Instituto Wilson Mello

A PARCERIA IWMELLO E HARVARD

Com conversas iniciadas em início de 2017, o Núcleo de Estudos (NE) do Instituto Wilson Mello concretizou em setembro de 2017 uma parceria oficial em prol da educação continuada com a Universidade de Harvard, uma das universidades mais prestigiadas do mundo. Em 2015, profissionais do NE realizaram este mesmo curso como alunos e participaram de workshops presenciais complementares do curso em Harvard, na cidade de Boston, nos EUA. Devido à participação de destaque dos nossos profissionais, surgiu a oportunidade de fazer do Instituto Wilson Mello um “site” ou local do curso; oportunidade esta que foi recebida com muito orgulho e entusiasmo pelo nosso Núcleo de Estudos. Hoje, o curso conta com 27 sites espalhados por todo o mundo, dentre eles Alemanha, Colômbia, Equador, Espanha, China, Peru, México, Chile e Japão. Centros de referência como o Hospital Sírio Libanês e a Universidade de São Paulo são exemplos de “sites” localizados no Brasil. O curso acontece todo ano e já se encontra com mais de 10 edições. O curso é conhecido através de seus participantes que muitas vezes são pesquisadores experientes que tiram tempo sabático para aprimorarem seus conhecimentos em pesquisa clínica, assim como clínicos que desejam dominar assuntos relacionados à pesquisa científica para melhor criticar evidências na busca de aplicar com mais eficiência a prática baseada em evidência.

 

O CURSO

Este curso aborda os fundamentos da pesquisa clínica (como formular uma questão de pesquisa, selecionar população de estudo, métodos de randomização e cegamento); métodos estatísticos (distribuição e classificação de dados, testes estatísticos, cálculo do tamanho da amostra, análise de sobrevivência, “missing data” e meta-análise ); coleta de dados, monitoramento e relatórios (incluindo treinamento em manuscritos); e desenho de estudos (estudos observacionais, desenhos não-inferiores e adaptáveis e principalmente ensaios clínicos randomizados).

 

O QUE ESPERAR DO CURSO?

O programa colaborativo de treinamento à distância em pesquisa clínica é oferecido a participantes da cidade de Boston e em todo o mundo.  O curso é projetado para indivíduos que desejam obter treinamento básico e avançado em ensaios clínicos antes de se mudarem para a área de pesquisa e para aqueles que têm experiência nesta área e visam ampliar seu papel em projeto, gerenciamento, análise e relatório de ensaios clínicos. O curso promove um grande crescimento intelectual que contribuirá para a compreensão de evidências científicas além de prover conhecimento para uma análise crítica e detalhada das mesmas.  

 

OBJETIVOS DO CURSO

No final do programa, os participantes serão capazes de projetar ensaios clínicos de maneira efetiva, coletar dados adequadamente, usar as funções básicas de um pacote de software estatístico, escolher testes estatísticos básicos apropriados, executar análise estatística, ler criticamente e compreender uma evidência científica, desenvolver pesquisas clínicas com base em princípios de integridade, discutir os conceitos básicos da publicação de um artigo científico e o processo de revisão e descrever projetos de ensaios clínicos mais complexos.

 

FORMATO DO CURSO

Este programa é um programa de ensino à distância. No entanto, os participantes devem participar de sessões de videoconferência interativas semanais de 3 horas com participantes do mesmo local (por exemplo, participantes de Dresden, Alemanha, se encontram na Universidade de Dresden para a conexão ao vivo com Harvard). As sessões de videoconferência são transmitidas de Harvard para diferentes centros em todo o mundo. O Instituto Wilson Mello será um destes centros. Os participantes são obrigados a participar de discussões no fórum, ler artigos e completar tarefas e exercícios estatísticos. No final do programa de 9 meses, haverá um Curso de Imersão de 5 dias (não obrigatório porém recomendado) para praticar os conceitos aprendidos neste programa. Um workshop opcional de 3 dias de estatística avançada e construção de manuscritos também será oferecido em Boston, nos EUA, para quem se interessar.

DIFERENCIAL DO INSTITUTO WILSON MELLO

O IWMello irá oferecer sessões de suporte para o acompanhamento do curso através de um grupo de estudo que se reunirá 1 hora por semana para discutir e revisar os assuntos aprendidos em aula além das tarefas e projetos obrigatórios. O Instituto terá um coordenador do “site”, o qual irá liderar estas reuniões além de prover suporte em relação a assuntos técnicos relacionados ao curso. 

