Dr. Daniel Guedes – Começo de ano é o momento de realizar o check-up esportivo, avaliação recomendada para quem deseja iniciar uma atividade física, retomá-la após um período sedentário, ou para quem deseja melhorar seu rendimento no esporte.
No check-up, nossa maior preocupação é com a saúde cardíaca do paciente por ser o coração o órgão mais exigido durante os exercícios, e estudos mostram que algumas condições de saúde pré-existentes podem aparecer ou piorar com o exercício, por isso a grande importância de uma avaliação completa tanto cardíaca quanto ortopédica.
Já para os atletas, o check-up é essencial para fornecer dados precisos das condições de saúde e funcionais que irão ajudar a programar o treinamento de forma mais adequada e eficiente.
Tipos de check-up esportivo
A avaliação mais simples consiste de eletrocardiograma e uma consulta médica, enquanto o check-up completo inclui uma consulta de avaliação e um planejamento de exames específicos de acordo com o exercício que a pessoa pretende realizar.
Os testes indicados são:
Eletrocardiograma: pode identificar atividades anormais do coração como isquemia, arritmias e outras alterações da frequência cardíaca.
Ecocardiograma: detecta anomalias ou alterações.
Teste Ergométrico: identifica potenciais alterações durante o esforço físico. Segundo um estudo alemão1, o teste ergométrico é uma parte essencial do check-up médico esportivo anual para atletas competitivos. Além disso, o teste cardiopulmonar também é adequado para determinar o consumo máximo de oxigênio e para entender melhor as questões relacionadas à capacidade de exercício.
Outros Exames: exames laboratoriais podem trazer informações essenciais e, além do hemograma, devem ser analisados ácido úrico, sódio e potássio, glicemia, colesterol e triglicérides, ferritina, TSH e outros hormônios.
Avaliação funcional
No Instituto Wilson Mello, na avaliação funcional de atletas são feitos:
Teste de força, resistência e potência para os segmentos corporais
Teste de amplitude de movimento e flexibilidade para os segmentos corporais
Controle motor
Postura
Análise de padrão de execução do movimento
Avaliação do alinhamento de pé e tornozelo
Quanto à performance, são feitos:
Vo2max
Testes de agilidade
Qualidade da contração
Testes de velocidade máxima e sprints
Segundo o American College of Sports Medicine, o check-up deve ser realizado se a pessoa apresentar ao menos duas das seguintes situações:
- Pessoa do sexo masculino e ter mais de 45 anos e do sexo feminino acima de 55 anos
- Pessoa com antecedentes familiares de patologias cardiovasculares antes dos 55 anos
- Pessoa fumante ou que deixou de fumar há menos de seis meses
- Pessoa que não pratica exercício físico há no mínimo três meses
- Pessoa com excesso de peso ou obesidade
- Pessoa com níveis elevados de colesterol
- Pessoa com hipertensão arterial
Com esses exames e o acompanhamento do médico do esporte, a pessoa poderá realizar sua atividade de forma segura e com melhora da saúde e da qualidade de vida.
Referências
- Weichenberger M, Esefeld K, Müller S. Exercise testing in top athletes. Herzschrittmacherther Elektrophysiol. 2023 Mar;34(1):19-25. Epub 2023 Jan 24.
Dr. Daniel Guedes é médico ortopedista especialista em Medicina do Esporte da equipe do Instituto Wilson Mello.