Instituto Wilson Mello

APRESENTAÇÃO 
A “Certificação Internacional Avançada em Reabilitação da Coluna Baseada no Sistema Subgrupos” nasceu da empolgação de uma equipe de profissionais de fisioterapia do Instituto Wilson Mello, em Campinas, SP, em vista dos resultados clínicos obtidos com o uso da abordagem de “subgrupos”. Ao acreditar que o sistema emprega o perfeito conceito da prática baseada em evidência, o Núcleo de Estudos e Pesquisa do Instituto Wilson Mello resolveu disseminar este conhecimento, oferecendo curso de educação continuada para se ensinar o Sistema de Classificação de Subgrupos. A experiência de realizar 3 cursos de 2 dias de conteúdo sobre o assunto revelou que talvez um treinamento específico no sistema seja necessário para que haja uma adequada absorção do conteúdo e aplicabilidade prática. Mas para ensinar o raciocínio clínico perfeito, além do conteúdo científico, era necessário ter o apoio dos criadores do sistema, a equipe de professores associados do departamento de fisioterapia da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

A primeira reunião com Michael Timko, professor da Universidade de Pittsburgh, foi o primeiro passo para expor a ideia e a vontade de realizar esse sonho. Logo de início, por ser um defensor do sistema, Dr. Timko apoiou a ideia e orquestrou todo o processo para que tudo fosse possível. O segundo passo foi a reunião realizada nos EUA com o criador do Sistema de Subgrupos e chefe do Departamento de Fisioterapia da Universidade de Pittsburgh, Dr. Anthony Delitto. Após questionamentos e discussões, Dr. Delitto garantiu que o departamento por ele comandado daria todo o suporte para nosso ideal.

Após 2 anos de viagens internacionais, inúmeras reuniões de longa duração de preparação e desenvolvimento do programa, nasce no ano de 2016 a “Certificação Internacional Avançada em Reabilitação da Coluna Baseada no Sistema Subgrupos”. Uma Certificação oferecida pelo Instituto Wilson Mello, com endosso da Universidade de Pittsburgh.

A CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL 
O programa de certificação internacional está empenhado em revelar e desenvolver a prática baseada em evidências na reabilitação da coluna para fisioterapeutas, clínicos ou pesquisadores, em todo o mundo. Buscamos desenvolver profissionais autônomos altamente qualificados que usem o raciocínio clínico crítico, sejam reflexivos, empáticos e eternos aprendizes. Os graduados desse programa de certificação serão praticantes fundamentados nos princípios da fisioterapia baseada em evidências, hábeis em integrar de forma rápida o conhecimento científico à sua prática clínica, usando uma abordagem única chamada “Sistema de Classificação em Subgrupos”. O curso se baseia em 4 módulos de educação, distribuídos em 18 meses de duração. Em outras palavras, 4 cursos que se completam para construir a certificação. Os módulos 1 e 2 podem ser realizados de forma independente, onde cada módulo não depende ou é pré requisito para o outro. Porém, para realizar o módulo 3, é necessário que o participante tenha feito os módulos 1 e 2; e para realizar o módulo 4, é necessário ter completado os módulos 1, 2 e 3.  Serão 3 módulos de conteúdo teórico e prático e 1 módulo de revisão e avaliação. A Certificação Internacional será recebida após os 4 modúlos concluídos. Todos os módulos contarão com professores da Universidade de Pittsburgh, apontados pela Universidade como os mais adequados para o ensino do método. O módulo de avaliação será baseado em avaliação teórica e prática, com demonstração de raciocínio clínico ao vivo e sob avaliação dos professores internacionais. Para que a certificação seja expedida com sucesso, o participante precisa ter 80% dos pontos avaliados no último módulo. Se não for feito, o participante poderá tentar refazer o módulo sob agendamento.

OBJETIVOS 
• Fornecer um ambiente educacional inovador e consistente para todos os ambientes clínicos e para todos os participantes, através da integração das melhores ferramentas de aprendizagem com a prática clínica profissional avançada. 
• Desenvolver fisioterapeutas que valorizam os princípios da prática baseada em evidências para que os mesmos usem-na em conformidade com sua prática diária. 
• Desenvolver profissionais qualificados no uso da integração de ecléticas técnicas manuais de fisioterapia ortopédica e nos princípios de prática baseada em evidências científicas quando em frente a um cenário de decisão clínica para o tratamento de pacientes com dor na coluna. 
• Desenvolver os profissionais que, com confiança e profissionalismo, interajam com colegas profissionais de saúde (médicos gerais, cirurgiões, enfermeiros, assistentes médicos, etc.). 
• Fornecer uma rota eficiente para recém-formados para se tornarem especialistas, utilizando essa abordagem em pacientes que buscam alta qualidade e tratamento eficiente para dores na coluna.

