Lesões na corrida

Publicado em 18/03/2016

Embora corredores possam sofrer lesões agudas, como entorses de tornozelo e distensões musculares, a grande maioria das lesões nestes atletas são as por overuse causadas por microtraumas repetitivos.

Não existe uma definição única para a lesão por overuse, mas vários autores aceitam que uma lesão musculoesquelética que leve a restrição na velocidade, distância, duração ou frequência por período maior que uma semana deva ser levada em conta.

Dependendo do estudo, entre 27 % e 70 % dos corredores de longa distância sofrem lesões por overuse a cada ano. O problema é resultado da sobrecarga além das capacidades de uma estrutura musculoesquelética em uma unidade de tempo. Embora a sobrecarga nas estruturas musculoesqueléticas possa levar a lesões, evitá-la não significa o caminho.

Todas as estruturas musculoesqueléticas (músculos, tendões, ligamentos e ossos) podem se adaptar positiva ou negativamente dependendo do nível de estresse ao qual são submetidas.

Se a sobrecarga aplicada for abaixo dos limites fisiológicos e houver tempo de recuperação adequado, a adaptação será positiva. Caso a sobrecarga seja superior aos limites fisiológicos na unidade de tempo, ocorrerá adaptação negativa, ou seja, lesão.


As variáveis de treinamento sem dúvida são os fatores mais importantes na etiologia das lesões por overuse. Distância, intensidade de treinamento, aumento rápido no volume e intensidade de treinamento.

À medida que o atleta evolui no treinamento, aumentam-se as cargas, sejam no volume e/ou na intensidade. Muitas vezes não existe a preocupação em permitir uma adaptação positiva das estruturas musculoesqueléticas. Isso é particularmente frequente em atletas provenientes de outros esportes que possuem  bom condicionamento cardiovascular , mas não possuem ainda aparelho musculoesquelético adaptado ao estresse específico da corrida.

Atletas retornando de lesão costumam enfrentar situação semelhante uma vez que neles o ganho de aptidão cardiovascular costuma ser muito mais rápido do que a readaptação musculoesquelética.

Como a corrida é um esporte de impacto, a sobrecarga no sistema musculoesquelético cresce de forma exponencial com o aumento do volume e a intensidade de treinamento. E por isso que muitas vezes as lesões só começam a surgir quando o atleta ultrapassa certos limites de tempo, distância e intensidade.

Muitos novos corredores evoluem muito bem por meses sem grandes preocupações com reforço muscular ou adequação da biomecânica da corrida, mas à medida que aumentam volumes e intensidades o estresse nessas estruturas aumenta sobremaneira e aí se inicia um ciclo de lesões.


Quando os objetivos começam a ser mais ousados é preciso dar uma atenção especial à máquina que carrega aquele corredor. De nada adianta um motor potente em um carro com pneus carecas, descalibrados e com o amortecedor quebrado.

Trabalho de reforço muscular com ênfase em músculos estabilizadores (core, abdutores/rotadores externos do quadril ), melhoria na mecânica de movimento que contribui para a economia de movimento , otimiza a dissipação do impacto e consequentemente diminui a sobrecarga nas estruturas musculoesqueléticas são essenciais.  A otimização da composição corporal com redução do percentual de gordura e, portanto, da sobrecarga mecânica também é de suma importância.

Frequentemente, nos deparamos em nossas consultas com corredores em busca de exames de imagem para compreender uma dor no quadril, joelho ou tornozelo que vem limitando sua capacidade de correr. Existe o medo de alguma lesão mais grave e o receio ainda maior de que o médico vá orientá-los a parar de correr. Muitos procuram respostas rápidas e simples, como se uma Ressonância Magnética e uma receita de anti-inflamatório fossem capazes de resolver a complexidade do problema e devolver a função adequada de um corredor. Por isso, corredores, fiquem atentos e não exijam mais do que seu corpo pode suportar!

Nossa fonte: Dr. Rodrigo Tenório - Ortopedista, Nutrólogo e Médico do Esporte do Instituto Wilson Mello

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