Dr. Guilherme Gracitelli – A condromalácia patelar ocorre por uma sobrecarga que acomete a articulação patelofemoral (articulação entre o fêmur e a patela) e consequentemente atinge a cartilagem da patela. A condromalácia significa o amolecimento dessa cartilagem.
Os sintomas são dor, desconforto ou pressão na parte anterior do joelho enquanto sentado. Quando o joelho está esticado a dor é aliviada. É comum observar rangidos ou estalidos, muitas vezes audíveis, após dobrar ou esticar o joelho.
Causas da condromalácia
As causas da condromalácia patelar são desequilíbrios de forças atuantes na articulação patelofemoral. Esses desequilíbrios podem ser causados por algumas patologias, entre elas pé pronado, supinado, joelho arqueado (geno varo), joelho em X (joelho valgo), alteração na rotação do fêmur e tíbia, malformação do fêmur ou patela. Além disso, pessoas que passam muito tempo sentadas, agachadas ou ajoelhadas têm maior predisposição à condromalácia patelar.
Tratamento
O tratamento inclui fisioterapia focada no fortalecimento muscular e alongamento dos músculos e tendões da região posterior do membro inferior.
A cirurgia é um tratamento indicado apenas quando são identificadas grandes alterações na região patelar.
Em caso de qualquer sintoma procure um ortopedista especialista.
Dr. Guilherme Gracitelli é médico ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho e atende no Instituto Wilson Mello e em São Paulo/SP (www.guilhermegracitelli.com.br)