ESTRUTURA DA CERTIFICAÇÃO 
A certificação é dividida em 4 módulos, conforme apresentado a seguir. Para conhecer o conteúdo programático de cada um deles, basta clicar no respectivo item.

 

Carga horária
126 horas

Público alvo
Fisioterapeutas

Formas de pagamento

Facilidades no pagamento

Parcelamento via PagSeguro – Parcele em até 18x (com juros cobrados pela própria administradora PagSeguro).

Requisitos de admissão

• Todos os candidatos devem possuir uma licença atual e válida (COFFITO) para a prática de fisioterapia em um dos 27 estados brasileiros. Esta licença não deve estar sob suspensão, anulação, estado probatório, ou sujeito a um processo disciplinar ou inquérito.

Pittsburgh
Subgrupos

Este módulo é projetado para melhorar a compreensão e utilização do participante para com a a abordagem de “subgrupos” voltada para as dores lombares. Ênfase será dada aos primeiros níves de decisão clínica usados na abordagem de “subgrupos”, exame clínico detalhado e os subgrupos específicos de classificação para tratamento da dor lombar. Gestão básica de pacientes e modelos de tratamento baseado em terapia manual serão discutidos e ensinados neste módulo. Ele irá combinar a interpretação de conhecimentos científicos básicos com uma abordagem baseada na apresentação de sinais e sintomas, e incorporá-los em um modelo de PBE para desenvolver habilidades de pensamento críticos dinâmicos necessários para completar uma avaliação diferencial de alta qualidade e oferecer o tratamento mais eficaz possível para dores lombares. Este módulo irá também focar em uma comunicação eficaz com o paciente, a entrevista e exame objetivo para identificar sinais e gerar hipóteses clínicas, e os princípios de tratamento (teste / reteste abordagem) usado no modelo de terapia manual.

OBJETIVOS DO MÓDULO 1 
No final do módulo 1, o aluno será capaz de: 
• Entender o impacto da condição de “lombalgia” no mundo, assim como seu dilema a respeito da heterogeneidade de tratamentos oferecidos. 
• Compreender os níveis de decisão clínica que existem na abordagem de “subgrupos” para dor lombar. 
• Compreender e executar um exame físico completo e eficiente para que se possa determinar a classificação do paciente dentro do sistema de “subgrupos” para dor lombar. 
• Comprender os “subgrupos” específicos existentes na dor lombar. 
• Entender e realizar as adequadas técnicas de tratamento para cada subgrupo específico de dor lombar.

PROGRAMAÇÃO - 1º DIA - 08/06/2017
Introduction to TBC

8:00h – 10:00h
LBP (low Back Pain) overview (US vs. Brazil) – Costs and variance of care
Overview of Biopsychosocial component and how it can modify treatment approach

10:00h – 10:15h
Coffee Break

10:15h – 12:15h
Introduction of the TBC concept and First Contact Practioneer – 1st decision making component
Rehab provider Decision making component

12:15h - 13:45h
Lunch time

13:45h –  15:45h
Symptom modulating exam – Standing, Sitting and Supine

15:45h - 16:00h
Coffee Break 

16:00h – 18:00h
Symptom modulating component – Prone – Interpretation, Patterns and Decision Making

PROGRAMAÇÃO - 2º DIA - 09/06/2017
TBC Examination

8:00h – 10:00
Examination Review  (Highlight Movement Testing Rules and Definitions Here)
“Active rest” treatment (Bracing and Taping Considerations)

10:00h - 10:15h
Coffee Break

10:15h – 12:15h
Traction Treatment  (“Self-Exercise” Treatment Here)

12:15h -13:45h
Lunch time

13:45h – 15:45h
“Mobilization” Treatment (Pelvic, Sacral and Lumbar component)

15:45h 16:00h
Coffee Break 

16:00h– 18:00h 
“Self-Exercises” Treatment  (Traction Treatment Here)

