Pequenos cuidados para readaptação ao fim do horário de verão

Publicado em 17/02/2017

O horário de verão termina neste fim de semana, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora à meia-noite de sábado. Ao contrário do início, nosso organismo se adapta de forma mais amena nesta mudança. E também podemos facilitar essa  readaptação, que geralmente leva alguns dias. O ideal e mantermos nossa rotina de horários tanto de acordar quanto de dormir. Algumas substâncias naturais, como a camomila, a erva doce e o triptofano encontrado na banana, ajudam a acelerar o relaxamento e melhorar a indução ao sono. Outra substância também natural, que é a melatonina, hoje disponível no Brasil para manipulação com prescrição médica, ajuda a acelerar esse processo.

Não podemos nos esquecer de que na próxima semana se inicia o Carnaval, quando o horário biológico de muitas pessoas já se altera, portanto devemos aproveitar ao máximo esses primeiros dias após o término do horário de verão para recuperamos o quanto antes o nosso relógio biológico, pois se deixarmos para depois essa recuperação será mais lenta.

Outra dica importante é manter as atividades físicas porque elas são essenciais para o relaxamento e a regulação do sono.

 

Nossa fonte: Dr. Erico Rolvare - médico especialista em Nutrologia da Clínica de Ortopedia do Instituto Wilson Mello.

 

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