Dr. Wilson Mello
A Artroplastia Total de Joelho (ATJ), também chamada de Prótese Total de Joelho (PTJ), é uma cirurgia para o tratamento de quadros severos de osteoartrite (artrose) que falharam com o tratamento conservador. É a substituição da articulação do joelho desgastada pela artrose por uma prótese metálica.
A ATJ é uma das mais importantes cirurgias da atualidade, pois tem um impacto significativo na vida das pessoas pela melhora da dor e função e pela recuperação de seu bem-estar. Sua realização em pacientes com mais de 80 anos vem se tornando mais frequente na prática do cirurgião do joelho, e com o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da população deve-se tornar ainda mais comum devido à busca crescente por melhor qualidade de vida.
Dor, deformidades e limitação de movimentos
A cirurgia é indicada quando o paciente apresenta dor de forte intensidade, inclusive em repouso, incapacidade de andar e realizar as tarefas da vida diária e deformidade nas pernas, tendo já sido submetido ao tratamento conservador disponível.
Não existe limite de idade para a cirurgia de prótese, contudo o risco cirúrgico precisa ser estimado em conjunto com o anestesista levando-se em consideração as condições de saúde do paciente, independentemente da idade cronológica.
A artrose é mais comum em mulheres
A Artroplastia Total de Joelho é uma cirurgia mais comum entre as mulheres com mais de 60 anos porque a artrose de joelho é mais frequente no sexo feminino. A deficiência do hormônio estrógeno provocada pela menopausa é o que contribui para isso, além de outros fatores provavelmente envolvidos, como a menor força muscular.
O tempo de retorno às atividades normais após a cirurgia depende de cada paciente, pois além de o corpo humano responder a uma intervenção de formas diferentes a artrose não é a mesma em todas as pessoas. Em geral, porém, o paciente já sai andando do hospital, e provavelmente dentro de poucos meses poderá voltar às atividades diárias, desde que faça reabilitação de forma adequada.