PROGRAMAÇÃO - 3º DIA - 10/06/2017
Movement Control Component

8:00h – 10:00h
Examination / Neuromuscular and Muscle skeleton Impairments (Introduce the components of the Movement Control Examination)

Adverse Neural Tension (Slump Testing,--Manipulation of the Thoracic Spine; SLR/Posterior Chain Sensitization—Associated Mobilization;  FNS/Ely’s Test/Anterior Chain Sensitization)

10:00h - 10:15h
Coffee Break

10:15h– 12:15h
Flexibility / Mobility (Ober’s, Thomas, Popliteal Angle—Associated Stretches; Total Body Squat, Seated Hip IR, FABER, Laslett’s Distraction and Thigh Thrust, AROM H/I (hypo) Seated Thoracic Rotation—Associated Mobilizations)

12:15h - 13:45h
Lunch time

13:45h – 15:45h  
Sensory Motor (Seated/Erect Flex and Ext; All 4’s Flex and Ext; Breathing Pattern, Pelvic Clock, Sit to Stand Considerations, Trendelenburg, Step-up/Step-Down)

15:45h - 16:00h
Coffee Break 

16:00h – 18:00h
Stabilization – (AROM H/I (Hyper), Prone instability test, Active SLR with/without Stabilization; Hick’s Criteria, Alon’s Article Test Elements, Trunk MM Activation—Abdominal Hollowing; Prone Unilateral Leg Lift; Pelvic Floor; Hip ABD, IR, ER)

PROGRAMAÇÃO - 4º DIA - 11/06/2017
Functional Optimization and Review

8:00h – 10:00h
Functional optimization component (Leg Length Considerations, Trunk MM Performance—Strength and Endurance; Flexion Synergies, Extension Synergies, Rotational Synergies; Activity, Occupational, Sport Specific Considerations)

10:00h - 10:15h
Coffe Break

10:15h – 12:15h
“Live” patients / Case Examples
Techniques Workshop (Manual Therapy, exam procedures, etc.)

Pittsburgh
Novas datas!

Data do curso
De 08/06/2017 a 11/06/2017

Carga horária
Aproximadamente 31 horas

Público alvo
Fisioterapeutas

Taxa de inscrição
R$ 1.829,00

Formas de pagamento

Facilidades no pagamento

Parcelamento via PagSeguro – Parcele em até 18x (com juros cobrados pela própria administradora PagSeguro).

Inscreva-se Agora!
Vagas Limitadas

Requisitos de admissão

Todos os candidatos devem possuir uma licença atual e válida (COFFITO) para a prática de fisioterapia em um dos 27 estados brasileiros. Esta licença não deve estar sob suspensão, anulação, estado probatório, ou sujeito a um processo disciplinar ou inquérito.

Todos os candidatos devem ter concluído o grau de bacharelado em fisioterapia em uma instituição legalmente apta a fornecer o mesmo. Candidatos que se formaram em uma universidade fora do Brasil devem fornecer uma cópia de sua avaliação de equivalência grau fisioterapia para a admissão.

Pittsburgh
Subgrupos
Inscreva-se Agora!
Vagas Limitadas
Módulo 1 - Curso Internacional de Certificação Subgrupos
Ver fotos

Este módulo é projetado para melhorar a compreensão e utilização do participante para com a abordagem de “subgrupos” voltada para as dores da coluna cervical. Ênfase será dada aos primeiros níves de decisão clínica usados na abordagem de “subgrupos” para dor cervical, exame clínico detalhado e os subgrupos específicos de classificação para tratamento da dor cervical. Semelhante ao módulo 1, a gestão básica de pacientes e modelos de tratamento baseado em terapia manual serão discutidos e ensinados neste módulo. O módulo 2 também objetiva combinar a interpretação de conhecimentos científicos básicos com uma abordagem baseada na apresentação de sinais e sintomas, e incorporá-los em um modelo de PBE para desenvolver habilidades de pensamento críticos dinâmicos necessários para completar uma avaliação diferencial de alta qualidade e oferecer o tratamento mais eficaz possível para dores cervicais. 
Em vista da importância deste aspecto, o módulo 2 irá também focar em uma comunicação eficaz com o paciente, a entrevista e exame objetivo para identificar sinais e gerar hipóteses clínicas, e os princípios de tratamento (teste / reteste abordagem) usado no modelo de terapia manual, assim como feito no módulo 1.

