Mindfulness: a prática do momento

Publicado em 23/08/2017

Em uma época em que exercemos multitarefas e que estamos completamente conectados, dificilmente encontramos tempo para nos observar e prestar atenção no momento presente. A partir disso surge o Mindfulness, uma prática que se traduz em atenção plena e que busca equilibrar nosso estado mental. Foi esse assunto que a fisioterapeuta Michele Ferreira abordou em sua palestra ontem à noite no Instituto Wilson Mello, que recebeu mais de 70 pessoas.

"Mindfulness é um estado da mente em que estamos prestando atenção no momento presente, sem estarmos apegados ao passado ou projetando o futuro. Ou seja, é um modo de ser em que nos observamos e observamos os fatores exteriores de forma atenta", explica Michele.

Ao contrário do que muitos podem pensar, essa prática é completamente o oposto de estar com a mente vazia, é estar atento e consciente de nossas ações, sem tomar atitudes reativas e tendo o poder de escolha. O Mindfulness é muito importante para treinar a mente e desativar o cérebro do modo “mindless” (automático), em que ele é colocado no momento em que exercemos multitarefas, já que na verdade o cérebro é incapaz de prestar atenção em muitas coisas ao mesmo tempo sem ficar sobrecarregado e gerar atitudes reativas. "Para entrarmos nesse estado da mente é preciso de atitude e intenção", afirma a fisioterapeuta.

E o que significa treinar a mente? Significa se reconectar, se auto-observar e autoconhecer, saindo da escravidão das emoções. Para fazer isso, existem alguns mecanismos e meios, como a meditação e outras práticas. Apesar de o Mindfulness ter sua origem no Budismo, ele é baseado em conceitos científicos e pode ser uma alternativa de tratamento para hipertensão, diabetes, depressão, ansiedade e dor crônica.

Estudos científicos têm mostrado que esta prática atua no desenvolvimento do cérebro, na melhora das emoções e impulsiona a saúde e o bem-estar, assim como neutraliza dores, ajuda a superar hábitos ruins, aumenta a concentração e desenvolve emoções positivas.

O Minfulness se baseia em programas em grupos normalmente com duração de 8 semanas e já é muito aplicado fora do Brasil. Se você se interessou pelo assunto, o Instituto Wilson Mello está com vagas abertas para a primeira turma de Minfulness, que acontecerão às terças-feiras às 19h30. Entre em contato com nossa equipe para mais detalhes: 19 3708-9999 - Ramal 2.

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