Instituto Wilson Mello

 

O SEAS é o acrónimo de “Scientific Exercise Approach to Scoliosis” que pode ser traduzido como "Abordagem de Exercício baseado em Evidência para Escoliose", um nome relacionado com as mudanças contínuas da abordagem, com base nos resultados publicados na literatura. De fato, uma característica da ciência é que o que é conhecido e acreditado verdadeiro hoje, vai mudar no tempo. Consequentemente, o adjetivo “ baseado em evidência” tem sido utilizado como a abordagem já evoluiu desde a sua introdução e irá mudar no futuro à medida que novos conhecimentos científicos relevantes se tornam disponível.

A abordagem SEAS é o resultado de uma história que começou há muito tempo, como no início dos anos 1960, quando em Vigevano (Itália) Antonio Negrini e Nevia Verzini fundaram um centro de escoliose que se tornou mais tarde o Centro Scoliosi Negrini (CSN).

Os fundadores da CSN desenvolveram um tratamento em que os exercícios direcionados para objetivos terapêuticos eram especificamente derivados de dados fornecidos pelos métodos de pesquisa científica. Devido a isso, eles estavam entre os fundadores do Grupo Italiano de Estudos de Escoliose que começou, a partir de 1978, a pesquisar sistematicamente a Literatura internacional para encontrar os melhores artigos científicos relacionados ao tratamento conservador da escoliose. Eles trocaram informações e experiências com diferentes centros de escoliose em diferentes países europeus (Suíça, Suécia, França). Em particular, o CSN iniciou um esforço colaborativo no estudo e pesquisa de escoliose com o "Centre des Massues" em Lyon, França, que naquela época era considerado um dos centros mais prestigiados da Europa para tratamento de escoliose. A partir dessa colaboração, nasceu a abordagem.

O objetivo principal do SEAS é reverter o ciclo vicioso de Stokes (progressão biomecânica da escoliose), assim, a sobrecarga anormal criada pela escoliose com um crescimento assimétrico levando ao agravamento das curvas que levará a um crescimento assimétrico adicional devido ao aumento da carga assimétrica. Este curso de 3 dias vai ensinar-lhe sobre os princípios e técnicas utilizadas no método, tornando-o capaz de aplicar-se na prática.

Objetivos do curso:

• Compreender os antecedentes da abordagem SEAS (Scientific Exercise Approach to Scoliosis) e os princípios científicos subjacentes.
• Ensinar estratégias de proteção as articulações e princípios adequados para atividades de vida diária de pacientes com escoliose.
• Aprender os princípios da abordagem em equipe para deformidades na coluna (médico, fisioterapeuta, educador físico, ortótico, paciente e família).
• Como realizar a avaliação clínica e postural do paciente portador de escoliose e hipercifose.
• Compreender o que é a auto-correção tridimensional, e a abordagem sistemática para ensinar auto-correção individualizada ao paciente.
• Aprender como a auto-correção é realizada para diferentes tipos de deformidades: torácica, toracolombar, lombar, dupla curvatura, hipercifose;e sua correlação com a avaliação radiográfica e postural, bem como com as assimetrias observadas.
• Aprender a gerir a abordagem cognitivo-comportamental do paciente e da família
• Compreender o papel dos exercícios dentro da abordagem SEAS e os critérios utilizados para os escolher para um plano de tratamento individualizado.
• Como entender se a dificuldade dos exercícios é apropriada para o paciente.
• Metas de exercícios em fases diferentes de tratamento: sem órtese, preparação para a órtese, com órtese, desmame da órtese.

Inscreva-se Agora!
Inscreva-se Agora!
Vagas Limitadas
Instituto Wilson Mello

Palestrante

Dr. Michele Romano é fisioterapeuta e atual diretor de reabilitação do “ISICO (Italian Scientific Spine Institute)” – Milão, Italia. Possui Mestrado em Ciências da Reabilitação e é responsável pela escola de fisioteria da “Care & Research Fundação Instituto Don Carlo Gnocchi” na Itália. Também responsável pelos Fisioterapeutas do Serviço de Reabilitação do Instituto de Pesquisa e Cuidados Don Carlo - Fundação Gnocchi. Desde 1997 ensina cursos de Educação continuada para médicos, fisioterapeutas e ortóticos sobre escoliose. Membro Ativo da “ International Society On Spinal Orthopaedic and Rehabilitation Treatment (SOSORT)” . Membro do “Scientific Secretariat of the Italian Study Group on Scoliosis and Spinal Diseases (GSS)”. Palestrante de nível internacional e revisor científico da revista "Scienza Riabilitativa". Recebeu prêmio “Sofamor Danek Paper and Poster Awards” devido ao seu trabalho “The back pain board game: a new educational tool”

Instituto Wilson Mello

Dra. Alessandra Negrini é Diretora técnica da “ISICO (Italian Scientific Spine Institute)” – Milão, Italia. Fisioterapeuta da Universidade de Pavia. Membro do “Scientific Secretariat of the Italian Study Group on Scoliosis and Spinal Diseases (GSS)”.  Palestrante em numerosas reuniões e cursos nacionais e internacionais

Público alvo

Data do curso
De 31/10 a 02/11

Taxa de inscrição
R$ 2.899,00

Formas de pagamento

Boleto bancário  ou cartão de crédito. 

As inscrições prévias poderão ser feitas na Internet por meio do site do evento. Após essa data as inscrições só poderão ser efetuadas no local do evento, mediante disponibilidade de vagas.

PARCELAMENTO: Após preenchimento do formulário de inscrição on-line, o sistema permitirá a escolha do parcelamento.

Facilidades no pagamento

A inscrição deve ser feita on-line. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Adriana para se inscrever pelo telefone (19) 3708-9999 (opção 3).

Inscreva-se Agora!
Vagas Limitadas