OBJETIVOS DO MÓDULO 2 
No final do módulo 2, o aluno será capaz de: 
• Entender o impacto da condição de “cervicalgia” no mundo assim como seu dilema a respeito da hetereogenidade de tratamentos oferecidos. 
• Compreender os níveis de decisão clínica que existem na abordagem de “subgrupos” para dor cervical. 
• Compreender e executar um exame físico completo e eficiente para que se possa determinar a classificação do paciente dentro do sistema de “subgrupos” para dor cervical. 
• Comprender os “subgrupos” específicos existentes na dor cervical. 
• Entender e realizar as adequadas técnicas de tratamento para cada subgrupo específico de dor cervical.

PROGRAMAÇÃO 1º DIA - 07/09/2017
Introduction to TBC for the neck pain

8:00h – 10:00h
Incidence/ prevalence and Overview of the Neck Pain (US vs. Brazil) – Costs and variance of care
“Risk” Mechanical Treatment and Adverse Reactions
Overview of the clinical model

10:00h – 10:15h
Coffee Break

10:15h – 12:15h
Cervical Trauma / IFOMPT Recommendations (Medical Screening with Lab. associated)

12:15h - 13:45h
Lunch Time

13:45h – 15:45h
“At Risk” signs and symptoms evaluation Principles (Screening for Myelopathy, VBI/Provocative Positional Testing
Upper Cervical (structural/Ligaments/ Stress Radiographs)

15:45h - 16:00h
Coffee Break 

16:00h – 18:00h
Upper Quarter Screen
Differential diagnosis
Patterns (Shoulder, TOS, Cervical, Neural, Thoracic)

PROGRAMAÇÃO 2º DIA - 08/09/2017
Neck TBC Examination

8:00h – 10:00
Specific Cervical Spine Patterns (Overview)
Observation; AROM; Segmental Mobility Assessment; Palpation; Special Tests; Neural Tension
T-Spine Influences

10:00h - 10:15h
Coffee Break

10:15h – 12:15h
Pain Control Subgroup

12:15h -13:45h
Lunch time

13:45h – 15:45h
Centralization Subgroup
Self -Correction
Traction

15:45h 16:00h
Coffee Break 

16:00h– 18:00h 
Mobility Subgroup
Capsular vs Non-Capsular (Flexion and Extension)

PROGRAMAÇÃO 3º DIA - 09/09/2017

8:00h – 10:00h
Headache Subgroup
Types: Migraine, Tension Type, Cluster, Mechanical Cervicogenic
“At risk Headache” – Cervicogenic and Non-Cervicogenic
Upper C-Spine Part 1: Mechanical Exam - RX

10:00h - 10:15h
Coffee Break

10:15h– 12:15h
Upper C-Spine Part 2: Mechanical Exam - RX
Technique Review session

12:15h - 13:45h
Lunch time

13:45h – 15:45h  
Posture- Motor Control Evaluation

15:45h - 16:00h
Coffee Break 

16:00h – 18:00h
Posture – Motor Control Treatment

PROGRAMAÇÃO 4º DIA - 10/09/2017
Functional Optimization and Review

8:00h – 10:00h
Technique Review
Case Study – Live Patient

10:00h - 10:15h
Coffee Break

10:15h – 12:15h
Thoracic Spine: Selected Evaluation and Treatment Techniques.  

Pittsburgh
Novas datas!

Data do curso
De 07/09/2017 a 10/09/2017

Carga horária
Aproximadamente 31 horas

Público alvo
Fisioterapeutas

Taxa de inscrição
R$ 1.829,00

Formas de pagamento

Facilidades no pagamento

Parcelamento via PagSeguro – Parcele em até 18x (com juros cobrados pela própria administradora PagSeguro).

Inscreva-se Agora!
Vagas Limitadas

Requisitos de admissão

• Todos os candidatos devem possuir uma licença atual e válida (COFFITO) para a prática de fisioterapia em um dos 27 estados brasileiros. Esta licença não deve estar sob suspensão, anulação, estado probatório, ou sujeito a um processo disciplinar ou inquérito.

• Todos os candidatos devem ter concluído o grau de bacharelado em fisioterapia em uma instituição legalmente apta a fornecer o mesmo. Candidatos que se formaram em uma universidade fora do Brasil devem fornecer uma cópia de sua avaliação de equivalência grau fisioterapia para a admissão.

