A osteoporose é uma doença que pode atingir todos os ossos do corpo, fazendo com que fiquem fracos e com possibilidade de se quebrarem aos mínimos esforços.
A menopausa é a principal causa de osteoporose em mulheres, pois nesta fase da vida há uma diminuição nos níveis de estrógeno, hormônio fundamental para manter a massa óssea em níveis adequados.
Vale ressaltar que homens também são acometidos pela osteoporose, que é a maior causa de fratura óssea após os 60 anos de idade. Pessoas que consomem álcool em excesso e fumantes têm um risco ainda maior. A doença é mais frequente em pessoas com histórico familiar.
Como diagnosticar a osteoporose?
O exame mais adequado para saber se a pessoa tem osteoporose é a Densitometria Óssea, que permite diagnosticar e avaliar o monitoramento da doença. É um exame indolor e mede a massa óssea na coluna e no fêmur.
Mas uma nova tecnologia está sendo desenvolvida para realizar esse exame de forma mais rápida e prática, pois se trata de um aparelho portátil.
Esta tecnologia, não invasiva e sem radiação, tem sido utilizada em estudos na Europa e agora está sendo introduzida no Brasil para ajudar na abordagem da osteoporose, determinando valores em relação à massa óssea.
No dia 31 de agosto, o Instituto Wilson Mello e a Brace Pharma farão um dia de testes de massa óssea nessa nova tecnologia gratuitamente.
O público alvo são homens e mulheres acima de 50 anos.
Para os interessados, o agendamento com hora marcada deve ser feito no número: (19) 3708-9999 – Ramal 1.