Descendo do salto

Publicado em 01/04/2016

Toda mulher sabe que para a elegância de qualquer traje, principalmente os sociais, é preciso caprichar no tamanho do salto. Por exigência profissional, muitas mulheres usam salto alto todos os dias. Não há dúvida de que há modelos cada vez mais bonitos, mas que, infelizmente, não oferecem nenhum conforto. A médica Cintia Bittar, da Clínica de Ortopedia do Instituto Wilson Mello, de Campinas, afirma que os calçados femininos seguem o padrão da moda, mas não respeitam a anatomia do pé.

Especialista em Cirurgia do Pé e Tornozelo, ela explica que o uso contínuo de sapatos de salto alto desequilibra as pressões nas plantas dos pés, acarretando sobrecarga na região anterior, causando dor (metatarsalgia), calos, deformidade nos dedos, joanetes (hálux valgo), neuromas (dores em queimação) e fraturas por estresse.

Mas não é isso: o uso frequente de salto alto propicia o encurtamento das musculaturas plantar e posterior da perna, provocando tendinites, esporões, entorses, dores nos joelhos e na coluna. Ou seja, problemas que irão atrapalhar a rotina das mulheres e prejudicar sua qualidade de vida.


Para verificar a qualidade da marcha e da pisada, ela recomenda a realização do exame de baropodometria estática e dinâmica, que pode ser feito, inclusive, no Instituto Wilson Mello. "Esse exame demonstra a posição do pé e do corpo em relação ao solo, ajudando no diagnóstico de desequilíbrios posturais e pontos de hiperpressão nos pés", declara Dra. Cintia.


 


Cuidados com os pés

Veja algumas dicas da ortopedista Cintia Bittar para a saúde da mulher.

- Alternar os tipos de saltos diariamente, tendo em mente que as plataformas e os saltos de até três centímetros de altura são os ideais.

- Sapatos com a região anterior alargada são mais confortáveis e funcionais.

- Comprar sapatos no final do dia é melhor, pois os pés tendem a inchar durante o dia. Verificar se há um espaço da ponta até o final do calcanhar de meio a um centímetro.

- Experimentar os dois pés do sapato, andar na loja e verificar o conforto.

- Alongamento muscular da região posterior e plantar dos pés são fundamentais.

- Usar sapatos confortáveis e com boa ventilação para evitar infecções fúngicas (frieiras) e hidratar os pés diariamente para evitar rachaduras.

- Casos de persistência da dor, procurar um médico ortopedista.

 

 

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