Pittsburgh
Subgrupos
Inscreva-se Agora!
Vagas Limitadas

Ver fotos

Este módulo foi desenvolvido para expor ao fisioterapeuta a abordagem médica relacionada às afecções da coluna, assim como treiná-lo para ser capaz de introduzir uma abordagem biopsicossocial no paciente complexo com dor. 
A visão de ortopedistas, intervencionistas em dor e radiologistas serão expostas e discutidas no que diz respeito a intervenções cirúrgicas e minimamente invasivas. A leitura adequada de exames de imagem relacionados à coluna será abordada neste curso também. Em relação ao treinamento da abordagem biopsicossocial, evidências apontam a necessidade de se promover uma mudança de foco na Fisioterapia, a fim de incluir os aspectos psicossociais de forma mais efetiva no tratamento de diversos tipos de dor. Porém, a formação tradicional do fisioterapeuta não costuma abordar com profundidade estes aspectos. Com isso, muitos fisioterapeutas não se consideram aptos a identificar os elementos psicossociais relacionados às condições de dor e não acreditam contar com as habilidades e as técnicas necessárias para intervir nestes aspectos. Este curso busca suprir essa lacuna na formação dos fisioterapeutas, oferecendo aos participantes recursos teóricos e práticos de intervenção baseados na abordagem STarT Back, um modelo estratificado de tratamento, sustentado por evidências em ensaios clínicos reconhecidos mundialmente. A proposta do treinamento é, através de aulas expositivas e exercícios dinâmicos e interativos, auxiliar os participantes a identificar os pacientes que necessitam de uma abordagem direcionada a aspectos psicossociais, bem como capacitar os fisioterapeutas com as técnicas necessárias para promover intervenções eficazes nesses casos. Haverá também um componente deste módulo que irá focar em técnicas de terapia miofascial para afecções na coluna.

OBJETIVOS DO MÓDULO 3 
• Compreender a leitura de exames de imagem da coluna vertebral. 
• Compreender a visão médica e as mais comuns afecções da coluna, assim como entender indicações, procedimentos e considerações cirúrgicas das mesmas. 
• Compreender aspectos fundamentais da neurofisiologia da dor e oferecer um modelo de educação em dor para os pacientes, levando em conta aspectos neurofisiológicos e a influência psicossocial na experiência dolorosa. 
• Utilizar a ferramenta STarT Back, para identificar pacientes de risco, entender os diferentes subgrupos (baixo-risco, médio-risco e alto-risco) e definir estratégias de tratamento para cada subgrupo. 
• Discutir aspectos fundamentais sobre a abordagem psicossocial da dor. 
• Compreender a relação entre comportamento, cognição, emoção e processos fisiológicos. 
• Praticar habilidades de comunicação fundamentais na relação entre fisioterapeuta e pacientes. 
• Aplicar técnicas cognitivo-comportamentais para intervir nos casos que demandam uma abordagem psicossocial melhor fundamentada. 
• Compreender e aplicar o conceito de terapia miofascial para afecções da coluna.

PROGRAMAÇÃO 1º DIA
Medical Management 

8:00h – 8:45h
Medical Pathology of the Lumbar Spine: Imaging, gold standards of diagnosis and Indications for surgery. (Dr. Ricardo Delay, Radiologista - Diagmed Campinas)

8:45 – 9:00: Q&A 

9:00h – 9:45h
Surgical Interventions of Common Medical Pathologies in the Lumbar Spine: Spinal Fusion, Laminectomy, Discectomy etc.(Dr. Rafel Barreto, Cirurgião Especialista em Coluna - Instituto Wilson Mello)

9:45h – 10:00h: Q&A 

10:00h – 10:15h
Coffee Break 

10:15h – 11:00h
Interventional Pain Treatment (Dr. André Mansano, Médico Intervencionista em Dor - Clínica Singular, Campinas)

11:00h – 11:15h: Q&A 

11:15h – 12:15h
Technique Review 

12:15h - 13:45h
Lunch Time 

13:45h – 14:30h
Medical Pathology of the Cervical Spine: Imaging, gold standards of diagnosis and Indications for surgery. (Dr. Ricardo Delay, Radiologista - Diagmed Campinas)

14:30h – 14:45 Q&A 

14:45h – 15:30h
Surgical Interventions of Common Medical Pathologies in the Cervical Spine: Spinal Fusion, Laminectomy, Discectomy etc.(Dr. Rafel Barreto, Cirurgião Especialista em Coluna - Instituto Wilson Mello)

