Somos um centro multidisciplinar especializado no aparelho locomotor.

News

Por que devemos avaliar bem as lesões que envolvem o ligamento cruzado anterior do joelho?

Dr. Guilherme Gracitelli

O LCA (ligamento cruzado anterior) é a estrutura que conecta os ossos do fêmur e da tíbia. Esse ligamento é responsável pela estabilidade do joelho, principalmente nos mecanismos de rotação da articulação. Em decorrência disso, é um dos ligamentos mais frequentemente lesionados durante práticas esportivas, especialmente no futebol.

Os mecanismos mais comuns de lesão do ligamento cruzado anterior do joelho ocorrem com rotação do joelho com o pé fixo no chão. O trauma pode ocorrer com contato direto do adversário, ou mesmo ocorrer com rotação do joelho sem contato algum. Outro mecanismo possível é quando o atleta estica demais o joelho (hiperextensão) frequentemente quando o atleta “fura” uma bola e chuta no ar.

Sintomas

Os estudos mostram que mais de 90% das pessoas que lesionam o LCA sentem ou até ouvem um estalo no joelho no momento da lesão. Após o trauma, o atleta não consegue retornar para a prática e em poucos minutos o joelho apresenta-se bastante inchado. Depois da torção, recomenda-se que o paciente não pise no chão, faça gelo por 15-20 minutos e procure um especialista.

Os sintomas da lesão, além de inchaço local e dor, incluem ainda amplitude de movimento reduzida e desconforto ao caminhar. O diagnóstico é feito a partir de exame físico, exame de imagem (radiografias) e histórico do paciente.

Tratamento

O tratamento varia de acordo com as necessidades do paciente, normalmente atletas precisam fazer cirurgia, enquanto pessoas comuns que não realizam muitas atividades físicas conseguem viver naturalmente. Além disso, é indicado, na maioria das vezes, acompanhamento com um fisioterapeuta para restaurar as funções do joelho e fortalecer os músculos ao seu redor.

O tratamento cirúrgico consiste na cirurgia por artroscopia (por vídeo minimamente invasiva) em que um enxerto é colocado no lugar do rompimento. Esse enxerto pode ser de alguns tipos, entre eles, isquitibiais (Semitendíneo e Grácil), tendão patelar (parte central do patelar), tendão de doadores. O enxerto deve ser escolhido através das necessidades do paciente e devem ser considerados diversos fatores (lesões associadas, tipo de prática esportiva e tendinites, entre outros).

Ao sinal de uma lesão de joelho, procure sempre um especialista.

Dr. Guilherme Gracitelli é ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho e atende no Instituto Wilson Mello, em Campinas, e em São Paulo (http://www.guilhermegracitelli.com/)

Ebook

• E-book Gratuito •

Saiba como escolher um ortopedista em Campinas/SP.

Instituto Wilson Mello
LOCALIZAÇÃO
Rua José Rocha Bonfim, 214
Ed. Chicago, Jd. Santa Genebra |
Campinas | SP – CEP: 13080-658
ATENDIMENTO
(19) 3708-9999
contato@iwmello.com.br

© Instituto Wilson Mello - Todos os diretos reservados

Alteração no acesso ao Instituto Wilson Mello.

Foi fechada a passagem inferior do Km 140 da Rodovia D. Pedro.
Confira o novo acesso:
mapa acesso