Mindfulness: a prática do momento

Publicado em 23/08/2017

Em uma época em que exercemos multitarefas e que estamos completamente conectados, dificilmente encontramos tempo para nos observar e prestar atenção no momento presente. A partir disso surge o Mindfulness, uma prática que se traduz em atenção plena e que busca equilibrar nosso estado mental. Foi esse assunto que a fisioterapeuta Michele Ferreira abordou em sua palestra ontem à noite no Instituto Wilson Mello, que recebeu mais de 70 pessoas.

"Mindfulness é um estado da mente em que estamos prestando atenção no momento presente, sem estarmos apegados ao passado ou projetando o futuro. Ou seja, é um modo de ser em que nos observamos e observamos os fatores exteriores de forma atenta", explica Michele.

Ao contrário do que muitos podem pensar, essa prática é completamente o oposto de estar com a mente vazia, é estar atento e consciente de nossas ações, sem tomar atitudes reativas e tendo o poder de escolha. O Mindfulness é muito importante para treinar a mente e desativar o cérebro do modo “mindless” (automático), em que ele é colocado no momento em que exercemos multitarefas, já que na verdade o cérebro é incapaz de prestar atenção em muitas coisas ao mesmo tempo sem ficar sobrecarregado e gerar atitudes reativas. "Para entrarmos nesse estado da mente é preciso de atitude e intenção", afirma a fisioterapeuta.

E o que significa treinar a mente? Significa se reconectar, se auto-observar e autoconhecer, saindo da escravidão das emoções. Para fazer isso, existem alguns mecanismos e meios, como a meditação e outras práticas. Apesar de o Mindfulness ter sua origem no Budismo, ele é baseado em conceitos científicos e pode ser uma alternativa de tratamento para hipertensão, diabetes, depressão, ansiedade e dor crônica.

Estudos científicos têm mostrado que esta prática atua no desenvolvimento do cérebro, na melhora das emoções e impulsiona a saúde e o bem-estar, assim como neutraliza dores, ajuda a superar hábitos ruins, aumenta a concentração e desenvolve emoções positivas.

O Minfulness se baseia em programas em grupos normalmente com duração de 8 semanas e já é muito aplicado fora do Brasil. Se você se interessou pelo assunto, o Instituto Wilson Mello está com vagas abertas para a primeira turma de Minfulness, que acontecerão às terças-feiras às 19h30. Entre em contato com nossa equipe para mais detalhes: 19 3708-9999 - Ramal 2.

Ver mais posts

23/02/2018 Avaliação Funcional em corredores com DFP

08/02/2018 Tratamento da dor nas costas pelo sistema de subgrupos

01/02/2018 O tratamento da artrose

26/01/2018 A importância da Avaliação Funcional na osteoartrose de joelho

19/01/2018 A fisioterapia para o tratamento da cifose e lordose

17/01/2018 Triatleta Bruna Mahn é 4ª colocada no Ironman 70.3 Pucón

12/01/2018 Dor no ombro: 20% das queixas nos ortopedistas

05/01/2018 Cifose e lordose: entenda as diferenças

23/11/2017 Estrela da marcha, Caio Bonfim participa de evento no IWMello

22/11/2017 Caio Bonfim faz avaliação funcional no Instituto Wilson Mello

14/11/2017 Mudança de hábitos para combater o diabetes

30/10/2017 Artroplastia Total do Joelho é indicada para artrose avançada

06/10/2017 IWMello faz parceria com Universidade de Harvard para curso de pesquisa clínica  

28/09/2017 Problemas ortopédicos em crianças

15/09/2017 Hérnia de disco: uma das principais causas de afastamento do trabalho

30/08/2017 Dor anterior do joelho, condromalácia ou condropatia patelar

23/08/2017 Mindfulness: a prática do momento

21/08/2017 Curso do IWMello simula cirurgia de prótese de ombro

15/08/2017 RunFit é o programa de reeducação da corrida do IWMello

29/06/2017 Lesões do ombro no tenista

14/06/2017 Fraturas no idoso

14/06/2017 Curso de Certificação é sucesso mais uma vez

07/06/2017 IWMello lança programa de educação continuada para ortopedistas

01/06/2017 Pé Metatarso Varo Congênito

24/05/2017 Fisioterapia do IWMello no Ironman em Floripa

22/05/2017 Curso Lesões da Corrida é sucesso entre os participantes

18/05/2017 Pesquisadora de Harvard ministra Curso do IWMello sobre Lesões da Corrida

16/05/2017 Pilates para diferentes idades e perfis de alunos

10/05/2017 Lesões do quadril são mais comuns do que se imagina e atingem atletas e pessoas sedentárias

24/03/2017 Precisamos reavaliar a qualidade de nossos alimentos

22/03/2017 Mesmo sem sede, devemos beber água para o bem de nossa saúde

14/03/2017 As três principais lesões do corredor de rua

10/03/2017 Recovery muscular: mais uma novidade do IWMello

03/03/2017 Dores de cabeça, na face e dificuldades para mastigar podem ser sinais de DTM

02/03/2017 Nova parceria para atletas

17/02/2017 Pequenos cuidados para readaptação ao fim do horário de verão

13/01/2017 Pesquisadora de Harvard, Dra. Irene Davis fala sobre curso Lesões do Corredor no IWMello

02/01/2017 Alimentação pós festas

09/12/2016 Alimentos funcionais ajudam a melhorar nossa saúde - Parte 2

05/12/2016 Alimentos funcionais ajudam a melhorar nossa saúde - Parte 1

11/11/2016 Lesão do Ligamento Cruzado Anterior: principal problema no joelho

04/11/2016 Ombro congelado

06/10/2016 Cigarro e falta de exercícios aceleram doenças da coluna

05/09/2016 Existe dor do crescimento?

12/08/2016 Alimentação x Suplementação

29/07/2016 A importância da proteína na alimentação

14/07/2016 Menopausa: dá para passar por ela de forma mais suave

24/05/2016 Sabe aquela dormência nas mãos? Pode ser síndrome do túnel do carpo