15:30h – 15:45h: Q&A 

15:45h – 16:00h
Coffee Break 

16:00h – 16:45h
Interventional Pain Treatment for Cervical Spine (Dr. André Mansano, Médico Intervencionista em Dor - Clínica Singular, Campinas)

16:45h – 17:00h: Q&A 

17:00h – 18:00h
Technique Review 

PROGRAMAÇÃO 2º DIA

 

Live patients and Review

8:00h – 10:00h ((Dr. Rodrigo Vasconcelos and Dr. Michael Timko)
Live Patient #1

10:00h - 10:15h
Coffee Break 

10:15h – 12:15h (Dr. Rodrigo Vasconcelos and Dr. Michael Timko)
Live Patient #2 

12:15h - 13:30h
Lunch 

13:30h – 15:30h ((Dr. Rodrigo Vasconcelos and Dr. Michael Timko)
Live Patient #3

15:30h - 15:45h
Coffee Break 

15:45h – 17:45h (Dr. Rodrigo Vasconcelos and Dr. Michael Timko)
Live Patient #4 

PROGRAMAÇÃO 3º DIA

Biopsychosocial Approach

8:15h – 8:30h
Opening lecture 

8:30h – 9:00h
Understanding the fundamental aspects of pain Neurophysiology

 9:00h – 9:30h
An educational model for Patient Pain Education: Neurophysiological aspects and the psychosocial influence in pain experience 

9:30h - 10:00h
LAB1: Examples of pain explanation: Metaphors and group discussion

10:00h – 10:15h
Coffee-Break 

10:15h – 10:35h
How to utilize the StartBack Tool to identify patients at risk for poor prognostic 

10:35h – 10:55h
LAB 2: StartBack Tool application simulation: Difficulties, scoring, classification, identification of psychosocial aspects within the questionnaire.

10:55h – 11:25h
Understanding the different StartBack Subgroups (Low, Medium and High Risk) and treatment strategies for each one.                 

11:25h – 11:45h
Fundamental aspects on the psychosocial approach to treat pain. 

11:45h – 12:15h
Understanding the relationship between behavior, Cognition, Emotion and Physiological reactions 

12:15h – 12:30
Questions and Discussion 

12:30 - 14:00
Lunch

14:00h – 15:00h
LAB 3: Interactive Case Study on the Relationship between Behavior, Cognition, Emotion and Physiological Reactions. – Patient interview Video. 

15:00h – 15:30h
The theory behind the concept of “Yellow flags”

 15:30h - 15:50h
Understanding the concept of “Orange Flags  

15:50h – 16:05h
Coffee-Break 

16:05h – 16:25h
Theory on How to Identify  “Yellow Flags” in Clinical Practice 

16:25h – 17:10h
LAB 4: Practice Exercise on Identification of “Yellow Flags”:  “Role-play”  Case study and Discussion. 

17:10 – 17:40h
LAB 5 - Group Discussion on “Truths and myths” on treating someone with chronic pain.

PROGRAMAÇÃO 4º DIA

Cognitive Behavioral Therapy

8:15h – 9:15h
“Cognitive-Behavior Techniques: Gradual Exposure, Cognitive Re-structuring, Pacing,  Mindfulness, Acceptance and Values. 

9:15h – 9:35h
What are we going to treat?

9:35h – 9:50h
Case Study – Exemplifying cognitive-behavioral techniques - Success Case

9:50h – 10:10
Case Study – Exemplifying cognitive-behavioral techniques – No Change Case

10:10h – 10:25h
Coffee-Break 

10:25h – 10:45h
Comunication Skills in the relationship between patient/ therapist 

10:45h – 11:45h
LAB 6: Communication Skills practice:    “role-play” Interaction  and group discussion.

11:45h – 13:10h
Lunch

13:10h – 13:30h
Mindfullness: Theory and Practice

13:30h – 14:30h
“Bringing all together!” Revision, case examples and questions.

 

Pittsburgh
Novas datas!

Data do curso
De 21/10/2017 a 24/10/2017

Carga horária
Aproximadamente 31 horas

Público alvo
Fisioterapeutas

Taxa de inscrição
R$ 1.699,00

Formas de pagamento

Facilidades no pagamento

Parcelamento via PagSeguro – Parcele em até 18x (com juros cobrados pela própria administradora PagSeguro).

