Somos um centro multidisciplinar especializado no aparelho locomotor.

News

Artrose: Quais exercícios evitar?

idosos exercicio artrose blog

Dr. Gustavo Constantino de Campos

O melhor exercício para a artrose é a bicicleta, e hoje falo sobre os exercícios que os pacientes devem evitar para não aumentar a artrose devido à sobrecarga do joelho:

High Intensity Interval Training ou o famoso “tiro”: é um treinamento com alta sobrecarga por um curto período e depois descanso. O tiro é uma sobrecarga. Esse tipo de treino é bom para quem precisa ganhar desempenho, mas quem tem artrose de joelho não pode fazer, devido à alta intensidade que machuca o joelho e gera dor.

Exercícios funcionais como o avanço: a carga colocada no joelho é muito alta nesse tipo de exercício e merece atenção. Além disso, os exercícios funcionais livres exigem maior controle motor e equilíbrio, o que os tornam mais difíceis e perigosos para quem possui artrose.

Quem tem artrose tem mais segurança em aparelhos como leg press e cadeira extensora.
Isometria com o joelho dobrado: consiste em ficar parado no mesmo lugar fazendo força. Um exemplo é a famosa “cadeirinha” que gera pressão entre a patela e o fêmur, causando sobrecarga muscular.
Importante: os exercícios de isometria com o joelho esticado são indicados e não apresentam riscos para a artrose de joelho.

Dr. Gustavo Constantino de Campos é ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho e Tratamento da Artrose da equipe do Instituto Wilson Mello.

Ebook

• E-book Gratuito •

Saiba como escolher um ortopedista em Campinas/SP.

Instituto Wilson Mello
LOCALIZAÇÃO
Rua José Rocha Bonfim, 214
Ed. Chicago, Jd. Santa Genebra |
Campinas | SP – CEP: 13080-658
ATENDIMENTO
(19) 3708-9999
contato@iwmello.com.br

© Instituto Wilson Mello - Todos os diretos reservados

Alteração no acesso ao Instituto Wilson Mello.

Foi fechada a passagem inferior do Km 140 da Rodovia D. Pedro.
Confira o novo acesso:
mapa acesso