Instituto Wilson Mello

APRESENTAÇÃO 
A neurociência contemporânea da dor tem avançado nossa compreensão sobre a dor crônica. Clínicos especialistas no sistema musculoesquelético ao redor do mundo estão na linha de frente para a implementação da neurociência contemporânea da dor na prática clínica. A neurofisiologia da dor tem sido tradicionalmente um dos pilares da prática musculoesquelética, mas clínicos ainda lutam com a integração de neurociência contemporânea da dor na prática clínica. Este curso irá permitir aos médicos ou fisioterapeutas participantes aplicar neurociência contemporânea da dor na prática clínica, incluindo o manejo de pacientes com dor lombar, dor no pescoço, osteoartrite, dor no ombro, fibromialgia, etc.
 

O conteúdo do curso será apresentado através de diferentes métodos de ensino que incluem:

- Palestras interativas

- Demonstrações (Ex. Demonstração de educação em neurociência da dor)

- Treinamento de habilidades práticas:

1.Aprendendo sobre diagnósticos diferenciais entre dor predominantemente neuropática, nociceptiva e dor de sensibilização central
2. Educação em neurociência na prática clínica 
3. Terapia de exercícios & comunicação paciente-terapeuta com o intuito de facilitar a intervenção por exercícios no paciente com dor crônica

- Ilustrações (vídeos didáticos de mecanismos fisiológicos & pacientes, incluindo vídeos de como passar um programa de exercícios)

- Casos-Clínicos interativos

 

OBJETIVOS 
Após a conclusão deste curso, os alunos serão capazes de: 
1. Usar conhecimentos de neurociência contemporânea da dor durante intervenções educativas e de exercícios para pacientes com dor crônica; 
2. Aplicar conceitos da neurociência contemporânea da dor durante raciocínio clínico em pacientes com dor crônica; 
3. Reconhecer a importância de integrar a neurociência contemporânea da dor para otimizar os efeitos do tratamento de intervenções físicas em pacientes com dor crônica.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 
Primeiro Dia (Sexta-feira) - 16 de setembro de 2016: 
9h00: Introdução/ overview do curso 
9h15: O mecanismo de sensibilização central em pacientes com dor crônica: Neurociência moderna da dor. 
10h30: Coffee-Break 
11h00: Reconhecimento de sensibilização central na prática clínica: Teoria. 
12h15: Almoço 
13h15: Reconhecimento de sensibilização central na prática clínica: Treinamento de habilidades com estudos de caso. 
15h00: Coffee-Break 
15h15: Tratamento da dor sensibilização central predominante na prática clínica: Princípios. 
17h00: Fim do dia 1.

Segundo Dia (Sábado) - 17 de setembro de 2016: 
9h00: Recap do dia 1 / visão geral do dia 2 
9h20: Fisioterapia levando em consideração o mecanismo de sensibilização central em pacientes com dor crônica: A aplicação moderna da neurociência da dor na prática clínica: Parte 1 com foco na educação neurociência dor, incluindo treinamento das habilidades de raciocínio clínico. 
10h30: Coffee-Break 
11h00: Fisioterapia levando em consideração o mecanismo de sensibilização central em pacientes com dor crônica: A aplicação moderna da neurociência da dor na prática clínica: Parte 2 com demonstração de educação em neurociência e dor. 
12h15: Almoço 
13h15: Treinamento de habilidades para a educação de neurociência da dor. 
14h45: Coffee-Break 
15h00: Estudo de caso de um paciente de dor crônica: Como deve se tratar esse paciente? Foco em um programa de tratamento abrangente (treinamento de habilidades de raciocínio clínico) 
17h00: Fim do dia 2

Terceiro dia (Domingo) – 18 de setembro de 2016 
9h00: Fisioterapia levando em consideração o mecanismo de sensibilização central em pacientes com dor crônica: A aplicação moderna da neurociência da dor na prática clínica: Parte 3 - Concentrando-se em atividade e intervenções de exercícios. 
10h30: Coffee-Break 
11h00: Fisioterapia levando em consideração o mecanismo de sensibilização central em pacientes com dor crônica: Parte 4 com foco em memórias de dor de requalificação. 
12h30: Fim de curso e entrega de certificados

SELECIONE A DATA PARA VER FOTOS DAS TURMAS ANTERIORES
Garanta sua vaga! Reserve aqui!
Garanta sua vaga! Reserve aqui!
Vagas Esgotadas
Instituto Wilson Mello

Palestrante

Jo Nijs tem PhD em Ciência da Reabilitação e Fisioterapia. É professor associado da Vrije Universiteit Brussel (Bruxelas, Bélgica) e fisioterapeuta/terapeuta manual no Hospital Universitário de Bruxelas. Seus interesses de pesquisa e clínicos são pacientes com dor/fadiga e dor de movimento interações inexplicáveis crônicas. É coautor de mais de 150 publicações revisadas por especialistas, obtidos ao longo de 4.700.000 € de receita de subvenção, supervisou 6 projetos de doutoramento para a conclusão e serviu mais de 150 vezes como orador convidado em congressos nacionais e internacionais em 18 países diferentes. Seu trabalho tem sido citado mais de 1700 vezes (ISI Web of Knowledge). Site www.paininmotion.be

PROFESSOR AUXILIAR

Auxiliando o Dr. Nijs, a fisioterapeuta Anneleen Malfiet tem mestrado em fisioterapia e ciências da reabilitação e atualemtne faz seu doutorado, orientada pelo Dr. Nijs na Universidade de Vrije Universiteit Brussel (Bruxelas, Bélgica) e Ghent University (Ghent, Bélgica). Anneleen é membra do grupo de pesquisa " Pain in Motion" e sua área de pesquisa a atuação clínica é "dor crônica não explicada" com ênfase especial em dor lombar crônica e sistema nervoso central.

Público alvo
Fisioterapeutas e Médicos

Formas de pagamento

Parcelamento via empresa IWMELLO: Parcele sem juros até Outubro/2016. O pagamento será realizado por depósito bancário e as demais parcelas, no cartão de crédito no ato do credenciamento. Mais informações, ligue para (19) 3708-9999 ramal 3.

Facilidades no pagamento

Parcelamento via PagSeguro – Parcele em até 18x (com juros cobrados pela própria administradora PagSeguro).

Garanta sua vaga! Reserve aqui!
Vagas Esgotadas