Instituto Wilson Mello

APRESENTAÇÃO 
A dor lombar é cada vez mais reconhecida como um problema de biopsicossocial, que envolve não só fatores patológicos ou anatômicas / biomecânicos, mas também cognitivos (por exemplo, crenças pessimistas), psicológicos (por exemplo, medo), sociais (por exemplo, insatisfação com o trabalho) e estilo de vida (por exemplo, falta de sono). No entanto, muitas vezes a gestão da dor lombar é baseada apenas em um destes aspectos e acaba por não abordar todos os componentes relevantes de experiência da dor do paciente. Consequentemente, a maioria dos cursos com foco em tratamento da dor lombar aborda um único aspecto da gestão da dor lombar (por exemplo, estabilidade de “core” para lombalgia, terapia manual, etc.). A evidência de abordagens uni-dimensionais para o tratamento de um problema multi-dimensional como a dor lombar é muito fraca. No entanto, o tratamento multidisciplinar, o qual não coincide com o tratamento com as necessidades individuais do paciente, é apenas levemente mais bem sucedido. Tal fato demonstra que mesmo o tratamento multidisciplinar não é frequentemente direcionado para as necessidades de um paciente individual. Por consequência, existe uma necessidade de utilizar uma abordagem global biopsicossocial e adaptar esta abordagem para as necessidades de pacientes individuais. 
Este workshop exclusivo de três dias descreve o modelo de Terapia Funcional Cognitiva (cognitive functional therapy - CFT) para a avaliação e gestão orientada para a resolução da lombalgia. Ele integra estratégias cognitivas e reabilitação funcional para mudar movimentos provocativos e comportamentos cognitivos que provocam e mantém a dor. O workshop é dinâmico, interativo e prático e irá desenvolver as habilidades do profissional no raciocínio clínico, diagnóstico e na elaboração de intervenções “CFT” para problemas específicos da coluna.

 

OBJETIVOS 
1. Ser capaz de avaliar os pacientes com dor lombar crônica (DLC) a partir de uma perspectiva multi-dimensional. 
2. Ser capaz de identificar os fatores dominantes que contribuem para a experiência de dor de pacientes com dor lombar crônica. 
3. Identificar, e facilitar, estratégias para lidar com a dor e incapacidade, e ajudar a pessoa com DLC recuperar confiança e função independente.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 
Primeiro Dia (Quinta-feira) - 21 de Abril, 2016. Horário: das 9h as 17:30h
• Opções de gerenciamento atuais para DLC 
• Evidência contemporânea que baseia a DLC - mecanismos da dor 
• Identificar os mecanismos da dor na prática clínica 
• Um modelo de raciocínio clínico multidimensional - utilizando apresentações em vídeo de pacientes 
• Avaliação do paciente ao vivo

Segundo Dia (Sexta-feira) - 22 de Abril, 2016. Horário: das 9h as 17:30h
• Um quadro raciocínio clínico multidimensional - utilizando apresentações em vídeo paciente 
• Tratamento: por onde começar? – Segmentação dos principais aspectos 
• Avaliação do paciente ao vivo 
• Tratamento: aspectos cognitivos 
• Tratamento: aspectos funcionais

Terceiro dia (Sábado) - 23 de Abril, 2016. Horário: das 9h as 15:30h
• Tratamento: aspectos do estilo de vida 
• Tratamento: maximizar os efeitos t específicos e não-específicos 
• Tratamento: Evidências de eficácia para CFT 
• O estabelecimento de metas, o cumprimento e a progressão 
• Considerações clínicas: âmbito da prática, implementação, treinamento e suporte clínico, etc.


Veja as fotos do curso:

LISTA DE ESPERA
LISTA DE ESPERA
Vagas Esgotadas
Instituto Wilson Mello

Palestrante

Kieran O'Sullivan é professor na Universidade de Limerick, na Irlanda. Além de seu ensino e pesquisa na Universidade de Limerick, ele atua na prática clínica como fisioterapeuta especialista em musculoesquelética, com um interesse particular em dores na coluna. Ele combina o seu ensino de base universitária na Universidade de Limerick com a investigação e prática clínica em curso. Ele tem mais de 50 publicações revisadas nas áreas de distúrbios músculo- esqueléticos da coluna vertebral e periféricos em populações que variam de atletas de alto nível, sedentários e pessoas com deficiências graves que são incapazes de trabalhar. Ele oferece palestras, workshops clínicos, relacionados à avaliação e gestão das dores na coluna em todo o mundo. Seus workshops normalmente envolvem a avaliação ao vivo e reabilitação de pessoas com dor. Seu grupo de pesquisa têm uma plataforma online sobre a dor crônica; www.pain-ed.com

Carga horária
Aproximadamente 22 horas

Público alvo
Fisioterapeutas e Médicos

LISTA DE ESPERA
Vagas Esgotadas