesso