Somos um centro multidisciplinar especializado no aparelho locomotor.

News

Displasia do desenvolvimento do quadril (DDQ)

DISPLASIA DO DESENVOLVIMENTO DO QUADRIL

Dra. Ana Gabriela S. Cuoghi

Já escrevi aqui sobre as patologias do joelho na criança e hoje falo sobre o quadril. Na infância, uma das patologias mais comuns é a Displasia do Desenvolvimento do Quadril (DDQ).

A DDQ é mais frequente nas meninas (80% dos casos) e, embora suas causas não sejam tão conhecidas, sabe-se que há um fator genético (história familiar) e que também está relacionada à má posição intrauterina do feto, que dificulta o desenvolvimento adequado do acetábulo (“encaixe da bacia”), tornando a cobertura da cabeça do fêmur insuficiente.

É muito importante que os recém-nascidos sejam avaliados para detectar a DDQ, pois ela costuma ser indolor. Se forem constatados sinais clínicos da displasia, é necessária uma investigação por imagem.
Em relação ao tratamento, quanto mais precoce for feito o diagnóstico e menor a gravidade da displasia, melhores são as chances de um bom resultado.

O tratamento inicial é com órtese (suspensório de Pavlik), podendo evoluir para aparelho gessado e às vezes cirurgia, em casos mais graves. O objetivo principal do tratamento é manter o quadril bem centralizado.

A dica aos pais e responsáveis é que a criança seja sempre acompanhada por um ortopedista pediátrico para que patologias como essa possam ser descobertas precocemente e tratadas da melhor forma possível.

Dra. Ana Gabriela S. Cuoghi é ortopedista pediátrica da equipe do Instituto Wilson Mello.

Ebook

• E-book Gratuito •

Saiba como escolher um ortopedista em Campinas/SP.

Instituto Wilson Mello
LOCALIZAÇÃO
Rua José Rocha Bonfim, 214
Ed. Chicago, Jd. Santa Genebra |
Campinas | SP – CEP: 13080-658
ATENDIMENTO
(19) 3708-9999
contato@iwmello.com.br

© Instituto Wilson Mello - Todos os diretos reservados

Alteração no acesso ao Instituto Wilson Mello.

Foi fechada a passagem inferior do Km 140 da Rodovia D. Pedro.
Confira o novo acesso:
mapa acesso