 

INVESTIMENTO NO FUTURO

Ao ajudar os pesquisadores a melhorar suas habilidades em pesquisa clínica em um ambiente altamente interativo, este programa promoverá o crescimento pessoal e profissional e ajudará os participantes a se tornarem mais eficazes em seu trabalho. Também esperamos que o ambiente interativo do programa promova conexões entre os participantes e ajude a promover futuros projetos colaborativos e multicêntricos. Nosso objetivo é oferecer um ambiente de aprendizagem altamente interativo para o treinamento de pesquisa clínica internacional, criando uma rede global de pesquisadores clínicos para promover a colaboração futura em pesquisas clínicas.

Para participar deste programa de ensino à distância, os participantes precisarão de acesso regular a um computador com excelente conexão à Internet, e-mail, um visualizador de PDF e possivelmente uma webcam e um microfone conectados ao computador.

 

FERRAMENTAS DE APRENDIZADO

As seguintes ferramentas de aprendizagem são usadas em nosso curso:

• Conexão ao vivo com Harvard (conferências de videoconferência): nosso programa é composto por 25 palestras ministradas por professores da Harvard T.H. Chan School of Public Health, Harvard Medical School e Tufts Medical Center. Cada palestra semanal inclui um módulo interativo de 60 minutos liderado pelo diretor do programa para discutir a pesquisa on-line e estudo de caso escrito especificamente para o programa, um módulo de ensino / leitura de 60 minutos e um módulo de discussão de perguntas / respostas ao vivo de 60 minutos no qual os participantes interagem diretamente com o corpo docente.

• Fórum de discussão: cada conferência / tópico semanal inclui um fórum de discussão online exigido.

• Quizzes on-line: os participantes respondem a quizzes semanais que abordam o tópico da palestra subsequente.

• Tarefas: os participantes devem enviar tarefas práticas relacionadas às palestras semanais, incluindo atribuições de estatísticas como parte do componente de treinamento estatístico do programa.

• Como fazer perguntas: os participantes têm uma interação intensa com professores e funcionários em horário comercial e por meio do fórum do site.

• Projeto de grupo / Wiki: os participantes são obrigados a participar de um projeto de grupo em que eles trabalham juntos para escrever um projeto de pesquisa. O projeto é criado usando a ferramenta Wiki online interativa - a mesma ferramenta usada na Wikipedia. A maioria dos participantes opta por enviar seu projeto final após a revisão com membros do corpo docente em nosso periódico internacional revisado por pares para publicação (www.ppcr.org/journal)

• Visão a longo prazo para participantes: os participantes são fortemente encorajados a continuar sua interação através da nossa comunidade de alunos (https://www.facebook.com/groups/ppcralumni/) criada para manter a interação entre participantes para a discussão de tópicos de pesquisa clínica.

 

PROGRAMAÇÃO

Clique aqui para ver a programação das aulas semanais no sistema de educacão à distância.

 

CORPO DOCENTE

Clique aqui para conhecer o corpo docente da Harvard University e instituições associadas que estarão envolvidas neste curso.

 

CONTATO

Os interessados podem acessar diretamente o website oficial do curso (www.ppcr.org) e se aprofundarem mais nas informações. Em caso de dúvidas ou esclarecimentos quanto ao funcionamento do curso, os interessados podem contatar nossa coordenadora oficial PPCR do “site” do IWMello, Prof. Dra. Carolina Lins pelo e-mail carolina_ppcr@iwmello.com.br.

Público alvo
Os candidatos geralmente possuem um diploma de pós-graduação ou uma graduação na área da saúde (médicos, saúde pública, bioestatística, epidemiologia, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, educadores físicos, farmácia e odontologia) e vem de vários países. A participação nas atividades do programa é um requisito para a conclusão bem-sucedida do programa. Os participantes no local devem estar presentes durante as atividades de videoconferência. *Pré requisito: Para que haja aproveitamento das aulas teóricas, engajamento nas discussões online e em aula, um nível intermediário/avançado de leitura e conversação da língua inglesa é fundamental, uma vez que todo o material, conteúdo e aulas do curso são oferecidos apenas em inglês.

Formas de pagamento

O processo de inscrição se baseia em uma aplicação que deve ser preenchida pelo interessado. Ela será avaliada pela organização de Harvard University que, junto à avaliação do currículo, irá selecionar os candidatos. Uma vez selecionados, a taxa de inscrição pode ser feita para concretizar o processo. A taxa de inscrição do curso principal é de US$ 3.000,00 e é paga diretamente à Harvard University. Clique aqui para acessar o link para preenchimento da aplicação. O deadline para submeter a aplicação é 31 de Dezembro de 2017.