Dra. Ana Gabriela S. Cuoghi
Embora a maioria dos problemas de joelho ocorra em pacientes adultos e idosos, as crianças também podem apresentar patologias do joelho, normalmente congênitas e características do desenvolvimento infantil.
Alguns problemas comuns no joelho das crianças são:
Joelho em valgo e joelho em varo:
Essas patologias estão relacionadas ao alinhamento dos joelhos. Os joelhos em valgo são menos comuns e apresentam joelhos voltados para dentro, já nos joelhos em varo as pernas parecem arqueadas na altura do joelho, o que faz com que os joelhos fiquem mais afastados.
Infecções ósseas:
Há dois tipos mais comuns, a osteomielite e a pioartrite. A osteomielite é uma infecção do osso de origem bacteriana. A criança com essa doença apresenta dor local, edema, eritema e sinais clássicos de infecção, como febre. A pioartrite também é uma infecção causada por bactérias, porém acomete articulações e as regiões mais frequentes são tornozelo, joelho, quadril, cotovelo e ombro.
Luxação da patela:
Essa lesão pode ser causada por hipotonia (diminuição do tônus muscular), trauma ou instabilidade ligamentar.
Em qualquer sinal de dor, deformidade ou suspeita de patologia no joelho em criança procure um ortopedista pediátrico para fazer o diagnóstico correto e o tratamento adequado.
Dra. Ana Gabriela Santana Cuoghi é ortopedista especialista em Ortopedia Pediátrica da equipe do Instituto Wilson Mello.