Alimentos funcionais ajudam a melhorar nossa saúde - Parte 2

Publicado em 09/12/2016

Depois de conhecer o que são os alimentos funcionais, de que forma consumi-los e saber que eles são grandes aliados no ganho de hábitos de vida saudáveis, está na hora de saber quais são esses alimentos, onde são encontrados e quais os benefícios de cada um. Confira:

Ácido Graxo (Ômega 3):

É uma gordura com ação anti-inflamatória que ajuda a baixar o colesterol ruim (LDL) e que é indispensável para o desenvolvimento do cérebro e retina do embrião. O Ácido Graxo é encontrado em peixes como sardinha, bacalhau, atum, anchova, arenque e salmão.

Ácido Linoleico:

Este ácido tem a capacidade de estimular o sistema imunológico e ter ação anti-inflamatória. Podemos encontrá-lo em alimentos como castanhas, linhaça e coco.

Catequina:

Alimentos como cereja, chá verde, amora, framboesa, uva roxa e vinho tinto possuem a Catequina, responsável por reduzir a incidência de certos tipos de câncer, regular o colesterol e estimular o sistema imunológico.

Licopeno:

Ao consumirmos morango, tomate, goiaba vermelha, melancia e pimentão vermelho, estamos ingerindo antioxidantes que regulam os níveis de colesterol e também diminuem o risco de aparecimento de alguns tipos de câncer, como o de próstata.

Luteína e Zeaxantina:

Assim como o Licopeno, a Luteína e a Zeaxantina são antioxidantes. Eles têm o poder de proteger contra degeneração macular e podem ser encontrados na gema do ovo e vegetais verdes escuros (luteína), pequi e milho (zeaxantina).

Indois e Isotiocianinas:

São indutores de enzimas que protegem contra o câncer, principalmente o de mama, e podemos consumi-los em alimentos de folhas verdes escuras, como couve-flor, brócolis, couve de Bruxelas, rabanetes e mostarda.

Flavonoide:

Se você ingere regularmente frutas cítricas, tomate, pimentão, alcachofra ou cereja, essas são ótimas fontes de flavonoides, responsável por atividades anticâncer, vasodilatadora, anti-inflamatória e antioxidante.

Fibras solúveis e insolúveis:

As fibras solúveis e insolúveis têm o benefício de reduzir o risco do surgimento de câncer de cólon, melhorar o funcionamento intestinal, ajudar no controle da glicemia e no tratamento da obesidade. Podemos encontrá-las nos cereais integrais, aveia, centeio, cevada, farelo de trigo, arroz integral, feijão, ervilha, hortaliças com talos e frutas com casca.

Prebióticos, Frutooligossacarideos e Inulinas:

São encontrados em alimentos como chicória e batata yacom. Ativam a microflora intestinal, favorecendo o bom funcionamento intestinal.

Sulfetos Alilos (Alisulfatos):

Para regular o colesterol e pressão sanguínea, melhorar o sistema imunológico e reduzir o risco de câncer gástrico, o ideal é consumir alho e cebola, ricos em Alisulfatos.

Lignanas:

As Lignanas inibem tumores hormônio-dependentes e são encontradas na linhaça e na noz-moscada.

Estanóis e Esteróis vegetais:

Para a redução do risco de doenças cardiovasculares, devemos consumir azeites e óleos extra virgem.

Probióticos, Lactobacillus e Bifdumbacterium:

Com função de promover a recuperação da flora bacteriana intestinal, devemos ter em nossa alimentação iogurtes e produtos com fermentação natural. Mas, lembre-se, esses alimentos não podem ser industrializados, já que a fermentação não é natural.

Capsacina:

As pimentas vermelhas são ricas em Capsacina, componente vasodilatador, termogênico natural e controlador da obesidade.

Curcumina:

Com ação anti-inflamatórias e anticancerígena, a Curcumina é encontrada no açafrão da terra ou cúrcuma.

Taninos:

É uma substância antioxidante, antisséptica e vasoconstritora. Está presente na maçã, manjericão, manjerona, sálvia, uva e caju.

Gengibre:

Tem ação anti-inflamatória, controla náusea e vômitos, é digestivo e ajuda no controle da glicemia e colesterol.

Canela:

Melhora os níveis do colesterol ruim (LDL), triglicerídeos, níveis de açúcar no sangue e controle da pressão sanguínea.

 

Lembre-se que os alimentos funcionais servem como uma medida preventiva e coadjuvante na prevenção e controle das doenças e sua utilização deve sempre ter a supervisão de um profissional capacitado.

 

Dr. Erico De Rolvare

Especialista em medicina do esporte, Nutrologia, Anti-envelhecimento e Ortomolecular

 

 

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