Dr. Gustavo Constantino – Manter os joelhos alinhados é necessário para equilibrar as cargas durante o movimento. Desalinhamentos como joelho valgo ou joelho varo concentram pressão em áreas da articulação, desgastando a cartilagem e aumentando o risco de artrose.
Além de comprometer a estabilidade articular, esses desalinhamentos dificultam movimentos básicos, causam inflamações e podem levar a dores em outras partes do corpo. Quando compromete a função ou provoca dor intensa, a intervenção cirúrgica é a melhor solução.
A maioria das pessoas têm os joelhos com alinhamento neutro, mas pequenas variações são comuns, e joelhos com até 5 graus de desvio para dentro ou para fora ainda podem ser considerados com alinhamento neutro.
Joelho valgo ou joelho em X é aquele que tem um desvio da articulação para dentro com relação à linha central do membro, com joelhos mais próximos um do outro e pés mais afastados.
Joelho varo ou joelho arqueado é aquele que tem um desvio da articulação para fora com relação à linha central do membro, onde os joelhos estão mais afastados um do outro.
Causas do joelho desalinhado
O joelho valgo e o joelho varo podem ser causados por diversos fatores. Entre as causas principais estão genética e defeitos congênitos, dificuldades de crescimento em crianças, traumas, obesidade, artrose, mudanças biomecânicas e inflamações e distúrbios neuromusculares.
Quais indicações para correção cirúrgica?
São características de casos que podem precisar de cirurgia de correção, principalmente quando fisioterapia e uso de órteses não proporcionam um alívio eficaz:
• Desalinhamentos intensos e dor
• Limitações e restrições funcionais
• Progressão do desalinhamento
• Presença de lesões adicionais que não podem ser tratadas com o joelho desalinhado
O procedimento cirúrgico para corrigir joelho valgo ou joelho varo pode ser realizado por osteotomia para manter a articulação natural (desalinhamento sem danos significativos, normalmente em pacientes mais jovens) ou artroplastia (um desgaste severo na articulação, como ocorre em situações de artrose em estágio avançado).
A cirurgia de correção tem bom prognóstico
Os prognósticos a longo prazo após a cirurgia para corrigir joelho valgo ou varo são bastante promissores e incluem: diminuição da dor, progresso na mobilidade, estabilidade articular, evitar complicações, durabilidade dos resultados e melhor qualidade de vida.
Sem tratamento, as complicações do joelho valgo ou varo podem evoluir para artrose avançada e perda de mobilidade. Identificar e tratar o problema o quanto antes é fundamental para preservar as articulações e a qualidade de vida.
Dr. Gustavo Constantino é ortopedista e cirurgião do joelho da equipe do Instituto Wilson Mello.
CRM 112.058 – TEOT: 10.607 – RQE Ortopedia: 116.379