Tratamentos realizados no centro de fisioterapia

Instituto Wilson Mello

Reabilitação da Coluna pelo Sistema de Subgrupos

O sistema de classificação em subgrupos baseia-se em uma metodologia de abordagem de pacientes com dor lombar e cervical que classifica os pacientes em diferentes grupos de acordo com sinais, sintomas e características apresentadas no processo de avaliação. Saiba mais, clicando aqui.


Instituto Wilson Mello

Fisio Active Training

O Instituto Wilson Mello desenvolveu o primeiro programa criado com base científica dentro de academia para o controle dos sintomas da fibromialgia. Os exercícios melhoram a resistência à fadiga e aumentam, além da resistência muscular geral, o limiar da dor. O paciente terá melhor qualidade de vida e alívio dos sintomas como resultado. Saiba mais, clicando aqui.


Instituto Wilson Mello

Hidroterapia

A estrutura do CEAFE conta com piscina aquecida e coberta para a realização de técnicas de controle da dor, condicionamento cardiovascular, ganho de amplitude de movimento, alongamentos e fortalecimento muscular em ambiente aquático com fisioterapeutas realizando sessões individuais, otimizando a recuperação acelerada em lesões ortopédicas e esportivas.


Instituto Wilson Mello

Eletroterapia

A Eletroterapia é utilizada no CEAFE para controle da dor, edema, processos inflamatórios e fortalecimento muscular. O CEAFE conta com equipamentos modernos e de última geração para a realização destes procedimentos.


Instituto Wilson Mello

Propriocepção e treinamento sensoriomotor

Todas as articulações sinoviais possuem receptores localizados na cápsula, junção miotendínea e ligamentos que transformam o estímulo e deformação mecânica em uma informação sensorial, enviando estes sinais ao sistema nervoso central. Após uma lesão articular, estes receptores são destruídos parcialmente ou totalmente impossibilitando a adequada leitura pelo sistema nervoso central do estado da articulação em determinadas situações. Dessa forma, afetam negativamente a resposta eferente direcionada, no caso, para a musculatura estabilizadora ao redor que teria a função de proteger a articulação. Os treinos proprioceptivo e sensoriomotor visam o estímulo desses receptores articulares para restabelecer e otimizar a resposta neuromuscular adequada.


Instituto Wilson Mello

Acupuntura

A Acupuntura e a Eletroacupuntura são utilizadas pela equipe do CEAFE para tratamento exclusivamente de dores agudas e crônicas em patologias ortopédicas e esportivas e diminuição dos espasmos musculares, sendo uma técnica que possibilita e evolução rápida para a fase mais avançada de exercícios. O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) reconhece o valor científico e terapêutico da acupuntura e autoriza sua prática para os profissionais fisioterapeutas que tenham obtido titulo de especialista através de cursos de pós-graduação com duração  mínima de 2 anos.


Instituto Wilson Mello

Musculação direcionada para o tratamento de lesões ortopédicas (Mecanoterapia)

A equipe do CEAFE conta com toda infraestrutura do Centro de Fitness & Wellness do Instituto Wilson Mello, equipado com aparelhos modernos de musculação para a correção de desequilíbrios musculares e para o fortalecimento intensivo no pré e pós-operatório de lesões do esporte.


Instituto Wilson Mello

Terapia manual ortopédica e técnicas osteopáticas

O conhecimento das técnicas de terapia manual, como conceito de Mulligan, Maitland e Cyriax, além de técnicas osteopáticas, permite à equipe do CEAFE realizar a avaliação dos movimentos articulares acessórios objetivando encontrar hipomobilidades de uma determinada articulação ou nível vertebral e em seguida aplicar a técnica de mobilização ou manipulação articular. A literatura internacional da área reconhece o valor destas técnicas para tratamento do sistema músculo-esquelético envolvendo principalmente a coluna vertebral e as articulações periféricas.


Instituto Wilson Mello

Estabilização Segmentar e Core Training

Estes exercícios são utilizados no fortalecimento e controle dos grupos musculares do tronco, quadril e pelve. São elaborados em quatro fases: iniciantes, básico I, intermediário e avançado. O objetivo principal é atuar especificamente sobre os músculos profundos da coluna lombar e cervical em pacientes com dores crônicas nestas regiões. Este tratamento também é realizado em atletas com lesões em articulações periféricas.