Instituto Wilson Mello

APRESENTAÇÃO 
A neurociência contemporânea da dor tem avançado nossa compreensão sobre a dor crônica. Clínicos especialistas no sistema musculoesquelético ao redor do mundo estão na linha de frente para a implementação da neurociência contemporânea da dor na prática clínica. A neurofisiologia da dor tem sido tradicionalmente um dos pilares da prática musculoesquelética, mas clínicos ainda lutam com a integração de neurociência contemporânea da dor na prática clínica. Este curso irá permitir aos médicos ou fisioterapeutas participantes aplicar neurociência contemporânea da dor na prática clínica, incluindo o manejo de pacientes com dor lombar, dor no pescoço, osteoartrite, dor no ombro, fibromialgia, etc.
 

O conteúdo do curso será apresentado através de diferentes métodos de ensino que incluem:

- Palestras interativas

- Demonstrações (Ex. Demonstração de educação em neurociência da dor)

- Treinamento de habilidades práticas:

1.Aprendendo sobre diagnósticos diferenciais entre dor predominantemente neuropática, nociceptiva e dor de sensibilização central
2. Educação em neurociência na prática clínica 
3. Terapia de exercícios & comunicação paciente-terapeuta com o intuito de facilitar a intervenção por exercícios no paciente com dor crônica

- Ilustrações (vídeos didáticos de mecanismos fisiológicos & pacientes, incluindo vídeos de como passar um programa de exercícios)

- Casos-Clínicos interativos

 

OBJETIVOS 
Após a conclusão deste curso, os alunos serão capazes de: 
1. Usar conhecimentos de neurociência contemporânea da dor durante intervenções educativas e de exercícios para pacientes com dor crônica; 
2. Aplicar conceitos da neurociência contemporânea da dor durante raciocínio clínico em pacientes com dor crônica; 
3. Reconhecer a importância de integrar a neurociência contemporânea da dor para otimizar os efeitos do tratamento de intervenções físicas em pacientes com dor crônica.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 
Primeiro Dia (Sexta-feira) - 16 de setembro de 2016: 
9h00: Introdução/ overview do curso 
9h15: O mecanismo de sensibilização central em pacientes com dor crônica: Neurociência moderna da dor. 
10h30: Coffee-Break 
11h00: Reconhecimento de sensibilização central na prática clínica: Teoria. 
12h15: Almoço 
13h15: Reconhecimento de sensibilização central na prática clínica: Treinamento de habilidades com estudos de caso. 
15h00: Coffee-Break 
15h15: Tratamento da dor sensibilização central predominante na prática clínica: Princípios. 
17h00: Fim do dia 1.

Segundo Dia (Sábado) - 17 de setembro de 2016: 
9h00: Recap do dia 1 / visão geral do dia 2 
9h20: Fisioterapia levando em consideração o mecanismo de sensibilização central em pacientes com dor crônica: A aplicação moderna da neurociência da dor na prática clínica: Parte 1 com foco na educação neurociência dor, incluindo treinamento das habilidades de raciocínio clínico. 
10h30: Coffee-Break 
11h00: Fisioterapia levando em consideração o mecanismo de sensibilização central em pacientes com dor crônica: A aplicação moderna da neurociência da dor na prática clínica: Parte 2 com demonstração de educação em neurociência e dor. 
12h15: Almoço 
13h15: Treinamento de habilidades para a educação de neurociência da dor. 
14h45: Coffee-Break 
15h00: Estudo de caso de um paciente de dor crônica: Como deve se tratar esse paciente? Foco em um programa de tratamento abrangente (treinamento de habilidades de raciocínio clínico) 
17h00: Fim do dia 2

Terceiro dia (Domingo) – 18 de setembro de 2016 
9h00: Fisioterapia levando em consideração o mecanismo de sensibilização central em pacientes com dor crônica: A aplicação moderna da neurociência da dor na prática clínica: Parte 3 - Concentrando-se em atividade e intervenções de exercícios. 
10h30: Coffee-Break 
11h00: Fisioterapia levando em consideração o mecanismo de sensibilização central em pacientes com dor crônica: Parte 4 com foco em memórias de dor de requalificação. 
12h30: Fim de curso e entrega de certificados


Veja as fotos do curso:

LISTA DE ESPERA
LISTA DE ESPERA
Vagas Esgotadas
Instituto Wilson Mello

Palestrante

Jo Nijs tem PhD em Ciência da Reabilitação e Fisioterapia. É professor associado da Vrije Universiteit Brussel (Bruxelas, Bélgica) e fisioterapeuta/terapeuta manual no Hospital Universitário de Bruxelas. Seus interesses de pesquisa e clínicos são pacientes com dor/fadiga e dor de movimento interações inexplicáveis crônicas. É coautor de mais de 150 publicações revisadas por especialistas, obtidos ao longo de 4.700.000 € de receita de subvenção, supervisou 6 projetos de doutoramento para a conclusão e serviu mais de 150 vezes como orador convidado em congressos nacionais e internacionais em 18 países diferentes. Seu trabalho tem sido citado mais de 1700 vezes (ISI Web of Knowledge). Site www.paininmotion.be

PROFESSOR AUXILIAR

Auxiliando o Dr. Nijs, a fisioterapeuta Anneleen Malfiet tem mestrado em fisioterapia e ciências da reabilitação e atualemtne faz seu doutorado, orientada pelo Dr. Nijs na Universidade de Vrije Universiteit Brussel (Bruxelas, Bélgica) e Ghent University (Ghent, Bélgica). Anneleen é membra do grupo de pesquisa " Pain in Motion" e sua área de pesquisa a atuação clínica é "dor crônica não explicada" com ênfase especial em dor lombar crônica e sistema nervoso central.

Público alvo
Fisioterapeutas e Médicos

LISTA DE ESPERA
Vagas Esgotadas