Somos um centro multidisciplinar especializado no aparelho locomotor.

News

Doença de Dupuytren: O que é e como tratar

DOENÇA DE DUPUYTREN: O QUE É E COMO TRATAR

Dr. Marcos Marcatto

A Doença de Dupuytren é uma condição hereditária, benigna, caracterizada pela contratura progressiva e indolor de um ou mais dedos da mão. Essa contratura acontece devido a alterações fibróticas que ocorrem nos tecidos moles (fáscia) da palma da mão e dos dedos.

Ainda não se conhece o porquê do surgimento desta condição. Entretanto, sabe-se que há um fator genético envolvido e que a condição pode estar associada a diabetes, níveis aumentados de colesterol, tabagismo, abuso de álcool e uso de medicação anticonvulsivante.

A contratura é mais comum em homens do que em mulheres, e aparece geralmente após os 40 anos de idade. Quando a doença acomete pessoas mais jovens, costuma apresentar-se de forma mais grave.
O primeiro sinal da doença normalmente é o surgimento de um nódulo na palma da mão, próximo ao dedo da aliança ou do dedo mínimo, podendo ser confundido com um calo.

Com o decorrer do tempo podem surgir outros nódulos, provocando a contração dos tecidos moles da palma e dos dedos, impedindo o paciente de esticar os dedos acometidos.
Infelizmente, não existe ainda tratamento efetivo para a Doença de Dupuytren. Por isso, o tratamento deve ser individualizado, baseado nos fatores de risco que o paciente apresenta e no histórico da doença.
Dentre os tratamentos possíveis estão o tratamento conservador, quando não há a contratura dos dedos, a liberação dos tecidos moles ou ainda a retirada do tecido doente por meio cirúrgico.

Dr. Marcos Marcatto é médico ortopedista especialista em Cirurgia da Mão e Microcirurgia da equipe do Instituto Wilson Mello.

Ebook

• E-book Gratuito •

Saiba como escolher um ortopedista em Campinas/SP.

Instituto Wilson Mello
LOCALIZAÇÃO
Rua José Rocha Bonfim, 214
Ed. Chicago, Jd. Santa Genebra |
Campinas | SP – CEP: 13080-658
ATENDIMENTO
(19) 3708-9999
contato@iwmello.com.br

© Instituto Wilson Mello - Todos os diretos reservados

Alteração no acesso ao Instituto Wilson Mello.

Foi fechada a passagem inferior do Km 140 da Rodovia D. Pedro.
Confira o novo acesso:
mapa acesso