Inscreva-se Agora!
Vagas Limitadas

Requisitos de admissão

• Todos os candidatos devem possuir uma licença atual e válida (COFFITO) para a prática de fisioterapia em um dos 27 estados brasileiros. Esta licença não deve estar sob suspensão, anulação, estado probatório, ou sujeito a um processo disciplinar ou inquérito.

• Todos os candidatos devem ter concluído o grau de bacharelado em fisioterapia em uma instituição legalmente apta a fornecer o mesmo. Candidatos que se formaram em uma universidade fora do Brasil devem fornecer uma cópia de sua avaliação de equivalência grau fisioterapia para a admissão.

Pittsburgh
Subgrupos
Inscreva-se Agora!
Vagas Limitadas

O quarto e último módulo da certificação internacional resume-se no módulo de exame de avaliação para a obtenção da certificação. Neste módulo, revisão de técnicas e exercício de raciocínio clínico com pacientes ao vivo acontecerão dando a oportunidade dos participantes de revisar o conteúdo dos módulos 1, 2 e 3, praticar técnicas e exercitar o raciocínio clínico. Os dois primeiros dias terão a revisão como principal foco. No terceiro dia, haverá a prova teórica, a qual irá avaliar o conteúdo dos módulos 1, 2 e 3, seguido da prova prática. A prova prática será realizada por um membro do corpo de professores da Universidade de Pittsburgh, onde o mesmo irá avaliar o raciocínio clínico, além das habilidades técnicas do participante. 
Para que a certificação seja expedida com sucesso, o participante precisa ter 80% dos pontos avaliados no último módulo. Se não for feito, o participante poderá tentar a remediação no último dia ou refazer o módulo de avaliação sob agendamento.

OBJETIVOS DO MÓDULO 4 
• Revisar o conteúdo teórico dos módulos 1, 2 e 3. 
• Exercitar o raciocínio clínico através dos casos clínicos interativos ao-vivo. 
• Avaliar o aprendizado teórico e prático adquirido durante o processo da certificação.

Programação 1º dia
Lumbar Spine Review, Case Studies, Live Patient’s

8:00h – 10:00h
Review
Live Patient Presentation
Q&A

10:00h – 10:15h
Coffee Break

10:15h – 12:15h
Review
Live Patient Presentation
Q&A

12:15h - 13:45h
Lunch Time

13:45h – 15:45h
Case Studies and Panel Discussions

15:45h – 16:00h
Coffee Break

16:00h – 18:00h
Technique Review

Programação 2º dia
Cervical Spine Review, Case Studies and Live Patients

8:00h – 10:00h
Review
Live Patient Presentation
Q&A

10:00h – 10:15h
Coffee Break

10:15h – 12:15h
Review
Live Patient Presentation
Q&A

12:15h - 13:45h
Lunch Time

13:45h – 15:45h
Case Studies and Panel Discussions

15:45h – 16:00h
Coffee Break

16:00h – 18:00h
Technique Review

Programação 3º dia

8:00h - 12:15h
Group - A Testing Module
(Written and Practical Exams)

12:15h - 13:45h
Lunch time

13:45h -  17:45h
Group - A Testing Module
(Written and Practical Exams)

Programação 4º dia

8:00h – 12:00h
Remediation

Pittsburgh

Carga horária
Aproximadamente 31 horas

Público alvo
Fisioterapeutas

Taxa de inscrição
R$ 1.699,00

Formas de pagamento

Facilidades no pagamento

Parcelamento via PagSeguro – Parcele em até 18x (com juros cobrados pela própria administradora PagSeguro).

Inscreva-se Agora!
Vagas Limitadas

Requisitos de admissão

• Todos os candidatos devem possuir uma licença atual e válida (COFFITO) para a prática de fisioterapia em um dos 27 estados brasileiros. Esta licença não deve estar sob suspensão, anulação, estado probatório, ou sujeito a um processo disciplinar ou inquérito.

• Todos os candidatos devem ter concluído o grau de bacharelado em fisioterapia em uma instituição legalmente apta a fornecer o mesmo. Candidatos que se formaram em uma universidade fora do Brasil devem fornecer uma cópia de sua avaliação de equivalência grau fisioterapia para a admissão.

Pittsburgh
Subgrupos
Inscreva-se Agora!
Vagas Limitadas