Acidentes de trânsito: primeira causa de morte entre 15/29 anos no mundo

Publicado em 01/04/2019

Dr. Mustafa Zoghbi

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou no ano passado um dado alarmante, mas que nós da área, especialmente trabalhando em hospital público, conhecemos bem: os acidentes de trânsito são a primeira causa de morte na faixa dos 15/29 anos no mundo. Foram 1,25 milhões de mortes em seis anos, deixando 50 milhões de vítimas com sequelas.

Ainda segundo a pesquisa, 90% dos óbitos de trânsito são em países de baixa e média renda. No Brasil, terceiro colocado mundial em mortes no trânsito, o trânsito só perde para as mortes por armas de fogo. Um dado preocupante é que, após dois anos de queda, o trânsito voltou a matar mais: 41.151 vítimas em 2017.

Como especialista em quadril, nossa maior preocupação são os acidentes com motocicletas, pois o número de motos cresceu 490% em 12 anos e das 180.443 internações devidas ao trânsito em 2016, 48% foram de motociclistas. São 11.500 óbitos de motociclistas, com 104.650 internações. A Organização Mundial da Saúde calcula que o risco de morte no trânsito é 34% maior para o motociclista, que tem oito vezes mais chance de se ferir do que quem anda de automóvel.

A maioria das mortes ocorre no local do acidente, sendo que no hospital são de 1% a 3%. Mas 75% dos acidentados demoram mais de seis meses para voltar a trabalhar, o que tem efeitos econômicos negativos para as famílias.

Como presidente da Comissão de Trauma da Sociedade Brasileira de Quadril, entendo que os acidentes com motocicletas são problema de saúde pública e devem ser encarados como tal. Sabemos que a pelve e a parte proximal do fêmur quando lesionadas por um acidente de trânsito causado por motocicletas podem levar ao óbito ou ainda levar a sequelas que limitam a marcha e a dificuldade de reintegração do indivíduo à sociedade.

Em relato epidemiológico de 2013, que avaliou o seguimento clínico de 10 anos de pacientes que sofreram traumas pélvicos de alta energia e acometimento grave da região posterior da pelve, foram observados que 39% dos pacientes tiveram claudicação, 40% dor residual, 11% necessidade de apoio de bengalas para andar e 16% incapacidade de uso de transporte público.

Assim, o alerta é para que medidas como melhoria da engenharia de tráfego, conscientização de condutores e aumento da rigidez na fiscalização das leis de trânsito em vias públicas devem ser tomadas para que se possa diminuir a incidência dos acidentes graves de trânsito envolvendo motocicletas.

Dr. Mustafa Zoghbi é médico ortopedista especialista em Cirurgia do Quadril da equipe do Instituto Wilson Mello, chefe do Grupo do Quadril da PUC-Campinas e presidente da Comissão do Trauma da Sociedade Brasileira do Quadril

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