Mesmo sem sede, devemos beber água para o bem de nossa saúde

Publicado em 22/03/2017

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Água, um bem tão importante e tão maltratado pelo ser humano. Nosso planeta é composto por 71% de água, sendo apenas 3% de água doce, e 0,63% fora dos oceanos e massas polares, nos rios, lagos e água subterrânea.

A água é a principal fonte de hidratação para o ser humano, pois mais de 60% da nossa constituição corporal é desse fluido. Infelizmente, o ser humano cada vez mais vem se esquecendo de que a água é essencial para a saúde. Observa-se que a população encontra-se em processo de desidratação, usando outros líquidos para sua hidratação.

A água é o principal veículo para manutenção da homeostase dos nossos órgãos, mantendo-os saudáveis e com o funcionamento íntegro, pela nutrição celular, levando os principais nutrientes para órgãos nobres como coração e cérebro e para a parte mais periférica como as unhas e os fios de cabelo. A água também tem a função de manutenção e regulação da temperatura corporal bem como da eliminação de toxinas pelo nosso organismo.

O ser humano se esquece de que fica em atividade praticamente 16 horas por dia e apenas oito em repouso, e que o funcionamento de nosso cérebro, coração, pulmões e intestino depende dessa hidratação, deixando apenas para ingerir água nos momentos de sede. Essa sensação é um alerta do organismo de que ele está com déficit de hidratação. As pessoas devem se acostumar a ingerir água sem ter sede como uma maneira de prevenção do processo de desidratação. 

Não se pode esperar que uma pessoa tenha um funcionamento intestinal regular sem uma ingestão adequada de água durante todo o dia. Nosso intestino grosso tem aproximadamente 1,5m de comprimento, toda essa extensão serve para o processo de reabsorção da água do bolo fecal para compensar o déficit do organismo. Consequentemente, o bolo fecal ficará mais ressecado prejudicando o funcionamento do intestino. Quando uma pessoa tem um aporte de hidratação adequado, pouco dessa água deve vir dessa reabsorção. Assim, o intestino funciona mais facilmente.

As mucosas da via respiratória devem permanecer constantemente hidratadas para se manter íntegras, diminuindo os riscos de infecções. Quando se pensa em pele bem hidratada, cabelo bem nutrido e unhas saudáveis, não adianta focar somente em cuidados externos com cremes, xampus e óleos, entre outros, se essa hidratação primeiramente não vier da ingestão de água; caso contrário, somente o externo não trará o efeito desejado.

A água também serve como via de eliminação de toxinas e regulação da temperatura corporal através da transpiração. Uma pessoa deve consumir em média de 2 a 3 litros de líquidos ao dia, e pelo menos 70% desse montante devem ser água. Se a pessoa tiver a possibilidade de ingerir uma água com ph mais alcalino, acima de 8, melhor ainda. Além de ela ser muito mais facilmente absorvida, o ph alcalino ajuda na alcalinização do sangue e do organismo.

As pessoas devem retomar o hábito de ingerir água ao invés de outros líquidos. Essa ingestão deve ser contínua e em volumes significativos para realmente hidratar o organismo não apenas driblar o mecanismo da sede, que é o que acontece quando ingerimos pequenos goles ou outros tipos de líquidos, como os refrigerantes.

Dr. Erico Delgado de Rolvare é médico especialista em Medicina do Esporte e Nutrologia da Clínica de Ortopedia do Instituto Wilson Mello, de Campinas.

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